17º lugar para discóbola portuguesa.
Irina Rodrigues apareceu neste Mundial a pensar num dos 18 primeiros lugares, que lhe permitiam chegar a mais apoios na sua carreira. E o objetivo aconteceu…
Foi uma manhã descontraída para a lançadora portuguesa que ao longo do aquecimento, antes e depois dos seus ensaios transmitia a felicidade de ser a sua primeira participação em Mundiais, uma participação que veio do acréscimo de uma boa época e que a levou no ultrapassar do principal objetivo de 2013, que era chegar ao Europeu de Sub-23.
E o concurso começou bem para Irina Rodrigues, que tinha o olhar atento do responsável técnico da seleção portuguesa, Paulo Reis, seu treinador pessoal. Os 57.64 metros de começo acabaria por tornar-se a melhor marca do concurso, depois de ir piorando nos ensaios seguintes, para 55.47 e 54.09 metros. ”Estou bastante feliz, foi a minha melhor marca de sempre em competições internacionais”, comentou a portuguesa na zona de imprensa. A marca alcançada permitiu à portuguesa o 17º lugar entre os dois grupos, ela que participou no grupo B. ”Agora só espero crescer e treinar cada vez mais para no futuro poder ambicionar posições mais cimeiras”, transmitiu a portuguesa com ambição.
No grupo da portuguesa competia aquela que é a grande candidata à vitória final, Sandra Perkovic, que à primeira oportunidade conseguiu marca de qualificação direta, 63.62 metros, ela que lançou a seguir à atleta portuguesa. Duas atletas estiveram melhor no grupo A, Zinaida Sendriuté (Lituânia) e Yarelys Barrios (Cuba).
Para Irina Rodrigues é, no fundo, a sua melhor época ao nível dos resultados internacionais, com a vinda ao Mundial de atletismo pela primeira vez e ao ter sido medalha de Bronze no último Europeu de Sub-23. Apesar de não passar à final a portuguesa coloca de novo o lançamento do disco português no mapa de Mundiais, uma realidade que até promete ser mais frequente nas próximas edições, assim se acredite na progressão da lançadora portuguesa.
RESULTADOS (Lançamento do Disco Fem.. – Qualificação):
1. Zinaida Sendriuté (Lituânia) – 64.16
2. Yarelys Barrios (Cuba) – 63.63
3. Sandra Perkovic (Croácia) – 63.62
(…)
17. Irina Rodrigues (Portugal) – 57.64
Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (foto)
|