Primeira edição com muitas arestas por limar...mas com muita animação.
Os leoninos Rui Silva e Carla Salomé Rocha arrecadaram a vitória na primeira edição da Night Run, a primeira prova de pelotão promovida pela Federação Portuguesa de Atletsmo.
Ontem realizou-se a 1ª edição da Night Run em Portugal. Este conceito nasceu no Brasil e já acontece em 14 cidades do Brasil e esta foi a primeira edição em continente europeu. Com o começo e final no meio do Terreiro do Paço as cerca de cinco mil pessoas escolheram entre os dois percursos. A prova dos 5 quilómetros onde as pessoas percorriam a Avenida da Liberdade e o percurso dos 10 quilómetros, onde para além da subida da Avenida da Liberdade ainda passavam pela Avenina 24 de Julho dando-se a viragem perto de Alcântara.
A Federação Portuguesa de Atletismo organizadora do evento encontrava-se satisfeita com a participação. Elisabete Costa, confirmou que “as inscrições excederam as expectativas e que foi uma boa iniciativa”. O padrinho do mini-estádio para os mais jovens, Francis Obikwelu, estava contente, pois apesar da chuva que se fez sentir antes, não choveu na altura da prova: “é uma excelente prova, onde jovens e crianças apareceram aqui nesta noite maravilhosa para correrem e assistirem a esta festa.”
Na vertente competitiva, foi o Sporting quem mais brilhou, neste pré-anúncio de aposta para a sua equipa de Fundo. Rui Silva foi o mais rápido dos homens, percorrendo os 10 quilómetros em 29.55 minutos, impondo-se ao sprint com o rival da 2ª Circular, Ricardo Ribas (Benfica) por um só segundo. Sérgio Silva foi terceiro classificado, com 30.06 minutos, numa prova onde o top-10 foi composto só por portugueses e por atletas do Benfica e Sporting apenas. A prova feminina teve vitória de Salomé Rocha, atleta leonina que completou a distância em 33.40 minutos, quase um minuto mais rápida que Cláudia Pereira (JOMA), que terminou em 34.35 minutos, a duas semanas de marcar presença na Maratona de Nova Iorque. A leoa Ercília Machado finalizou o pódio, com 35.06 minutos.
MÚSICA E CORRIDA, PARA APOIAR A CAUSA DE JORGE PINA
Muitas foram as pessoas que se juntaram para correr e não faltou a componente solidária. Parte da verba conseguida foi para a Associação Jorge Pina. Jorge Pina e o seu amigo Pedro Guedes e muitos outros também se fizeram representar dando o nome por esta causa. Jorge diz que “é ligeiramente diferente das pistas, mas foi uma boa corrida”. Pedro Guedes juntou-se a Jorge Pina e ambos concordaram que “o espirito de festa que se sente é maravilhoso, a temática desta prova foi fantástica” e acrescentam ainda o desejo de “que seja uma ideia para continuar”. Pina nesta altura vai começar os treinos para a Maratona de Sevilha.
Depois de terem corrido os 10 quilómetros Pedro Guedes e Jorge Pina ainda foram festejar com a DJ Rita Mendes e o DJ Diego Miranda, tal como fizeram muitos outros corredores que ficaram pela noite dentro no Terreiro do Paço a desfrutar da muita música que se ouvia. O músico que acompanhava o DJ Diego Miranda confirmou que “nunca tinha assistido a nada igual, estou a achar fantástico”, acrescentou ainda que considera “extraordinário como as pessoas depois de correram 5 ou mesmo 10 quilómetros estejam aqui com esta energia toda”.
O espectáculo ainda teve uma parte de brilhantismo onde um grupo de dançarinos dos Light Squad, brindou os presentes com um jogo de luzes, visto que a prova era de noite e o escuro era predominante, a dança associada teria que ter um jogo de luzes, fala o responsável do grupo: “Nunca tinha vista este conceito cá em Portugal, a música acabou por dar energia à corrida e às pessoas”.
OS PROBLEMAS ORGANIZATIVOS FORAM INIMIGOS DO CONCEITO
A primeira edição da Night Run ficou marcada por alguns pormenores que deixaram o pelotão descontente. A entrega de dorsais foi, à altura, ineficaz a avaliar pelos comentários na página do evento. Os frontais não foram usados massivamente pelos participantes, perdendo o impacto e a diferenciação para outras provas noturnas. A água na zona de abastecimento escasseou e nem todos os participantes acabariam por se refrescar, apesar da noite estar agradável para a corrida: 22 graus Celsius. Alguns problemas nas plataformas de inscrição foram o motivo para que os resultados do evento acabassem por ser publicados mais tarde do que é costume.
RESULTADOS
Masculinos
1. Rui Silva (Sporting CP) - 29.55
2. Ricardo Ribas (SL Benfica) - 29.56
3. Sérgio Silva (Sporting CP) - 30.06
4. Hugo Correia (Sporting CP) - 30.14
5. Emanuel Rolim (SL Benfica) - 30.56
Femininos
1. Carla Salomé Rocha (Sporting) - 33.40
2. Cláudia Pereira (JOMA) - 34.35
3. Ercília Machado (Sporting) - 35.06
4. Sandra Teixeira (Sporting) - 35.14
5. Doroteia Peixoto (Maratona CP) - 35.19
Enviada Especial: Joana Oliveira (texto e fotos) e Telmo Rocha (fotos)
|
Espero que da próxima tenham atenção ao numero de pessoas e ao reabastecimento dos postos!!!