|
Depois de evento-teste...as correções.
Nos passados dias 10 e 11 de junho o Estádio Luzhniki acolheu o meeting de Moscovo, prova que serviu de teste no mesmo palco que em agosto receberá o Mundial.
Moscovo é uma cidade em preparação para o Mundial de atletismo deste ano, um acontecimento que está a ser acompanhado com preocupação, dado que a venda de bilhetes não decorre ao melhor ritmo. O secretário-geral da federação russa, Mikhail Butov, explicou recentemente que essa é uma preocupação constante, embora mantendo a esperança que as sessões da tarde tenham bancadas cheias, ficando já contente se nas sessões matinais apenas metade das bancadas ficarem preenchidas.
O evento-teste realizou-se e aparentemente com algum sucesso, num cenário de chuva. Os maiores problemas ocorreram nos setores de saltos, na compatibilização da entrada dos atletas em pista. O português Jorge Salcedo, que acompanha e aconselha nos trabalhos da federação russa para ter um Mundial à altura, confirmou o sucesso da iniciativa: ”Tem aspetos a melhorar como lhes referi. Mas foi bem melhor, ao nível do ajuizamento, que muitos meetings da Liga Diamante”.
Outra portuguesa esteve neste teste-evento, a competir. Sónia Tavares esteve presente e veio de Moscovo com uma certeza sobre a pista: ”a opinião dos atletas era unânime: a pista era muito boa, rápida e com muito pouco vento uma vez que está bem protegida pelas bancadas, e isso foi visível em comparação com a pista de aquecimento em que o vento era muito, enquanto no estádio não se sentia quase nada”. A atleta considerou ao Atleta-Digital que também as provas acima dos 400 metros poderão beneficiar da pista instalada no Estádio Luzhniki.
A 50 dias da prova de atletismo mais aguardada do ano a expectativa começa a elevar-se e o último evento-teste, que já deverá incluir o teste ao nível do material de cronometragem eletrónica, será feito nos campeonatos russos. Este ano a Organização abre a porta à presença de atletas estrangeiros, num dos campeonatos nacionais mais disputados em todo o Mundo. Esta prova será realizada entre 22 e 25 de julho, a pouco mais de duas semanas do começo do Mundial, que terá abertura a 10 de agosto. Até lá as provas irão intensificar-se, esperando-se agora o público...
Acompanhe todo o Mundial de Ar Livre no Atleta-Digital, onde estará uma equipa de enviados especiais
|