O atletismo já tem aberta a quinzena das transferências.
Depois de adiado, o período de transferências está finalmente aberto e termina no próximo dia 30 de outubro.
É uma só quinzena por ano, onde as associações distritais recebem pedidos de transferência de atletas entre clubes. Este ano o período de transferências estava previsto para começar há um mês atrás, não fosse uma Assembleia-Geral pedida pelas associações distritais, para esclarecer as verbas transferidas em menor valor da Federação Portuguesa de Atletismo para estas associações. Essa assembleia serviu para esclarecimento da situação financeira do órgão federativo e ainda para uma ajuda extra da Federação e uma promessa para o resto da época, como nos confessou Jorge Vieira, presidente da Federação Portuguesa de Atletismo: ” Sempre que a federação conquistar mais meios de financiamento, daí surgirá mais financiamento para as associações”.
E é com as organizações distritais e com os clubes esclarecidos, que o período de transferências terá lugar, tendo também este impasse servido para os habituais contactos entre clubes e atletas, ainda que os principais contactos já devam ter sido realizados nos meses anteriores. Daí que já sejam conhecidas algumas transferências. O Benfica aposta na entrada de Dulce Félix (ex-Maratona), Susana Costa (ex-Individual) e Ricardo Santos (ex-Sporting), transferências importantes, no contexto do reforço das equipas masculina e feminina de pista. Ao invés a aposta do Sporting no fundo já levou António Silva (ex-Nossa Sra. Desterro) a assumir o compromisso, bem como Doroteia Peixoto (ex-Maratona). Ainda em disciplinas de fundo a JOMA garantiu o ingresso de Cláudia Pereira, num esforço de manter a sua equipa competitiva. A Juventude Vidigalense já assumiu que deverão ser mais o número de saídas do que o número de entradas, num esforço de conter despesas que possam desequilibrar o orçamento.
O contexto financeiro dos clubes parece assim ser um motivo para se esperarem menos transferências de valia, ainda que a insatisfação salarial de alguns atletas possa levar à saída de alguns clubes para Individual ou mesmo para clubes rivais. Esse descontentamento é visto nas hostes leoninas, onde o Sporting terá já proposto uma nova revisão em baixa dos salários dos principais atletas, motivo para que Francis Obikwelu tivesse admitido a saída do clube. Visão diferente foi já assumida por Rui Silva, que promete ficar no clube e até ajudar a equipa masculina a lutar no corta-mato com o rival Benfica.
Este período de transferências termina apenas quatro dias antes da disputa do Campeonato Nacional de Maratona, que se vai disputar no Porto a 3 de novembro, a primeira prova do calendário nacional para a época 2013/2014.
|