Benfica e Sporting conquistam o tri

Domingo, 09 Junho 2013
Benfica e Sporting conquistam o tri

Benfica (masc) e Sporting (fem) sagraram-se campeões nacionais.

O Campeonato Nacional de Clubes completou hoje a sua segunda e última jornada, de onde se destacou individualmente as vitórias de Nelson Évora e Rui Pinto. (Atualização)  

A segunda jornada trouxe mais público as bancadas do Estádio Universitário de Lisboa e trouxe mais emoção, até pela disputa dos pontos até final, não só para as posições cimeiras, como nas disputas intermédias da I e II divisões. O Benfica alcançou a 25ª vitória no seu historial desta competição, com algum conforto, relativamente ao Sporting, no setor masculino. O 43º título foi obtido no setor feminino pelo Sporting, que trouxe este ano o Benfica bem mais próximo, face a algumas ausências leoninas, mas também do lado benfiquista.Para ambas as equipas foi o tri-campeonato, festejado no rigor natural deste evento. Na II Divisão triunfaram, CA Seia (em masculinos) e ADRE Palhaça (em femininos). Na III Divisão as vitórias pertenceram a CO Pechão (em femininos) e ao SC Braga (em masculinos).

BENFICA TRIUNFOU E TEVE EM RUI PINTO UMA AGRADÁVEL SURPRESA

As provas de hoje traziam várias dúvidas acerca da participação e do estado de forma dos seus melhores atletas. No plano mais negativo a equipa viu novamente Arnaldo Abrantes com dificuldades, agora nos 200 metros, onde depois de uma boa arrancada viu David Lima (Sporting) e Pedro Bernardo (Juv. Vidigalense) a passarem-lhe ao lado, com uma boa vitória a acontecer para Lima, depois de 21,14 segundos de corrida (com vento anti-regulamentar, mas por pouco). Lima repetiu, assim, a vitória que já havia alcançado nesta mesma prova em 2012. Entre as provas de hoje só a estafeta de 4x400 metros viu a derrota, numa prova onde o Sporting jogava alguma das suas pedras fundamentais, contra uma equipa benfiquista limitada.

Paulo Conceição

De resto a surpresa benfiquista fez-se também sentir na forma positiva e aí foi Rui Pinto aquele que mais cumpriu com a imprevisibilidade do resultados. Ao correr em 8.07,73 minutos o benfiquista bateu Rui Silva já na reta da meta, contrariando o pico de velocidade do sportinguista, que terminou 27 centésimos depois. ” Sinto-me honrado por ter ganho ao Rui Silva. Sei que ele é muito rápido mas também acreditei no meu potencial”, disse Pinto no final, que não acredita na sua convocatória para o Europeu de Nações, prova para a qual Rui Silva também não se mostrou totalmente crente que se encaixe numa época em que a lesão o voltou a colocar fora das provas de Maratona. Renhida foi também a prova do salto em altura, onde Paulo Conceição (Benfica) e Roman Gulyi (Sporting) eram candidatos naturais à disputa pela vitória. E essa luta acabaria só interrompida quando a fasquia subiu a 2.12 metros, com o sportinguista a não conseguir transpor. O benfiquista acabaria por não conseguir as fasquias a 2.16 e a 2.18 metros, mas o seu papel estava cumprido. Muito disputada foi também a prova de 800 metros, onde Miguel Moreira (Benfica) teve de se afirmar para chegar no primeiro lugar, perante a pressão forte de Fernando Silva (Sporting). Nos 400 metros barreiras Ricardo Lima (Sporting) conseguiu dar luta a Jorge Paula (Benfica), vencendo-o com o tempo de 50,96 segundos e segurando os oito pontos para a corte leonina.

