[EUROEQ13] Edi Maia foi o melhor nos concursos

Domingo, 23 Junho 2013
[EUROEQ13] Edi Maia foi o melhor nos concursos

Teresa Carvalho foi agradável surpresa no salto em comprimento.

O segundo dia para os concursos portugueses até correu bem, com posições próximas do topo e algumas surpresas. 

Foi positivo o somatório dos pontos dos concursos portugueses, em comparação com o somatório que tinha sido previsto inicialmente. O rosto que mais claramente trouxe Portugal para este somatório positivo foi o de Teresa Carvalho, atleta que veio da Dublin substituir a lesionada Naide Gomes e que deu conta da tarefa. Mas o melhor resultado do dia seria mesmo o de Edi Maia, no salto com vara, com o português a conquista a segunda posição, com um registo dentro do esperado, com as condições meteorológicas a não serem propriamente favoráveis. Também Tiago Aperta foi destaque, em classificação, na prova de lançamento do dardo.

E O QUE ACONTECEU PROVA A PROVA...

Edi Maia foi o segundo atleta que neste fim-de-semana de Europeu das Nações mais pontos deu à equipa nacional: 10.5 no total. O varista, que passou recentemente a recordista nacional, chegou com estabilidade à fasquia de 5.40 metros, só ultrapassada por mais dois atletas em prova: o checo Jan Kudlicka (5.50) e o sueco Alhaji Jeng (5.40). O português acabaria por empatar com o varista sueco e partilhou os 10.5 pontos. ” Normalmente nestas competições tenho conseguido dar grandes pontuações para Portugal”, relembrou o atleta português, que nem sempre está nos melhores momentos nos grandes eventos internacionais.

Portugal tinha um nome de peso na prova de triplo salto, Nelson Évora, tal como a Roménia apresentava o favorito Marian Oprea. Contudo não foi nenhum dos dois a ocupar uma das três primeiras posições, com o topo da tabela destinada ao holandês Fabian Florant, com 16.49 metros. Nelson Évora acabaria quarto classificado, mas à frente do favorito Oprea. ” O meu treinador tem estado satisfeito com a progressão técnico que tenha estado a fazer, embora os resultados não tenham aparecido”, disse no final Nelson Évora que queixou também das condições do vento para a prática da especialidade. Hoje o português não ultrapassou os 16 metros, ficando-se por 15.95 metros.

No lançamento do disco houve surpresa no vencedor, que parecia ser quase de certeza Gerd Kanter (Estónia). Porem o experiente lançador acabaria por não estar no melhor nível, cedendo a vitória ao romeno Sergiu Ursu, que amealhou à altura 12 importantes pontos para a equipa que sonhou durante todo o fim-de-semana a ascender à Superliga. No meio desta disputa Jorge Grave esteve relativamente apagado, não só pela marca (56.27 metros), como pela classificação, onde foi nono classificado.

A última prova a terminar no programa foi a do lançamento do dardo, onde apesar das condições atmosféricas o checo Vítezslav Veselý conseguiu fazer um ensaio a 80.44 metros, exatamente um metro a mais que o segundo classificado, o sueco Kim Amb. Mas aqui Tiago Aperta até esteve num bom nível, redimindo-se da sua prestação na Superliga, há dois anos. Hoje o português lançou 68.06 metros, acabando atrás de quatro especialistas mundiais, num patamar em que teria de lançar para recorde nacional para se intrometer entre os grandes.

Do lado feminino, Liliana Viana cumpriu dentro do nível habitual, ao passar a fasquia a 1.70 metro, não escapando ao 10º lugar, numa prova onde a surpresa também se fez sentir nos lugares cimeiros. A sueca Emma Green perdeu hoje a oportunidade de conquistar os 12 pontos para equipa, terminando no segundo lugar. Acabaria só batida pela jovem belga Nafissatou Thiam, que fez a mesma marca de Green, 1.89 metros, mas ganhando pelo desempate.

Mas a grande referência do dia acabaria mesmo por ser Teresa Carvalho, atleta que veio a Dublin cobrir a ausência de Naide Gomes e que em boa hora deu um importante contributo à seleção. A portuguesa saltou 6.09 metros, aproximando-se novamente do recorde pessoal, que a acontecer permitia para Portugal trazer mais um ou dois pontos.E essa proximidade aos lugares cimeiros abriram esperança para o futuro da especialidade em Portugal. Hoje triunfou Gritt Sadeiko, com 6.26 metros, uma marca muito influenciada negativamente com as condições atmosféricas de hoje, em Dublin.

Nos lançamentos Portugal apresenta-se com dois produtos de Paulo Reis, o treinador responsável por Vânia Silva e Irina Rodrigues e que será o responsável técnico da seleção durante o Mundial deste ano. Irina Rodrigues competia numa prova onde não se sente mais à vontade, o lançamento do peso, onde com um único ensaio válido chegou aos 13.08 metros. A prova acabou ganha pela búlgara Mavrodieva Radoslava, hoje com 18.36 metros. Já para Vânia Silva as contas também não sairam tão certinhas como as que devia. Os insuficientes 56.30 metros não permitiram à portuguesa um resultado melhor do que 56.30 metros, conquistando seis pontos para Portugal. Evan Obán (Holanda) deu, nesta prova, importantes 12 pontos à sua equipa, com 68.57 metros.

RESULTADOS (Vara Masc.):
1. Jan Kudlicka (Rep. Checa) – 5.50
2. Edi Maia (Portugal) – 5.40
2. Alhaji Jeng (Suécia) – 5.40

RESULTADOS (Triplo Masc.):
1. Fabian Florant (Holanda) – 16.49
2. Zlatozar Atanasov (Bulgária) – 16.15
3. Alexander Hochuli (Suiça) – 15.98
4. Nelson Évora (Portugal) – 15.95

RESULTADOS (Disco Masc.):
1. Sergiu Ursu (Roménia) – 63.02
2. Gerd Kanter (Estónia) – 61.56
3. Jouni Walndén (Finlândia) – 59.59
(...)
9. Jorge Grave (Portugal) – 56.27

RESULTADOS (Dardo Masc.):
1. Vítezslav Veselý (Rep. Checa) – 80.44
2. Kim Amb (Suécia) – 79.44
3. Risto Matas (Estónia) – 75.59
5. Tiago Aperta (Portugal) – 68.06

RESULTADOS (Altura Fem.):
1. Nafissatou Thiam (Bélgica) – 1.89
2. Emma Green (Suécia) – 1.89
3. Barbara Szabó (Hungria) – 1.85
(...)
10. Liliana Viana (Portugal) – 1.70v
RESULTADOS (Comprimento Fem.):
1. Grit Adeiko (Estónia) – 6.26v
2. Erica Jarder (Suécia) – 6.22
3. Cornelia Deiac (Roménia) – 6.12v
4. Teresa Carvalho (Portugal) – 6.09

RESULTADOS (Peso Fem.):
1. Radoslava Mavrodieva (Bulgária) – 18.36
2. Anca Heltne (Roménia) – 17.51
3. Anita Márton (Hungria) – 17.37
(...)
12. Irina Rodrigues (Portugal) – 13.08

RESULTADOS (Martelo Fem.):
1. Eva Orbán (Hungria) – 68.57
2. Bianca Perie (Roménia) – 67.51
3. Tereza Králová (Rep. Checa) – 65.88
(...)
7. Vânia Silva (Portugal) – 56.30


| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2