|
Jornada corre bem ao setor masculino.
Tudo parece indicar que todos os presentes estão em condições de superação dos registos e boas perspetivas para o segundo dia.
As provas masculinas estavam sempre condicionadas às condicionantes naturais da prova do Decatlo e para Portugal os percalços graves não ocorreram.
A primeira prova da sessão da tarde foi a do salto em altura, prova sempre demorada e que levou os atletas portugueses a um nível dentro do esperado. E dentro do esperado foi encarado pelos portugueses como “serviços mínimos” sugeridos pelos treinadores. Foi o caso de Tiago Marto, que hoje chegou a 1.95 metro e, assim, continua na luta pela tentativa de um recorde pessoal na Ribeira Brava, num resultado que José Dias, o seu treinador, perspetiva como perto dos 7800 pontos, ao final do dia de amanhã. O melhor no salto em altura foi o norueguês Lars Rise, com apenas mais três centímetros. Na quarta melhor marca entre os presentes, Samuel Remédios também esteve a bom nível, com 1.92 metro. Quanto a Carlos Santos, a justificação pelo resultados de 1.89 metros foi dado pelo próprio: ”Estava a sentir-me muito melhor no aquecimento, mas cheguei ali a 1.89 metro parece que bloqueou um bocadinho”.
Na volta à pista, com uma panorâmico ao cavado vale da Ribeira Brava, a prova de 400 metros teve um nível elevado ao nível dos registos de cada atleta, nota disso são os vários recordes pessoais obtidos, entre eles nos atletas portugueses. Também o mais rápido, o romeno Ionel Cojan, chegou a um recorde pessoal, de 49,45 segundos. Entre os portugueses o mais rápido foi Samuel Remédios, que deu a volta à pista em 50 segundos certos, que espera amanhã estar ”ainda melhor”, numa alusão à possibilidade de recorde pessoal. Tiago Marto correu a prova em 50,86 segundos, um recorde pessoal que o faz sonhar com o seu melhor Decatlo de sempre. Para Carlos Santos também aconteceu um novo recorde pessoal na prova, depois de correr em 52,85 segundos.
Para amanhã espera-se uma prestação favorável à equipa masculina portuguesa, num Decatlo dominado pelos atletas noruegueses, que preenchem o 1º, 3º e 4º lugares, só falhando o segundo lugar, ocupado pelo português Tiago Marto, que segue com 3927 pontos. Na luta pelo melhor desta prova, Tiago Marto encontra-se somente a 11 pontos de Lars Rise, estando 20 pontos à frente de Martin Roe. Samuel Remédios ainda está próximo do terceiro norueguês Hans Uldal, com dois pontos a separá-lo do quarto lugar.
RESULTADOS (Salto em Altura):
1. Lars Rise (Noruega) – 1.98
2. Tiago Marto (Portugal) – 1.95
2. Yusuf Pehlevan (Turquia) – 1.95
(…)
4. Samuel Remédios (Portugal) – 1.92
6. Carlos Santos (Portugal) – 1.86
RESULTADOS (400 metros):
1. Ionel Cojan (Roménia) – 49,45
2. Martin Roe (Noruega) – 49,78
3. Jostein Kvikstad (Noruega) – 49,89
(…)
4. Samuel Remédios (Portugal) – 50,00
6. Tiago Marto (Portugal) – 50,86
14. Carlos Santos (Portugal) – 52,85
Enviados Especiais: Edgar Barreira e Marcelo Silva
|