[EUROEQ13] Alberto Paulo foi o melhor fundista

Domingo, 23 Junho 2013
[EUROEQ13] Alberto Paulo foi o melhor fundista

Dulce Félix não conseguiu segurar a vitória nos 5 mil.

Portugal teve uma participação pouco diferenciadora no meio-fundo e fundo, apesar de boas pontuações obtidas por Alberto Paulo e Dulce Félix, neste segundo dia do Europeu de Nações. 

Hoje a prestação dos fundistas nacionais não conseguiu em nenhum caso estar acima da expectativa, nem a mantendo em nenhum dos casos, o que fez com que os dois favoritos à vitória, Alberto Paulo (3000 metros obstáculos) e Dulce Félix (5000 metros), acabassem por não conseguir chegar aos 12 pontos. Assim, Portugal perdeu aqui dez pontos relativamente à previsão inicial, num meio-fundo e fundo que esteve descaracterizado, como João Abrantes, responsável técnico da seleção, admitiu no final: ” Temos tido uma grande ajuda do setor de meio-fundo e começa a pouco e pouco ser cada vez mais difícil conseguirmos isso”.

E O QUE ACONTECEU PROVA A PROVA...

Dois jovens estiveram em ação nos 800 metros (Miguel Moreira) e nos 3000 metros (Rui Pinto). Na prova de 800 metros Miguel Moreira era um dos mais novos em ação e acabou por não ter uma estreia ao melhor nível, apesar de ter terminado em 1.52,43 minuto, um registo que não desvirtua o seu nível pessoal. Ainda assim, na comparação, talvez se esperasse mais do português, que foi nono classificado, em prova ganha pelo favorito Tamás Kazi (Hungria) e onde a surpresa foi o finlandês Tuomo Salonen, terceiro classificado. A Irlanda foi obrigada a uma substituição de última hora, trocando o favorito Mark English, pelo penúltimo de hoje, Anthony Leighio. Já Rui Pinto, que foi chamado na vez de Rui Silva, que abdicou da ida a Dublin, fez perto do que estava aguardado e terminou a prova de 3000 metros em 8.21,60 minutos, correspondendo ao 8º lugar, numa prova sem grandes surpresas, mesmo que com vitória de um dos favoritos menos prováveis, o finlandês Niclas Sandells.

O melhor resultado aconteceu para Alberto Paulo que cedo veio para a frente impor um ritmo forte na prova de 3000 metros obstáculos. Atrás de si, inicialmente, só o bulgaro seguiu o seu ritmo, mas antes dos dois quilómetros o grupo principal reagrupou-se. Nos 800 metros finais o bulgaro acelerou o ritmo e ultrapassou o português e festejou na pista exterior, com o tempo de 8.45,16 minutos, seguido do português, que chegou em 8.53,83 minutos, controlando a perseguição do romeno Alexandru Ghinea. O português explicou a estratégia do ritmo inicial: ” Foi essencialmente para tentar quebrar o grupo, porque uma prova demasiado lenta poderia fazer com que ficasse atrás”.

Do lado feminino a prova dos 1500 metros foi muito tática, onde Sandra Teixeira nunca esteve na discussão da corrida. O despique final foi espicaçado pela irlandesa Claire Tarplee, que entretanto viu a disputa do evento entre a holandesa Maureen Koster e a checa Tereza Capková, com a primeira a triunfar, conforme era esperado. A portuguesa foi ainda ultrapassada em cima da linha de meta pela húngara Zsanett Kenesei e acabou 10ª classificada e acabou com uma das prestações menos positivas da seleção portuguesa.

Os 5 mil metros traziam expectativas para Portugal, com a presença da campeã europeia dos 10 mil metros, a portuguesa Dulce Félix. A seis voltas do fim Dulce Félix estava na frente a puxar o ritmo na frente, seguida de perto pelas atletas holandesa e romena. Desta forma Dulce Félix foi dividindo o grupo... Só com o trio na frente a prova acabaria por ter um final mais rápido entre as três atletas. Na última volta Dulce tentou forçar o ritmo mas na penúltima curva o ritmo ficou mais forte para os últimos 200 metros e com a holandesa a desferir um ataque vitorioso, levando consigo a atleta holandesa. Dulce Félix, sem a devida capacidade de resposta, acabaria terceira classificada. ” Tentei desgastar, mas quem acabou por se desgastar fui eu”, assumiu a atleta portuguesa, numa prova onde a irlandesa Kerry Harty, favorita a um dos três primeiros lugares, não foi além do oitavo lugar.

RESULTADOS (800 m Masc.):
1. Tamás Kazi (Hungria) – 1.50,96
2. Johan Rogestedt (Suécia) – 1.51,57
3. Tuomo Salonen (Finlândia) – 1.51,64
(…)
9. Miguel Moreira (Portugal) – 1.52,43

RESULTADOS (3000 m Masc.):
1. Niclas Sandells (Finlândia) – 8.17,78
2. Richard Douma (Holanda) – 8.18,72
3. Tiidrek Nurme (Estónia) – 8.19,14
(...)
8. Rui Pinto (Portugal) – 8.21,60

RESULTADOS (3000 m Obstáculos Masc.):
1. Mitko Tsenov (Bulgária) – 8.45,16
2. Alberto Paulo (Portugal) – 8.53,83
3. Alexandru Ghinea (Roménia) – 8.54,65

RESULTADOS (1500 m Fem.):
1. Maureen Koster (Holanda) – 4.22,66
2. Tereza Capková (Rep. Checa) – 4.23,15
3. Ioana Doaga (Roménia) – 4.25,12
(...)
10. Sandra Teixeira (Portugal) – 4.29,21

RESULTADOS (5000 m Fem.):
1.Jip Vastenburg (Holanda) – 16.12,88
2. Roxana Barca (Roménia) – 16.13,22
3. Dulce Félix (Portugal) – 16.15,32


| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2