O frio será adversário em Belgrado
|
Sábado, 07 Dezembro 2013 |
Europeu de Corta-Mato com circuito rápido.
As provas disputam-se amanhã em Belgrado (Sérvia) e hoje é o dia de adaptação ao percurso por parte dos intervenientes.
Apesar de não se esperar neve para este fim-de-semana, como aconteceu há um ano em Budapeste, as provas em Belgrado não prometem amanhã ser fáceis para as cores portuguesas. A neve que caiu em dias anteriores promete fazer escorregar os participantes, que ainda assim têm como principal adversário o frio que se faz sentir em Belgrado, com temperaturas em redor dos zero graus.
Contudo não se poderão queixar os atletas de muitas subidas, num percurso muito rápido que, por certo, irá privilegiar mais os atletas de pistas que os verdadeiros especialistas de corta-mato. A amplitude vertical máxima é de 4 metros, num percurso composto por uma volta pequena (500 metros) e uma volta grande (1500 metros). As provas disputam-se no Parque da Amizade, bem no centro da cidade de Belgrado, a capital da Sérvia, com vista para o rio Danúbio. Este é o mesmo rio que passava junto do percurso do Europeu de Crosse, em Budapeste (Hungria) e que nasce em território alemão, para desaguar no Mar Negro.
O piso é maioritariamente composto por relva, embora a neve possa tornar alguns troços em gelo, ainda assim em menor quantidade do que aquela que habia há um ano, em Budapeste. Espera-se bastante público em Belgrado, não só pela centralidade do evento, como pelo facto de este estar a ser tomado como um dos maiores eventos desportivos que o país recebe na sua história. A Associação Europeia de Atletismo deverá fazer uma das maiores coberturas de sempre deste evento.
|