|
Paray-le-Monial receberá Europeu de Corta-Mato em 2015.
Associação Europeia de Atletismo vive semana de novidades, que culminou hoje com a decisão de dois grandes eventos continentais.
A semana teve uma novidade, a inauguração de um novo site da Associação Europeia de Atletismo, mas a semana termina em Zurique, com dois grandes anúncios por parte do organismo máximo do atletismo europeu: as localizações do Europeu de Corta-Mato de 2015 e do Europeu de Ar Livre de 2018.
A mais importante prova a decidir era a edição de 2018 do Europeu de Ar Livre e esta acabaria na mão da Alemanha, na sua capital, Berlim. Esta situação ocorrerá nove anos após a disputa do Mundial no Estádio Olímpico de Berlim, o palco destinado também para 2018. Apesar dos Europeus se disputarem desde 1934, a prova nunca passou pela cidade de Berlim, habituada a grandes palcos competitivos. Aliás, para a Alemanha esta é a consolidação da aposta da Associação Europeia de Atletismo, que em 2014 fará disputar em Braunschweig a Superliga do Europeu de Nações. Até 2018, o Europeu passará por Zurique (Suiça), em 2014 e em Amesterdão (Holanda), em 2016, ano que coincide com a disputa dos Jogos Olímpicos. Mas a Alemanha não é inexperiente na organização de Europeus e conta com duas edições disputadas no seu território: Estugarda 1986 e Munique 2002.
Não menos interessante é a decisão do local de disputa do Europeu de Corta-Mato de 2015, normalmente muito importante para as cores portuguesas. Desta feita a edição foi atribuida à localidade francesa de Paray-le-Monial, relativamente perto da cidade de Lyon. Esta será a primeira vez que a França acolherá um Europeu da especialidade, apesar da sua tradição no fundo europeu. A prova sucederá após três Europeus da especialidade a Leste, com a passagem por Budapeste (Hungria) em 2012, a passagem em Belgrado (Sérvia) este ano e em Samokov (Bulgária) em 2014. A edição de 2016 está já a ser preparar por Itália, que é a candidata única à organização do evento nesse ano.
|