Entre as confirmações, quem mais brilhou foi Nelson Évora, que ao terceiro ensaio chegou aos 16.68 metros, a 17 centímetros dos mínimos para o Mundial de Ar Livre e já o 13º melhor atleta europeu do ano. ” Falta acertar pormenores que fazer a diferença toda para o alcance das grandes marcas As condições atmosféricas não eram as ideais mas estou muito satisfeito pelo resultado”, disse Nelson Évora no final, com boas expectativas para os próximos momentos competitivos, dado que se sente a ”evoluir pouco a pouco”. Nos lançamentos longos, tanto o sportinguista Dário Manso (lançamento do martelo), como o benfiquista Jorge Grave (lançamento do disco) fizeram valer o seu favoritivismo, para triunfar. Nos 3000 metros obstáculos a vitória sorriu de novo a Alberto Paulo (8.44,49 minutos).

Rui Pinto

ALGUMAS FALHAS LEONINAS PERMITIRAM UMA VITÓRIA MAIS MAGRA AO SPORTING

A equipa do Sporting não deixou de fazer juz ao seu estatuto de favorito do setor feminino, num dia onde a grande ausente voltou a ser Vera Barbosa, a contas com uma lesão. A barreirista foi substituída pela colega Carolina Duarte, que não conseguiu fazer face a Nádia Gaspar (Benfica), a única abaixo dos 60 segundos, com Carolina Duarte a ficar afastada de mais de segundo e meio da vitória. Também pelo Benfica, Eva Vital esteve bastante sólida nos 100 metros barreirase e foi rápida ao concluir a distância em 13,44 segundos, com vento regulamentar, batendo Andreia Felisberto (Sporting) com quase meio segundo de vantagem. A JOMA também conseguiu chegar a um título feminino dado que a ausência da favorita Leonor Tavares, permitiu uma disputa entre duas atletas equilibradas ao nível das marcas: Marta Onofre (Sporting) e Cátia Pereira (JOMA). Entre as duas, Cátia Pereira foi mais estável e conseguiu chegar aos 4 metros, falhando de seguida os 4.08 metros, num dia onde a sportinguista se encontrava visivelmente descontente com o seu concurso.

De resto as vitórias pertenceram de forma massiva ao Sporting. No caso dos 200 metros a leonina Carla Tavares mostrou o porquê de ser uma candidata à distância no Europeu de Nações, repetindo a vitória de há um ano em 24,30 segundos, seguida da benfiquista Tânia Duarte. Em bom plano esteve Sílvia Cruz, na prova de lançamento do dardo, com a sportinguista a regressar ao nível de marcas do passado, hoje com 55.12 metros. Também óbvias vencedoras, Sandra Teixeira (800 metros), Irina Rodrigues (lançamento do peso) e Patrícia Mamona (triplo salto) não precisaram de registos relevantes para levarem os oito pontos em cada uma das especialidades. A estafeta de 4x400 metros do Sporting integrou as atletas Filipa Martins, Carolina Duarte, Joceline Monteiro e Cátia Azevedo, devendo a maioria constar na lista de convocadas para a estafeta portuguesa no Europeu de Nações. Hoje a estafeta correu em 3.40,92 minutos.

Sílvia Cruz


RESTANTES CLUBES ESTIVERAM ATIVOS E PROPORCIONARAM LUTAS RENHIDAS

Para além dos dois principais clubes desta competição, outras equipas estiveram em competição renhida nas três divisões que compuseram esta final. Na I divisão a Juventude Vidigalense voltou a ser a terceira classificada nos dois géneros, uma repetição em relação a 2012 que coloca a equipa como a terceira grande em Portugal.

Entre os destaques individuais nas restantes divisões, Tiago Costa venceu na II divisão na prova do salto em altura, com 2.06 metros, enquanto que Pedro Capela esteve bem no lançamento do martelo, obtendo 58.56 metros. Em femininos os 12.71 metros foram destaque para Lecabela Quaresma, constituindo o resultado de destaque. E este resultado de Lecabela Quaresma, como todos os restantes do GR Quinta da Lomba, foi importante para a vitória de meio ponto da equipa do distrito de Setúbal, sobre a equipa do Gira Sol. Em masculinos os 112 pontos do CC São João da Madeira estiveram dez pontos acima da ACR Senhora do Desterro.

