|
Europeu de Nações com equipa maior do que em 2011.
Portugal irá apresentar-se na 1ª Liga do Europeu de Nações com um total de 44 atletas, sem surpresas relativamente aos desenvolvimentos que foram sendo conhecidos na última semana.
Não será a equipa na máxima força, embora com objetivos de subida à Superliga, num momento em que ainda não se conhecem as restantes equipas europeias que disputarão a 1ª Liga. Francis Obikwelu está lesionado e já não deverá competir esta época, Rui Silva abdicou de objetivos para esta temporada após a lesão que o impediu de preparar a Maratona, Jorge Paula não é escolha nem para os 400 metros barreiras, nem para os 4x400 metros. As ausências do lado masculino não se ficam aqui e contam-se ainda as ausências de Yazaldes Nascimento e Carlos Nascimento, enfraquecendo-se a estafeta de 4x100 metros, que relativamente a Estocolmo, há dois anos, só apresentará Arnaldo Abrantes como repetente.
Do lado feminino a principal ausente é Naide Gomes, que após contrair uma lesão recentemente colocou de lado a presença. Vera Barbosa deixa também a equipa mais frágil, com a ausência nos 400 metros barreiras (onde será substituida por Nádia Gaspar) e na estafeta de 4x400 metros, equipa toda renovada relativamente a 2011, composta por Joceline Monteiro, Cátia Azevedo, Carolina Duarte e Dorothé Évora. Sara Moreira, que se está a preparar para ser mãe, também cedeu os seus lugares a Sandra Teixeira (1500 metros) e a Clarisse Cruz (3000 metros obstáculos). Na disputa pelo triplo salto Susana Costa ficou com o lugar, deixando Patrícia Mamona em Portugal, enquanto que a estafeta de 4x100 metros não irá contar com a presença de Andreia Felisberto.
QUASE METADE DOS LUGARES FICARAM INTACTOS RELATIVAMENTE A 2011
Quando em 2011 terminou a prova da Superliga, o selecionador nacional à altura, José Barros, considerava importante renovar a equipa até 2014, contando com alguns dos atletas ainda na edição de 2013 para regressar à Superliga. Em parte a renovação parece já espelhada com cerca de metade das vagas preenchidas por atletas diferentes dos que competiram por Portugal em Estocolmo.
São 17 os atletas que competirão nas mesmas provas e ainda alguns atletas que trocam de provas, apesar de já terem estado presentes há dois anos: Rasul Dabo (110 m barreiras), Alberto Paulo (3000 m obstáculos), Edi Maia (salto com vara), Marcos Chuva (salto em comprimento), Nelson Évora (triplo salto), Marco Fortes (lançamento do peso), Jorge Grave (lançamento do disco), Dário Manso (lançamento do martelo), Tiago Aperta (lançamento do dardo), Sónia Tavares (100 e 200 metros), Sandra Teixeira (800 metros), Dulce Félix (5000 metros), Leonor Tavares (salto com vara), Irina Rodrigues (lançamento do disco), Vânia Silva (lançamento do martelo) e Sílvia Cruz (lançamento do dardo).
São os clubes campeões nacionais que mais atletas levam a Dublin, para representar a Seleção portuguesa. O Benfica terá presentes 21 atletas seus, contra os 16 do Sporting. Mais três clubes terão presenças na equipa portuguesa no Europeu de Nações: Juventude Vidigalense (2 atletas), Maratona Clube de Portugal (1 atleta) e Beira-Mar (1 atleta).
ESTÁGIO NO JAMOR, ANTES DA PARTIDA
A equipa portuguesa irá estagiar no Jamor antes da partida para Dublin, concentrada que está num hotel em Carcavelos, em treino no Jamor. A partida irá dar-se na próxima 5ª feira, encontrando-se com as restantes seleções no próximo sábado e domingo, na pista da cidade de Dublin, capital da Irlanda. A competir na mesma prova, na 1ª Liga, estarão as seleções da Bélgica, Bulgária, República Checa, Estónia, Finlândia, Hungria, Irlanda, Holanda, Roménia, Suécia e Suiça.
Confira qual será a equipa portuguesa que competirá em Dublin...
Masculinos:
100 metros – Ricardo Monteiro (Benfica)
200 metros – David Lima (Sporting)
400 metros – Victor-Ricardo Santos (Sporting)
800 metros – Miguel Moreira (Benfica)
1500 metros – Hélio Gomes (Benfica)
3000 metros - Rui Pinto (Benfica)
5000 metros – Bruno Albuquerque (Sporting)
110 metros barreiras - Rasul Dabo (Benfica)
400 metros barreiras – Ricardo Lima (Sporting)
3000 metros obstáculos - Alberto Paulo (Benfica)
Altura - Paulo Conceição (Benfica)
Vara - Edi Maia (Sporting)
Comprimento - Marcos Chuva (Benfica)
Triplo - Nelson Évora (Benfica)
Peso - Marco Fortes (Benfica)
Disco - Jorge Grave (Benfica)
Martelo - Dário Manso (Sporting)
Dardo - Tiago Aperta (Benfica)
4x100 metros – David Lima (Sporting) - Arnaldo Abrantes (Benfica) – Diogo Antunes (Benfica) – Pedro Bernardo (Juv. Vidigalense)
4x400 metros - João Ferreira (Individual) – Pedro Fontes (Juv. Vidigalense) – Ricardo Lima (Sporting) - Victor-Ricardo Santos (Sporting)
Femininos
100 metros - Sónia Tavares (Beira-Mar)
200 metros - Sónia Tavares (Beira-Mar)
400 metros – Cátia Azevedo (Sporting)
800 metros - Sandra Teixeira (Sporting)
1500 metros - Sandra Teixeira (Sporting)
3000 metros – Jéssica Augusto (Individual)
5000 metros - Dulce Félix (Maratona)
100 metros barreiras – Eva Vital (Benfica)
400 metros barreiras – Nádia Gaspar (Benfica)
3000 metros obstáculos – Clarisse Cruz (Sporting)
Altura – Liliana Vieira (Benfica)
Vara -Maria Leonor Tavares (Sporting)
Comprimento – Teresa Carvalho (Benfica)
Triplo – Susana Costa (Individual)
Peso – Irina Rodrigues (Sporting)
Disco - Irina Rodrigues (Sporting)
Martelo - Vânia Silva (Sporting)
Dardo - Sílvia Cruz (Sporting)
4x100 metros - Sónia Tavares (Beira-Mar) - Carla Tavares (Sporting) – Eva Vital (Benfica) – Susana Santos (Benfica) – Tânia Duarte (Benfica)
4x400 metros – Joceline Monteiro (Sporting) – Carolina Duarte (Sporting) - Cátia Azevedo (Sporting) – Dorothé Évora (Benfica)
|