Taça da Europa de Lançamentos confirmada.
A Associação Europeia de Atletismo divulgou mais detalhes sobre algumas das provas pertencente ao conjunto de provas designadas por Taça da Europa.
Antes mesmo da convenção anual a Associação Europeia de Atletismo já deixou detalhes sobres os locais que em 2014 acolherão provas europeias, um ano difícil para as cores nacionais, por deslocações longe do país, excepto uma, a Taça da Europa de Lançamentos.
Conforme noticiado pelo Atleta-Digital há uma semana atrás, a Associação Europeia de Atletismo voltou a confiar uma grande prova europeia à cidade de Leiria, em particular à Juventude Vidigalense, que vê premiado o seu papel na organização da Taça dos Clubes Campeões Europeus de Juniores. Os melhores lançadores visitarão, assim, a cidade de Leiria, aproveitando o cenário quase único da existência do Estádio Dr. Magalhães Pessoa e do Centro Nacional de Lançamentos, próximos um do outro. A prova realiza-se a 15 e 16 de março na cidade de Leiria.
PORTUGAL TEM NOVAS DESLOCAÇÕES MARCADAS...A TALLIN E A DONETSK
Num ano de dificuldades de orçamento na Federação Portuguesa de Atletismo, também a calendarização dos eventos europeus não é favorável a Portugal, que no extremo da Europa já costuma sofrer dos problemas associados à deslocação.
O ano europeu da equipa portuguesa com a presença no Europeu de pista coberta, a realizar-se na cidade polaca de Sopot, prova há muito confirmada nesta localização. Em março seguir-se-à a Taça da Europa de Lançamentos, em Leiria. Não é favorável também a localização da Taça do Mundo de Marcha deste ano, em Taican (China), já no mês de maio.
A Associação Europeia de Atletismo defeniu melhor a localização de alguns dos seus eventos em junho. A Taça da Europa de 10000 metros terá realização a 7 de junho em Skopje (Macedónia), enquanto os trials europeus para os Jogos Olímpicos da Juventude se realizam de 6 a 8 de junho em Baku (Azerbaijão). Já quanto ao Europeu de Nações, onde a Superliga já estava prevista para a cidade alemã de Braunschweig, foram definidas as localizações para a 1ª e 2ª Ligas, ficando por definir a 3ª Liga. Assim a equipa portuguesa, que disputará a 1ª Liga, terá de voar para Tallin (Estónia) para disputar a prova de 21 a 22 de junho, enquanto a 2ª Liga se disputa no mesmo fim-de-semana no país vizinho, a Letónia, na cidade de Riga.
Uma alteração estrutural aconteceu na Taça da Europa de Provas Combinadas, que terá na mesma três escalões, mas com a 1ª e 2ª Liga juntas numa só competição, que se disputará no fim-de-semana de 5 e 6 de julho na cidade de Donetsk (Ucrânia) e onde Portugal deverá marcar presença. A Superliga desta competição também se realiza na Polónia, na cidade de Torun.
Até chegar o Campeonato da Europa, que em 2014 acontecerá entre os dias 12 e 17 de agosto, Portugal terá ainda de se apresentar em Eugene (EUA), para o Mundial de Juniores, que sucede a ida ao Europeu de Montanha, prova que se disputa mais perto, na localidade de Gap (França), indo no início de agosto ao Brasil, para disputar os Iberoamericanos, entre os dias 1 e 3 de agosto. O Campeonato da Europa da modalidade disputar-se-à na cidade suíça de Zurique.
|