Na III divisão Francisco Rodrigues foi destaque na prova dos 800 metros, ao correr a distância em 1.55,32 minuto, enquanto que no setor feminino Joana Vitorino destacou-se com os 25,72 segundos nos 200 metros. Aqui foi o setor masculino a disputar-se até final, com os 116 pontos do SC Braga a superarem os 115 pontos da Escola do Movimento. No setor feminino a margem foi de dez pontos, com o CO Pechão a renovar o título desta divisão.

RESPONSÁVEIS CONFORMADOS COM RESULTADOS

No final, tanto Abreu Matos (Sporting), como Ana Oliveira (Benfica) eram elementos técnicos conformados com os resultados que se foram assistindo na pista ao longo do fim-de-semana, sem que qualquer polémica fosse levantada. Aliás, no momento da entrega das medalhas na I divisão, foram os dirigentes do clube leonino e benfiquista a entregarem as medalhas ao clube rival.

Para Ana Oliveira, responsável técnica do Benfica assumiu que a tática foi muito importante para que o Benfica terminasse o evento com sete pontos de vantagem sobre o Sporting, justificando o poderio da equipa masculina pela ”aposta na profundidade e nas camadas jovens”. A aposta não terá sido tão bem conseguida no setor feminino, onde Ana Oliveira lamenta as ausências, por lesão, de Marta Pen, Marisa Barros e Liliana Cá.

Abreu Matos também lamentou as ausências forçadas de atletas nucleares como Vera Barbosa, Francis Obikwelu e Carlos Nascimento, todos por lesão, embora considerasse a vitória do Benfica, no setor masculino, como natural. ”De certa maneira a diferença de pontos no final era mais ou menos esperada”, disse relativamente ao setor masculino, realçando uma nova vitória no setor feminino, apesar de esta já ser esperada. No entanto ”ainda bem que existiram surpresas”, falou Abreu Matos relativamente a alguns resultados diferentes do esperado, que vieram, nas suas palavras, dar mais vida à competição.

Sporting

JORGE VIEIRA ADMITE MUDANÇAS NO MODELO DO NACIONAL DE CLUBES

Há vários anos que uma parte da comunidade sugere uma mudança no modelo organizativo do Nacional de Clubes. Hoje, Jorge Vieira assumiu que essas alterações poderão fazer-se sentir já na próxima época, ainda sem divulgar o modelo em reflexão: ”Temos analisado o modelo para o Nacional de Clubes. Preocupa-me ter a disputa da III divisão longe”. Ao longo do fim-de-semana o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, que assumiu esse papel pela primeira vez neste evento, esteve atento ao desenrolar das competições no Estádio Universitário de Lisboa.

RESULTADOS (I Divisão)

Masculinos :

200 – David Lima (Sporting CP) – 21,14 (v. +2.1)
800 – Miguel Moreira (SL Benfica) – 1.52,54
3000 – Rui Pinto (SL Benfica) – 8.07,73
3000 Obst. - Alberto Paulo (SL Benfica) – 8.44,89
110 Barr. – Rasul Dabó (SL Benfica) – 13,78
400 Barr. – Ricardo Lima (Sporting CP) – 50,96
Altura – Paulo Conceição (SL Benfica) – 2.12
Triplo – Nelson Évora (SL Benfica) – 16.68 (v. +1.9)
Martelo – Dário Manso (Sporting CP) – 66.37
Disco – Jorge Grave (SL Benfica) – 57.28
4x400 – Sporting CP – 3.13,22
COLETIVO : SLB (158), SCP (151), JV (98), GS-RC (93) , CAS(77), GAF (69), GRECAS (63), ADRAP (43)

