Preocupações na segurança numa das grandes maratonas mundiais.
Depois de Berlim, segue-se Chicago na lista das maiores maratonas mundiais, sem portugueses de Elite, mas com estrangeiros de luxo.
Vai-se realizar no próximo domingo, dia 13 de Outubro, a Maratona de Chicago. Esta é uma das maratonas da “World Marathon Majors”, circuito que é constituído por mais 4 maratonas, sendo elas a Maratona de Londres, Berlim, Nova Iorque, Boston e Tóquio.
Antes dos nomes dos atletas esperados, teremos que relembrar o passado trágico na Maratona de Boston, que por causa das explosões, mortos e feridos e uma "ferida" profunda no orgulho da comunidade de running. Por esse mesmo motivo esta Maratona terá segurança reforçada, não sendo permitido a existência de qualquer kit durante a corrida, além da criação de uma nova e única entrada para a zona de corrida, que até ao ano passado era feita por diversos portões.
No lado desportivo a diretora da prova considerou recentemente que “vai ser difícil superar o ano passado”, onde os três atletas masculinos bateram o tempo da prova, enquanto que do lado feminino a disputa entre as duas primeiras classificadas foi separada ao segundo.
Nos homens estarão presentes os quenianos Moses Mosop, Dennis Kimetto, Sammy Kitwara e Emmanuel Mutai, os etíopes Tsegaye Kebede e Ayele Abshero, o australiano Michael Shelley e o japonês Yoshinori Oda. No lado feminino destaque para Atsede Baysa e Rita Jeptoo, estas duas atletas que no ano passado protagonizaram a tão renhida disputa para o primeiro lugar, ficando separadas por 1 segundo. Baysa levou a melhor e este ano espera manter o seu posto, mas Jeptoo irá dar grande luta tal como o ano passado. Outras atletas em destaque como a queniana Jemima Sumgong, a russa Maria Konovalova, a japonesa Yukkiko Akaba, as etíopes Abebech Afewok e Ehitu Kiros Reda, e as chinesas Yue Chao e Zhang Jingxia, marcarão presença na estrada.
Apesar da ausência de fundistas portugueses de Elite, a Organização contará com a habitual presença de portugueses anónimos: 16 no total. Há um ano os 43 atletas portugueses em Chicago constituiram a maior participação portuguesa de sempre, entre as 166 participações nacionais ocorridas nos últimos dez anos de prova.
|