Sete casos de doping em Moscovo
|
Sábado, 21 Setembro 2013 |
IAAF divulgou lista dos casos de doping detetados no Mundial.
A luta contra o doping prossegue no mundo do atletismo e os primeiros casos de doping do Mundial deste ano já são conhecidos.
Os habituais testes anti-doping que se realizam nos grandes eventos internacionais já fizeram as primeiras vítimas. Para o Mundial deste ano a IAAF tinha anunciado um dos maiores programas de controlo de doping e agora é a própria a anunciar os primeiros casos detetados.
O mais importante dos casos detetados foi o ucraniano Roman Avramenko, quinto classificado na prova de lançamento do dardo, a quem foi detetada uma substância proibida da família dos esteroides. Excepto estes atletas, nenhum dos restantes participou em finais ou teve real relevância nestes Mundiais. Yelena Ryabova (Turquia) e Elyzaveta Bryzgina (Ucrânia) foram participantes nos 200 metros e também desclassificadas por doping.
Em provas de longa distância, marcha ou maratona, Ebrahim Rahimian (Irão), Jeremis Saloj (Guatemala) e Ayman Kozhakhmetova (Cazaquistão) foram suspensos por doping, de forma provisória, como os restantes. Na prova de 100 metros, foi do Afeganistão o suspenso, Massoud Azizi.
O ARTIGO DE OPINIÃO DE RAFAEL LOPES…NOVAMENTE SOBRE DOPING
O colaborador do Atleta-Digital, Rafael Lopes, voltou a escrever sobre doping, uma das causas que mais tem refletido enquanto atleta e amante da modalidade. O artigo tem o título de “Dá para acreditar?” e corresponde a uma longa exposição sobre a forma como a luta contra o doping tem evoluído ao longo dos anos e como o fenómeno tem sido visto pelos principais órgãos do atletismo mundial.
“Dá para acreditar?” – Reflexões de Rafael Lopes
|