Femininos :
200 – Carla Tavares (Sporting CP) – 24,30 (v. +1.6)
800 – Sandra Teixeira (Sporting CP) – 2.07,74
3000 – Doroteia Peixoto (Sporting CP) – 10.03,01
100 Barr. – Eva Vital (SL Benfica) – 13,44
400 Barr. – Nádia Gaspar (SL Benfica) – 59,78
Vara – Cátia Pereira (JOMA) – 4.00
Triplo – Patrícia Mamona (Sporting CP) – 13.37
Peso – Irina Rodrigues (Sporting CP) – 14.07
Dardo – Sílvia Cruz (Sporting CP) – 55.12
4x400 - Sporting CP – 3.40,92
COLETIVO : SCP (162), SLB (143), JV (104), JOMA (79), ACRSD (72),GRECAS(68), GCAD (67), GDE (56)

RESULTADOS (II Divisão)

Masculinos :

200 – Eduardo Sá (CCD Ribeirão) – 22,46
800 – Tiago Silva (NA Cucujães) – 1.57,24
110 Barr – Rodrigo Dionísio (GD Estreito) – 15,06
400 Barr – Gracelino Barbosa (ACR Senhora Desterro) – 55,00
3000 – Hugo Almeida (CC São João da Madeira) – 8.11,41
3000 m Obstáculos – Artur Rodrigues (NA Cucujães) – 9.20,96
Altura – Tiago Costa (CCD Ribeirão) – 2.06
Triplo – Iuri Santos (CA Baixa Banheira) – 15.29
Martelo – Pedro Capela (CA Baixa Banheira) – 58,56
Disco – Paulo Pereira (CC São João Madeira) – 44.35
4x400 – AA Pinhalnovense – 3.26,47
COLETIVO : CCSJM (112), ACRSD (102), NAC (97), CABB (90), CCDR (88), GDE (86), AAPL (85), AJS (77)

Femininos :
200 – Daniela França (Maia AC) – 25,90
800 – Patrícia Caldas (SC Braga) – 2.21,10
3000 – Madalena Carriço (CS Marítimo) – 10.15,32
100 Barr – Valdénia Carvalho (GR Quinta Lomba) – 15,10
400 Barr – Graciela Martins (GR Quinta Lomba) – 62,71
Vara – Januária Pereira (A. Jardim Serra) – 3.22
Triplo – Lecabela Quaresma (GR Quinta Lomba) – 12.71
Peso – Cristiana Campos (Gira Sol) - 12.01
Dardo – Cristina Ferreira (A. Jardim Serra) – 40.61
4x400 – GR Quinta Lomba – 4.04,29
COLETIVO : GRQL (112.5), GS-RC (112), MAC (101.5), AJS (95), SCB (88), CSM (76), ESCMOV (69), ADREP (65)

RESULTADOS (III Divisão)

Masculinos :

200 – Edgar Baptista (Escola do Movimento) – 22,69 (v.+3.7)
800 – Francisco Rodrigues (SC Braga) – 1.55,32
110 Barr – Pedro P. Silva (SC Braga) – 15,51 (v. +4.5)
400 Barr – Joaquim Moreira (CD Póvoa) – 57,58
3000 – Paulo Rosário (SC Braga) – 8.38,09
3000 m Obstáculos – Márcio Azevedo (CO Desportivo) – 9.31,17
Altura – Oscar Vilaça (Escola do Movimento) – 1.83
Triplo – Rafael Vilas Boas (SC Braga) – 14.68 (v. +4.0)
Martelo – André Oliveira (Escola do Movimento) – 38,60
Disco – Pedro Faria (CD Póvoa) – 43.01
4x400 – Escola do Movimento – 3.30,97
COLETIVO : SCB (116), ESCMOV (115), GCAD (102), CDP (101), ACDRA (95), COD (94), ACV (92)

