Goa receberá a prova no mês de janeiro.
A ACOLOP já decidiu sobre o adiamento dos Jogos da Lusofonia, que estavam previstos para 2013.
Prevista entre os dias 2 e 10 de novembro, os Jogos da Lusofonia estavam, já se sabia, oficialmente adiados. Em causa estava a finalização de algumas infra-estruturas, embora a pista de atletismo já estivesse construida e com marcações. Com visitas de delegados internacionais e após Goa apresentar um relatório em reunião da ACOLOP (Associação dos Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa), os membros de cada país discutiram entre si qual seria a melhor data para a próxima edição dos Jogos da Lusofonia.
A discussão, assim se entende, foi demorada e com algumas divergências entre países, resultando em ”grande unidade entre os membros da ACOLOP”, refere comunicado oficial. Assim, a terceira edição dos Jogos da Lusofonia passará a ter data prevista de realização entre 18 e 29 de janeiro, do próximo ano. No calendário do atletismo português isso pode representar alguns atletas fazerem as suas primeiras provas em Goa, desconhecendo-se que objetivos terá o Comité Olímpico de Portugal para este evento. A manter-se a habitual calendarização da Federação Portuguesa de Atletismo e a verificar-se a presença dos melhores portugueses, isso pode querer dizer que Benfica e Sporting apresentarão equipas de recurso no apuramento para o Nacional de Clubes, em pista coberta, dado que os principais portugueses, em maioria, competem por estes dois clubes.
Até agora não se conhecem detalhes sobre o calendário para a próxima temporada, mas é certo que a Federação Portuguesa de Atletismo terá de entregar uma versão provisória à Associação Europeia de Atletismo nas próximas duas semanas, que já deverão contemplar a realização dos Jogos da Lusofonia. A festa lusófona voará mesmo até Goa, no mês do ano em que tem mais horas de sol e onde a probabilidade de precipitação é quase diminuta, um cenário diferente daquele que os atletas encontrariam no mês de novembro.
|