Segundo dia do Mundial reservou 6 campeões.
O Estádio Olímpico já esteve hoje mais próximo de encher, com a final dos 100 metros reservada para o fim da jornada, onde Usain Bolt acabaria por recuperar o título.
O dia foi composto por qualificações matinais e por qualificações e finais na sessão da tarde. E a sessão da tarde acabou por ser inaugurada pelos marchadores, na prova de 20 quilómetros marcha. Seria a volta com a sombra mais desejada, não encontrada na maior parte do restante concurso, num dia de calor intenso. A prova compôs-se de duas fases distintas, a da pujança e a do sofrimento. E dos que apostaram em pujança, apenas Aleksandr Ivanov (Rússia), Ding Chen (China) e Miguel López (Espanha) conseguiram passar o sofrimento em bom nível, o suficiente para as medalhas. Com 1:20.58 minutos, IVanov deu a primeira medalha de Ouro à Rússia nestes campeonatos, enquanto o português João Vieira deu o melhor resultado à equipa portuguesa, com 1:22.05 hora.
Na pista tudo se passava como o normal, ainda que na cabeça do público estivesse a imagem do que seriam as finais dos 100 metros masculinos. Até porque a meio da tarde os protagonistas entrariam em pista para as meias-finais, onde as surpresas não foram de maior, exceção feita ao francês Jimmy Vicaut que como líder europeu ficou pelo caminho, tal como o chinês Peimeng Zhang, mas neste caso visto de forma mais positiva, já que obteve novo recorde do seu país, com 10,00 segundos. Na final os relâmpagos e a chuva apresentaram-se e coube a Usain Bolt e restantes adversários vencer a chuva forte que se abateu na final. E a saída cautelosa de Bolt, que viu Justin Gatlin (EUA) a sair muito forte, acabaria por ser recuperada a partir dos 50 metros de prova, para terminar em 9,77 segundos, oito centésimos de segundo mais forte que Gatlin, que se viu distanciado do Bronze de Nesta Carter. Desta prova a Jamaica saiu a ganhar perante os EUA, com metade da final a ser composta por atletas jamaicanos e somente dois dos EUA. A França seria representada por Christophe Lemaitre (10,06) que se bateu pelo lugar de melhor europeu com o britânico James Dasaolu (10,21).
Das restantes finais, Brittney Reese (EUA) revalidou o título de campeã do Mundo de salto em comrpimento, desta vez muito apertada pela nigeriana Blessing Okagbare que ao quinto ensaio chegou a assustar a norte-americana, que desde o segundo ensaio liderava. As atletas russas acabariam afastadas do pódio. Sandra Perkovic (Croácia) mostrou porque dominou durante toda a temporada, para vencer a prova de lançamento do disco em 67.99 metros. Por três ocasiões a atleta croata lançou na casa dos 67 metros. Este é o primeiro título de Perkovic, depois do seu melhor ter sido o 9º lugar na disciplina em Berlim 2009. Nos 10000 metros femininos, a luta deu-se entre atletas africanas, mas foi Tirunesh Dibaba a recuperar um título que havia perdido desde 2007, recuperando também a sua felicidade pelo feito. A atleta completou as 25 voltas à pista em 30.43,35 minutos, numa vitória apertada perante as corridas igualmente fortes da queniana Gladys Cherono (30.45,17) e da etíope Belaynesh Oljira (30.46,98). No Decatlo, Ashton Eaton (EUA) revalidou o título e chegou ao novo máximo mundial do ano, com 8809 pontos, a menos de uma centena de pontos do recorde dos campeonatos. Os resultados de Eaton ao longo dos últimos dois dias foram os seguintes: 10,35 (100 m); 7.73 (Comprimento) ; 14.39 (Peso) ; 1.93 (Altura) ; 46,02 (400 m) ; 13,72 (110 m Barr.) ; 45.00 (Disco) ; 5.20 (Vara) ; 64.83 (Dardo) ; 4.29,80 (1500 m).
Nos 800 metros Adams Kszczot (Polónia) ficou hoje pelo caminho, ele que está habituado a grandes finais internacionais. A surpresa deu-se também com uma polaca no salto com vara, num dia negro que levou a multi-medalhada Anna Rogowska a não qualificar-se, depois de falhar três tentativas a 4.45 metros. Dez centímetros acima, Elena Isinbayeva acabou por passar à primeira, depois de muito nervosismo até ao seu salto. Quem também não esteve bem foi a Etiópia nos 1500 metros femininos, onde só Genzebebe Dibaba passou à fase seguinte, com a marca mais rápida (4.06,78), mas onde estará sem a companhia de Gelete Burga e Senbere Teferi.
CAMPEÕES (dia 2):
100 m Masc – Usain Bolt (Jamaica) – 9,77
20 Km Marcha Masc – Aleksandr Ivanov (Rússia) – 1:20.58
Decatlo Masc – Ashton Eaton (EUA) – 8809
10000 m Fem. – Tirunesh Dibaba (Etiópia) – 30.43,35
Salto em Comprimento Fem. – Brittney Reese (EUA) – 7.01
Lançamento do Disco Fem. – Sandra Perkovic (Croácia) – 67.99




Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)
|