Sameiro Araújo na defesa do atletismo em Braga.
Domingo decorrerão as votações para as autarquias e são vários os elementos do atletismo que se destacam também nesta corrida. Conheça aqui algumas ideias...
Os cidadãos são no Domingo chamados às urnas, mas alguns vão também como candidatos, desde à assembleia da sua freguesia ou concelho, ou mesmo com candidaturas à Câmara Municipal. O caso de maior destaque é a candidatura de Sameiro Araújo a vereadora no município de Braga.
Com 55 anos de idade, a experiente treinadora do SC Braga, atual presidente da Associação de Treinadores de Atletismo de Portugal e durante muitos anos Técnica Nacional, Sameiro Araújo volta-se para a política, em resposta aos desafios da sua cidade, Braga. Integra a coligação “Juntos por Braga” e em cima da mesa está já a primeira discussão prática no desenvolvimento do atletismo na região. Em reunião com a Associação de Atletismo de Braga e em declarações ao Correio do Minho, o candidato a presidente da autarquia, Ricardo Rio, prometeu olhar para a situação, ladeado de Sameiro Araújo: ” Somos um concelho com grande tradição nesta modalidade, e é preciso garantir que os nossos atletas disponham de infraestruturas capazes para dar resposta às suas necessidades de treino. Faremos o que estiver ao nosso alcance para que o centro de lançamentos ‘Braga dos Anjos’ seja uma realidade”.
Ao nível da freguesia, é Luís Jesus que mais destaque ganha, ele que se candidata a presidente da freguesia Queluz e Belas, numa coligação PSD/CDS-PP /MPT. Para o atletismo, em específico, traz uma medida: criar uma delegação do Centro Nacional de Marcha e Corrida. O ex-atleta internacional leva também consigo a colaboração de um ex-atleta, Raffik Baldé, jovem que tem trabalhado também na área da modalidade, no agenciamento.
Com menos destaque, ainda que num dos lugares cimeiros à assembleia de freguesia, está Carlos Silva, treinador especializado em 400 metros, que tem sido apontado como o grande responsável pela evolução da disciplina em Portugal. A sua candidatura acontece também no concelho de Sintra, mas aqui candidato à freguesia Cacém e São Marcos, com o mesmo tipo de coligação PSD/ CDS-PP/MPT.
OUTRAS PROPOSTAS PARA O ATLETISMO
Com ou sem elementos da modalidade presentes, a política local tem também tratado de alguns assuntos que relevam o atletismo para um primeiro plano.
Em Évora o candidato do PSD/CDS-PP à Câmara Municipal, Paulo Jaleco, alertou para a fragilidade do atletismo local, numa reportagem feita pela Agência Lusa: ”É inconcebível que Évora, capital de distrito e que se quer afirmar como a principal cidade do sul do país, não tenha uma pista de atletismo”.
Para o município de Beja, o candidato independente, José Lopes Guerreiro, referenciou à Agência Lusa a necessidade de aumentar o número de desportistas e entre as medidas previstas está a requalificação da pista e balneários do Complexo Desportivo Fernando Mamede.
Há mais propostas noutras regiões do país e uma delas é na Sertã, onde o “Movimento de Ideias”, liderado por Luís Rodrigues, pretende ”fundar o grande prémio de atletismo em paralelo com um passeio pedestre e construir um parque de campismo e caravanismo”, segundo esclareceu junto de uma rádio local. Apostas semelhantes são feitas noutras câmaras e freguesias. O candidato da coligação que dá como nome “Pelo Valor da Nossa Terra”, para o município de Seia, promete arrancar um circuito de provas de atletismo a partir da Páscoa, considerou Albano Figueiredo no seu programa de candidatura. Para a freguesia de Santo Antão e São Julião do Tojal, o candidato pelo PS, Fernando Martins, aposta na mudança de percurso da Corrida da Liberdade, aproveitando a união de duas freguesias, onde numa delas já presidia anteriormente.
|
Os meus sinceros parabéns pela qualidade da notícia, pelo esforço e profissionalismo que têm demonstrado, muito acima da média da concorrência, e pela resiliência e atitude positiva que têm demonstrado nos vossos textos e trabalhos.
Aproveito também para vos felicitar pela coragem, determinação e investimento que fizeram ao cobrir os Campeonatos do Mundo de Atletismo. Outros órgãos de comunicação social com mais condições financeiras que as vossas não estiveram presentes no evento.
Continuação de bom trabalho e sempre a considerar-vos.