[MOS13] O que se espera da marcha

Sexta, 09 Agosto 2013
[MOS13] O que se espera da marcha

A marcha volta a ter finais no Estádio, num percurso já montado para o efeito.

As provas de marcha são aquelas que mais portugueses envolvem, mas onde se espera que a equipa da casa, a Rússia, tente exercer o seu domínio. 

A marcha sai para as ruas de Moscovo já no próximo domingo, altura em que decorrerá a prova dos 20 quilómetros marcha masculinos, num percurso agradável e que promete espectáculo na capital russa.

Nos 20 quilómetros marcha masculino o grande favorito é o vencedor da edição passada, o russo Valeriy Borchin. O favoritismo além do atleta da casa vai para o atleta da mesma equipa Andrey Ruzavin, mas Ruzavin tem uma grande concorrência por parte da China onde Ding Chen e Zhen Wang têm marcas abaixo da 1:17.40 hora. Ainda outro russo poderá estar na disputa dos primeiros lugares tal como outro chinês, Denis Strelkov e Zelin Cai respetivamente. Poderá ainda esperar-se uma surpresa do Japão onde Yusuke Susuki tem uma marca de 1:18.34 hora. Por Portugal estarão os irmãos Vieira (João e Sérgio), que deverão lutar pelo top-20, tendo ainda alguma luta para travar se quiserem somar a esse resultado a melhor marca do ano.

No lado feminino, na mesma distância, Olga Kaniskina vai tentar arrecadar de novo o titulo, sendo que uma coisa é certa, Olga tem concorrentes à sua altura, o que dará uma boa luta para o titulo. Quase certa parece ser uma vitória chinesa ou russa, e na disputa com as suas congéneres Olga terá ainda de contar com Anisya Kirdyapkina, que este ano tem fez o tempo de 1:25.59, com um segundo a mais está Vera Sokolova e ainda poderá trazer complicações a participação da campeã olímpica Elena Lashmanova. Mas as atletas chinesas irão dar luta às russas, a atleta chinesa com o melhor tempo é Hong Liu que em Daegu ficou no segundo lugar e deverá voltar a lutar pelo título. Da sua equipa Xiuzhi Lu e Huanhuan Sun tentarão também manter a luta para os lugares do pódio, estas que este ano têm tempos abaixo da 1:28.00 hora. A atleta chinesa em falta é Shenjie Qjeyang que este ano tem o tempo de 1:28.05 hora. Poderá esperar-se surpresas das espanholas Júlia Takács que este ano fez o tempo de 1:28.44 hora e da habitual Beatriz Pascual, que apesar de só ter como melhor 1:31.49 hora é tipicamente uma atleta de grandes campeonatos. No que toca à equipa lusa, Ana CAbecinha e Inês Henriques parecem ser possíveis outsiders, ambas com marca abaixo da 1:30 hora, embora a subida de forma de Vera Santos possa trazer resultados homogéneos ao trio português.

Nos 50 quilómetros marcha espera-se que não acabe com tantas desclassificações como em Daegu, em 2011, à altura com o total de 12. O russo Sergey Kirdyapkin irá lutar pela sua terceira vitória consecutiva, com o marchador a contar este ano com o tempo de 3:35.59 horas. O eslovaco Matej Tóth deverá dar luta depois de ser desclassificado em Daegu, depois de este ano já ter chegado ao registo de 3:41.24 horas, um fenómeno que poderá passar-se também com o francês Yohann Diniz. Esperam-se ainda surpresas do australiano Jared Tallent que está em grande forma e este ano tem o segundo melhor tempo mundial, com 3:36.53 horas. O irlandês Robert Heffernan também poderá subir ao pódio já que está em grande ascensão neste ano, já tendo obtido 3:37.54 horas. O único representante português nesta prova é Pedro Isidro que deverá ter como objetivo marchar novamente abaixo das 4 horas, numa eventual tentativa de atacar o seu recorde pessoal.

Enviados Especiais: Edgar Barreira e Filipe Oliveira

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2