Night Run correu-se nas avenidas de Lisboa

Domingo, 20 Outubro 2013
Night Run correu-se nas avenidas de Lisboa

Primeira edição com muitas arestas por limar...mas com muita animação.

Os leoninos Rui Silva e Carla Salomé Rocha arrecadaram a vitória na primeira edição da Night Run, a primeira prova de pelotão promovida pela Federação Portuguesa de Atletsmo. 

Ontem realizou-se a 1ª edição da Night Run em Portugal. Este conceito nasceu no Brasil e já acontece em 14 cidades do Brasil e esta foi a primeira edição em continente europeu. Com o começo e final no meio do Terreiro do Paço as cerca de cinco mil pessoas escolheram entre os dois percursos. A prova dos 5 quilómetros onde as pessoas percorriam a Avenida da Liberdade e o percurso dos 10 quilómetros, onde para além da subida da Avenida da Liberdade ainda passavam pela Avenina 24 de Julho dando-se a viragem perto de Alcântara.

A Federação Portuguesa de Atletismo organizadora do evento encontrava-se satisfeita com a participação. Elisabete Costa, confirmou que “as inscrições excederam as expectativas e que foi uma boa iniciativa”. O padrinho do mini-estádio para os mais jovens, Francis Obikwelu, estava contente, pois apesar da chuva que se fez sentir antes, não choveu na altura da prova: “é uma excelente prova, onde jovens e crianças apareceram aqui nesta noite maravilhosa para correrem e assistirem a esta festa.”

Na vertente competitiva, foi o Sporting quem mais brilhou, neste pré-anúncio de aposta para a sua equipa de Fundo. Rui Silva foi o mais rápido dos homens, percorrendo os 10 quilómetros em 29.55 minutos, impondo-se ao sprint com o rival da 2ª Circular, Ricardo Ribas (Benfica) por um só segundo. Sérgio Silva foi terceiro classificado, com 30.06 minutos, numa prova onde o top-10 foi composto só por portugueses e por atletas do Benfica e Sporting apenas. A prova feminina teve vitória de Salomé Rocha, atleta leonina que completou a distância em 33.40 minutos, quase um minuto mais rápida que Cláudia Pereira (JOMA), que terminou em 34.35 minutos, a duas semanas de marcar presença na Maratona de Nova Iorque. A leoa Ercília Machado finalizou o pódio, com 35.06 minutos.

MÚSICA E CORRIDA, PARA APOIAR A CAUSA DE JORGE PINA

Muitas foram as pessoas que se juntaram para correr e não faltou a componente solidária. Parte da verba conseguida foi para a Associação Jorge Pina. Jorge Pina e o seu amigo Pedro Guedes e muitos outros também se fizeram representar dando o nome por esta causa. Jorge diz que “é ligeiramente diferente das pistas, mas foi uma boa corrida”. Pedro Guedes juntou-se a Jorge Pina e ambos concordaram que “o espirito de festa que se sente é maravilhoso, a temática desta prova foi fantástica” e acrescentam ainda o desejo de “que seja uma ideia para continuar”. Pina nesta altura vai começar os treinos para a Maratona de Sevilha.

Depois de terem corrido os 10 quilómetros Pedro Guedes e Jorge Pina ainda foram festejar com a DJ Rita Mendes e o DJ Diego Miranda, tal como fizeram muitos outros corredores que ficaram pela noite dentro no Terreiro do Paço a desfrutar da muita música que se ouvia. O músico que acompanhava o DJ Diego Miranda confirmou que “nunca tinha assistido a nada igual, estou a achar fantástico”, acrescentou ainda que considera “extraordinário como as pessoas depois de correram 5 ou mesmo 10 quilómetros estejam aqui com esta energia toda”.

O espectáculo ainda teve uma parte de brilhantismo onde um grupo de dançarinos dos Light Squad, brindou os presentes com um jogo de luzes, visto que a prova era de noite e o escuro era predominante, a dança associada teria que ter um jogo de luzes, fala o responsável do grupo: “Nunca tinha vista este conceito cá em Portugal, a música acabou por dar energia à corrida e às pessoas”.

OS PROBLEMAS ORGANIZATIVOS FORAM INIMIGOS DO CONCEITO

A primeira edição da Night Run ficou marcada por alguns pormenores que deixaram o pelotão descontente. A entrega de dorsais foi, à altura, ineficaz a avaliar pelos comentários na página do evento. Os frontais não foram usados massivamente pelos participantes, perdendo o impacto e a diferenciação para outras provas noturnas. A água na zona de abastecimento escasseou e nem todos os participantes acabariam por se refrescar, apesar da noite estar agradável para a corrida: 22 graus Celsius. Alguns problemas nas plataformas de inscrição foram o motivo para que os resultados do evento acabassem por ser publicados mais tarde do que é costume.


RESULTADOS

Masculinos

1. Rui Silva (Sporting CP) - 29.55
2. Ricardo Ribas (SL Benfica) - 29.56
3. Sérgio Silva (Sporting CP) - 30.06
4. Hugo Correia (Sporting CP) - 30.14
5. Emanuel Rolim (SL Benfica) - 30.56

Femininos
1. Carla Salomé Rocha (Sporting) - 33.40
2. Cláudia Pereira (JOMA) - 34.35
3. Ercília Machado (Sporting) - 35.06
4. Sandra Teixeira (Sporting) - 35.14
5. Doroteia Peixoto (Maratona CP) - 35.19

Enviada Especial: Joana Oliveira (texto e fotos) e Telmo Rocha (fotos)

| Mais


Comentarios (1)add feed
Organização em falha : Myrlei Branco
Participei da corrida e gostei muito, porém achei uma falta de consideração com quem pagou a corrida como eu (aliás paguei tbm da minha filha) e no nem água recebemos... só consegui 1 garrafinha ao completar 7 km de corrida... o que é ridículo quando penso no valor que paguei!! Em nenhum evento dos quais já participei até hoje, havia acontecido isso... fiquei realmente muito chateada e sei que não foi só eu!
Espero que da próxima tenham atenção ao numero de pessoas e ao reabastecimento dos postos!!!
Outubro 21, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2