Decisão final será tomada no próximo fim-de-semana.
A terceira edição dos Jogos da Lusofonia não se vai realizar, afinal nas datas previstas, fruto de imprevistos que colocam mesmo em causa a sua realização.
Depois de Macau 2006 e de Lisboa 2009, parece difícil a concretização de Goa 2013, na Índia. Com dificuldades económicas e com condições atmosférias adversas, há muito que se desconfiava das dificuldades em erguer um evento, que depois da atmosfera especial da sua inauguração, em Macau, não conseguiu em Portugal prosseguir a dignidade nem o mérito de surpreender pela positiva, com os casos de gripe A e mais tarde a confirmação de casos de doping.
O ano de 2013 parecia ser importante para consolidar o movimento dos Jogos da Lusofonia, mas com a cidade de Goa a não ter as infra-estruturas prontas a tempo, a decisão foi para já adiar a realização do evento, com os responsáveis dos 12 países a marcarem uma reunião de emergência entre os dias 20 e 23 deste mês, em Macau.
Este adiamento ocorre poucos dias depois de 11 países darem como certa a sua presença em Goa, apesar de em Portugal esse não ter sido um assunto propriamente discutido. Sabe-se que o plano B do Brasil acolher o evento, conforme chegou a estar previsto para esta edição, esteve em cima da mesa, naquilo que poderia ser um evento-teste para a olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro. Curiosamente o Brasil não confirmou a presença no evento, segundo fonte noticiosa da India.
A sugestão de adiar o evento por 45 dias, tempo suficiente para finalizar as infra-estruturas, é outra das propostas, que levaria a que os Jogos da Lusofonia se realizassem antes do Natal, numa altura em que ainda não começou a época de pista coberta em Portugal.
Absurda parece a indicação de uma fonte noticiosa da Índia, que indicou a possibilidade de Portugal levar a Goa um total de 200 participantes, no global de todas as modalidades. Nas provas de atletismo estavam previstas presenças de todos os países, com a presença aguardada de 315 atletas no total.
JOGOS FRANCÓFONOS REALIZARAM-SE EM NICE
Na sua sétima edição, os Jogos Francófonos terminaram há dias na cidade de Nice (França), onde novamente se juntou desporto e cultura. Foi a segunda vez que a França acolheu na sua casa o desporto falado em francês, que abarca a presença de muitos mais países, relativamente aos Jogos da Lusofonia, depois de em 1994 a capital francesa ter acolhido a segunda edição. Nesta prova também participam países que competem nos Jogos da Lusofonia, como a Guiné-Bissau, a Guiné Equatorial, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe.
A edição de 2017 dos Jogos Francófonos realizam-se na Costa do Marfim, em território africano, tal como a edição desse ano dos Jogos da Lusofonia, que prometem visitar Moçambique, ainda que esteja para já tudo em equação , após o adiamento da prova neste ano.
|