Hermano Ferreira fez o tri.
A Corrida Pela Vida realizou-se esta noite nas ruas iluminadas da Caldas da Raínha, com recorde de participantes e com muita animação local.
Entre caminhada, corrida jovem e corrida para os adultos, o programa da Corrida Pela Vida tinha de facto todos os motivos para atrair participantes ao evento. Muitos são os participantes que se têm mantido fiéis ao evento, de ano para ano e hoje foram cerco de cinco centenas de participantes presentes, mais de 200 na prova principal, num recorde de participação de 232 chegados.
E hoje o mais rápido foi Hermano Ferreira (The Cleans) que tinha a companhia do seu colega de equipa, Sérgio Silva, que fez questão de marcar presença. Mas era Hermano Ferreira quem estava mais forte e logo após a primeira das três voltas ao circuito era Hermano Ferreira na frente, com alguns metros de vantagem sobre Sérgio Silva. ” Vi que o Sérgio já vinha em dificuldades. Ainda tentei que ele viesse comigo, mas ele disse-me para seguir”, disse Hermano Ferreira no final ao Atleta-Digital. E o objetivo de ambos era aqui muito óbvio, testar ritmos de corridas tanto para as provas de final de ano, como para o Nacional de Estrada, em janeiro, onde ”o objetivo da equipa é entrar no pódio. Temos plena consciência que podemos discutir com Benfica e Sporting”, considerou o vencedor de hoje, ele que pretende recuperar o título nacional de estrada. Depois disso Hermano Ferreira irá dedicar-se a uma Maratona comercial, em março ou abril, a pensar no Europeu de Ar Livre. Assim foi a terceira vitória de Hermano Ferreira nesta prova que fez hoje a sua quarta edição, em 29.47 minutos, contra os 30.11 minutos de Sérgio Silva e os 32.43 minutos de Hugo Pinto (Juv. Vidigalense).

No setor feminino muito cedo se percebeu quem afinal estava no terreno para ganhar. Ana Ferreira (GD Estreito) mostrou-se logo muito forte, na sequência do que já tinha vindo a fazer nos crosses de seleção para o Europeu de Crosse, na ocasião a um segundo da seleção. Ao não ser selecionada para estar em Belgrado a atleta cumpriu a sua terceira participação na terra que a viu crescer enquanto atleta, dado que iniciou no atletismo no Arneirense, clube local. Apesar de treinar na zona da Nazaré, a atleta guarda sempre no calendário pessoal esta prova, com o carinho próprio de quem reconhece o contributo caldense para o que é hoje enquanto atleta. Hoje correu a distância em 34.56 minutos e chegou finalmente ao pódio, com vitória. ” Eu gosto desta prova, apesar do percurso ser duro”, disse a atleta de 25 anos que agora pretende apostar na época de pista. A também jovem Sara Carvalho (ADERCUS) acabaria por chegar ao segundo lugar na sua estreia, exatamente um minuto após Ana Ferreira e a fechar o pódio ficou uma experiente na Corrida Pela Vida, totalista (já vencedora no passado), Clarisse Cruz (Sporting), com 36.34 minutos.
Esta foi também foi uma prova de causas, como o é todos os anos, com todos os participantes a contribuirem para o apoio aos bombeiros locais, depois de um Verão fustigante para os homens e mulheres que combateram muitos fogos na região. O anterior histórico presidente da junta de freguesia da Nossa Senhora do Pópulo, Vasco Oliveira, foi um dos anfitriões da noite, durante a entrega de prémios que ocorreu de fronte para a fachada da Junta de Freguesia local.

Hoje foi também o momento de festa para o grupo de atletas locais que todos os dias faz da corrida o prazer de aproveitar as ruas das Caldas da Raínha, após o dia de trabalho. Sobre este movimento Ana Ferreira, que conhece bastante bem o local e as gentes locais, reconhece a importância deste tipo de movimentos, um pouco por todo o país: ” Vejo com bons olhos a existência de grupos de treino alargados. Correr acompanhado sabe muito melhor”.
RESULTADOS:
Masculinos:
1. Hermano Ferreira (The Cleans) – 29.47
2. Sérgio Silva (The Cleans) – 30.11
3. Hugo Pinto (Juv. Vidigalense) – 32.43
4. Hélder Grosso (NucleOeiras) – 33.31
5. Francisco Pedro (Individual) – 33.50
Femininos:
1. Ana Mafalda Ferreira (GD Estreito) – 34.56
2. Sara Carvalho (ADERCUS) – 35.56
3. Clarisse Cruz (Sporting CP) – 36.34
4. Ercília Machado (Sporting CP) – 36.44
5. Mónica Moreiras (Individual) – 37.31
Resultados Completos aqui
Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Valério Vaz (fotos)
|