As qualificações difíceis de Edi e Irina.
Edi Maia competirá com varas de brasileiros e cubanos, enquanto Irina tentará superar o seu estatuto de “rookie”.
O primeiro dia de competições deste Mundial terá dois atletas portugueses em ação, Edi Maia (vara) e Irina Rodrigues (disco). Para nenhum deles a missão afigura-se fácil, já que no salto com vara a qualificação direta se faz a 5.70 metros e a no lançamento do disco essa qualificação direta ocorre a 63 metros de distância. Tudo depende dos adversários dos portugueses e do seu desempenho que terá de ocorrerá perto dos máximos pessoais, para pensarem em finais, improváveis em qualquer dos casos.
Edi Maia voltou a ter problemas com as varas e depois de terem sido dadas as localizações de Lisboa, Berlim e Vilnius, a Federação Portuguesa de Atletismo optou por uma nova solução, diferente da noticiada hoje no Atleta-Digital, depois do atleta testar dois tipos de varas diferentes, que não promoviam os fatores desportivos de Edi Maia. Assim o português competirá com varas de atletas brasileiros e cubanos, num acordo estabelecido entre as federações dos países. Recorde-se que cubanos e brasileiros estão em Moscovo para lutar nas medalhas, ao nível do salto com vara. Os 5.70 metros de marca de qualificação direta significariam para Edi Maia o igualar do seu recorde pessoal. O concurso será iniciado a 5.25 metros, subindo para 5.40 metros de seguida, uma subida relativamente brusca que pode trazer dificuldades aos atletas presentes.
Apesar do lançamento do disco abrir estes campeonatos com o grupo A, a portuguesa Irina Rodrigues foi colocada no grupo B, o que significa fazer a sua qualificação às 10:50 horas locais, numa altura em que em Portugal são 7:50 horas. A vantagem da hora tardia, relativamente ao grupo A, além de conhecer os resultados do grupo B pode, contudo, não ser suficiente para a atleta portuguesa, que recentemente lançou perto dos 60 metros. Analisada a lista de participantes, a maioria lançou este ano bem acima dos 60 metros e só uma Irina Rodrigues no seu melhor e uma hecatombe das suas adversárias parecem ser condições únicas para a presença na final. ”Vai ser uma boa prova para ganhar experiência para o futuro, disse na apresentação da equipa, naquilo que será o seu primeiro momento de afirmação em Mundiais.
Consulte abaixo o horário dos portugueses no primeiro dia de competições deste Mundial, na hora portuguesa.
HORÁRIO DOS PORTUGUESES – DIA 1:
07:15 – Salto com vara Masc. (Qual.) – Edi Maia
07:50 – Lançamento do Disco (Qual. B) – Irina Rodrigues
Enviados Especiais: Edgar Barreira e Filipe Oliveira
|