Femininos :
200 – Joana Vitorino (CA Salesianos Manique) – 25,72
800 – Sara Inácio (JD Neves) – 2.20,99
3000 – Solange Fernandes(CA Salesianos Manique) – 11.00,55
100 Barr – Teresa Mestre (GD Diana) – 15,44 (v.+2.8)
400 Barr – Carina Rodrigues (CO Pechão) – 70,61
Vara – Ana Patrícia Silva (CA Marinha Grande) – 2.92
Triplo – Ana Filipa Silva (CA Marinha Grande) – 11.28 (v. +2.4)
Peso –Catarina Abreu (JD Neves) – 9.95
Dardo – Elsa Patriarca (JD Neves) – 31.00
4x400 – CS Gaia – 4.24,41
COLETIVO : COP (114), CAMG (104), CASM (101), GDD (98), ACV (89), JDN (80), CSGAIA (80), CDQ (53)

SL Benfica

Nelson Évora

Ricardo Lima

Cátia Pereira

Enviado Especial: Edgar Barreira (texto e fotos)

| Mais


Comentarios (8)add feed
e... : Frankie
E o Sporting também ficou mais perto do Benfica em masculinos em relaçao ao ano passado smilies/undecided.gif
Junho 09, 2013
... : Jorge Gil
Nem uma palavra para as restantes 12 equipas da 1ª divisão...

Junho 10, 2013
Noticia desenvolvida : Edgar Barreira
Caro Jorge,

a notícia estava em desenvolvimento (conforme indicado).
Junho 10, 2013
... : Jorge
Tambem foi pena o ricardo jaquite ter feito aqueles nulos porque no meu ver ele conseguia fazer frente ao nelson evora
Junho 10, 2013
Europeus sub-23 : MiguelF
Então, passados os nacionais creio que são estes os atletas sub-23 com mínimos para o europeu:
Rui Pinto-5000 m
Samuel Remédios-110 m b
Paulo Conceição e Tiago Pereira-Altura
Ruben Miranda-Vara
Francisco Belo-Peso
Tiago Aperta-Dardo
Eva Vital-100 m b
Andreia Crespo-400 m b
Marta Onofre-Vara
Irina Rodrigues-Disco
smilies/grin.gifaniela Cardoso e Nádia Cancela- marcha

smilies/grin.gife notar que faltam aqui atletas como Emanuel Rolim, Miguel Moreira, Diogo Antunes, Bruno Fernandes etc...

Saudações atléticas
Junho 10, 2013
Europeu de juniores : MiguelF
Mais os juniores com mínimo.
José Lopes-100m
Xavier Mendes-100m
Luis Neves-200m
Vitor Santos-400m
Paulo Rosário-10.000m
Icaro Miranda-Vara
Miguel Carvalho-marcha
Cátia Azevedo-400m
Vera Fernandes-100 m b
smilies/grin.gifiana Almeida-3000 obst
Teresa Carvalho-Comprimento
Juliana Pereira-Disco
Filipa Ferreira e Mara Ribeiro-marcha

smilies/grin.gife notar que famtam atletas como Carlos Nascimento, Fábio Weber, Guilherme Pinto, Ana Oliveira etc...

Saudações atléticas
Junho 10, 2013
Quem ganhou a II Div masculina? : Atleta Atento
Não me parece que tenha sido o CASeia, que ficou em 5º lugar na I Divisão
Junho 11, 2013
Merecerá a pena? : Luis Bernardo
Para a próxima época o Nacional de clubes devia apenas ser disputado entre Benfica e Sporting pois os outros clubes são apenas pequenos objetos de decoração, aos quais jornais em papel, digitais e outros mafiosos da comunicação social, nada ligam. É assim que pretendem apoiar alguma coisa? Quem é a empresa que quer apoiar se no final de uma 1ª divisão, não há o mínimo retorno de divulgação. Era altura dos outros clubes se reunirem e deixá-los a falar sozinhos.
Junho 11, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2