Dulce Félix e marchadores em competição.
O segundo dia destes Mundiais terão a presença de três atletas portugueses.
A presença de João Vieira e Sérgio Vieira (20 km Marcha) e ainda de Dulce Félix (10000 m) no dia de amanhã constituem a representação portuguesa, num dia onde acontecerão seis finais se somarmos a última prova, do Decatlo, os 1500 metros. Salto em comprimento feminino, lançamento do disco feminino e 100 metros masculinas são as outras finais em jogo, para lá das finais diretas onde estarão portugueses.
A iniciar a tarde acontecerá a prova de 20 quilómetros de marcha, com temperaturas que a julgarem-se semelhantes a hoje criarão fortes dificuldades aos marchadores presentes. Entre eles encontram-se João Vieira, no seu oitavo Mundial e ainda o seu irmão Sérgio Vieira, a disputar o seu terceiro Mundial da carreira. Os dois competem numa prova onde estão 64 inscritos, cinco deles já marcharam a distância abaixo da 1:20 hora: Zelin Cai e Zhen Wang (China), Eider Arévalo (Colômbia), Yusuke Suzuki (Japão) e Denis Strelkov (Rússia). Mas candidatos existem muitos e pensar-se no top-20 para ambos os atletas será até audaz, sendo provável que dos dois portugueses seja João Vieira a destacar-se mais. Desde 2009 que João Vieira vem competindo em todos os Mundiais, de onde já saíram três desclassificações, e três lugares no top-20 (17º em 2003, 10º em 2009 e 16º em 2011). Em Berlim, no ano de 2009, Sérgio Vieira foi 27º classificado e poderá ser esse o ponto de partida dos objetivos do marchador que é gémeo de João.
A final direta dos 10 mil metros terá uma fraca presença europeia, com apenas cinco atletas provenientes da Europa, entre as 19 inscrições hoje confirmadas. Entre as europeias presentes Dulce Félix bem que poderá lutar pelo título de melhor do Velho Continente, já que com ela apenas a polaca Karolina Jarzynska correu abaixo dos 32 minutos este ano. A perspetiva muda se forem olhadas as adversárias de Félix, com quatro atletas com marcas no minuto 30: Gladys Cherono (Quénia), Ababel Yeshaneh, Belaynesh Oljira e Tirunesh Dibaba (Etiópia). E a disputa deverá mesmo acontecer entre etíopes e quenianas, o que não quer dizer que a atleta portuguesa não possa desenhar a sua história. 13ª classificada em Berlim, 8ª classificada em Daegu, não será descabido pensar-se num top-8 para a atleta portuguesa, que abdicou da Maratona neste Mundial. A atleta tem a décima melhor marca do ano entre as presentes e o panorama dependerá sempre da estratégia utilizada.
Consulte abaixo o horário dos portugueses no segundo dia de competições deste Mundial, na hora portuguesa.
HORÁRIO DOS PORTUGUESES – DIA 2:
14:00 – 20 Km Marcha Masc (Final) – João Vieira e Sérgio Vieira
18:05 – 10000 m Fem (Final) – Dulce Félix
Enviados Especiais: Edgar Barreira e Filipe Oliveira
|