Benfica e Sporting lideram Nacional

Sábado, 08 Junho 2013
Benfica e Sporting lideram Nacional

Naide Gomes cedeu e constituiu a surpresa do dia.

Este primeiro dia do Nacional de Clubes não foi propício para grandes surpresas e os resultados acabaram por cair na normalidade. (atualização) 

Esteve amena a temperatura e estiveram amenos os resultados, numa primeira jornada onde a emoção foi menos intensa do que eventualmente se esperasse. O vento foi o grande inimigo das marcas alcançadas, principalmente nas provas de velocidade e de saltos, invalidando alguns registos interessantes.

TERESA CARVALHO FOI A APRENDIZ QUE ULTRAPASSOU A SUA REFERÊNCIA

Um dos destaques do dia foi a benfiquista Teresa Carvalho, na prova de salto em comprimento. A jovem saltadora voltou a estar estável acima dos 6 metros e os 6.17 metros ventosos foram suficientes para a vitória. Os 6.10 metros regulamentares, acima dos mínimos europeus, constituem o novo recorde pessoal desta atleta, que reagiu com surpresa ao pensamento sobre uma eventual convocatória para o Europeu de Nações: ”o Europeu de Nações?! Nem consigo pensar nisso, o meu objetivo é o Europeu de Juniores”. Mas logo a seguir, a derrotada do dia, Naide Gomes, abria a porta das disputas pela presença de Portugal no salto em comprimento: “Não estou a pensar no Europeu de Nações, mas participo se me convocarem”. Hoje Naide Gomes começou o concurso com dois nulos, não arriscando ao terceiro ensaio, para apenas pontuar, com irreconhecíveis 5.94 metros. Com um terceiro nulo e com Evelise Viega (Juv. Vidigalense) a chegar aos 6.08 metros, Naide acabaria relegada para o terceiro lugar, numa derrota inédita nos últimos anos, considerando só os eventos nacionais.

No salto em altura, Liliana Vieira (Benfica) não precisou mais do que três saltos para vencer com 1.74 metro, mas com a atleta a prescindir da altura seguinte, evidenciando alguns problemas físicos, o que pode levar a que Marisa Anselmo (Sporting), segunda classificada com 1.71 metro, possa até ser convocada para estágio. Nos 400 metros a luta na frente aconteceu entre duas juniores, com Cátia Azevedo (Sporting) a ser a mais rápida, com 54,53 segundos, uma diferença de mais de três segundos para a benfiquista Neuza Reis (57,70), atleta que conseguiu escapar à veterana Susana Estriga (JOMA). A diferença foi também grande no lançamento do disco, com Irina Rodrigues (Sporting) a vencer com 54.66 metros, praticamente 10 metros mais longe que a júnior Juliana Pereira (Juv. Vidigalense). A prova dos 100 metros era uma das que mais interesse tinha, tendo em vista o Europeu de Nações deste ano. Venceu Andreia Felisberto (Sporting), numa prova onde uma das favoritas, Rute Limpo (JOMA), cometeu uma falsa partida que comprometeu a sua observação técnica e a sua equipa. Susana Santos deu aqui boa resposta, com 12,08 segundos, oito centésimos mais lenta que Felisberto, numa corrida afetada pelo vento anti-regulamentar.

Teresa Carvalho

No final da jornada de hoje disputaram-se os 5000 metros, com Carla Salomé Rocha (Sporting) a destacar-se desde o início da corrida para um ritmo muito mais acelerado que as suas adversárias. Com o tempo de 16.06,54 minutos a fundista leonina ficou bastante destacada das suas adversárias, com Marta Martins (Juv. Vidigalense) a ser a segunda classificada. Nos 3000 metros obstáculos Clarisse Cruz (Sporting) voltou a vencer, mais lenta do que há duas semanas na Taça dos Clubes Campeões Europeus, hoje com 10.11,85 minutos. Atrás de si levou duas jovens que sairam com bons resultados individuais: a sub-23 Catarina Carvalho (10.37,36) e a junior Diana Almeida (10.37,61). Nos 3000 metros marcha voltou a vencer Vera Santos (Sporting), que foi mais rápida que em 2012, concluindo com 12.50,23 minutos.

VELOCIDADE FOI ONDE A EMOÇÃO MAIS SE SENTIU…ALÉM DO REGRESSO DE LUÍS ALMEIDA

Nas contas entre Benfica e Sporting foi o setor da velocidade que mais emoção trouxe. Logo nos 100 metros a disputa revelou-se desvantajosa para o Sporting, que representado com David Lima, com Francis Obikwelu e Carlos Nascimento a ver a prova da bancada, viu o ex-leonino Pedro Bernardo (Juv. Vidigalense) chegar ao segundo lugar, quatro centésimos mais rápido que Lima, em prova vencida pelo benfiquista Ricardo Monteiro (10,40), com vento anti-regulamentar. Mais tarde voltaria a ser a Juventude Vidigalense a assustar na disputa entre os dois grandes, mas a quebra de Arnaldo Abrantes (Benfica) acabou remediada em cima da linha de meta, com o benfiquista a chegar dois centésimos mais rápido que Pedro Fontes (Juv. Vidigalense). Aqui foi o Sporting a triunfar, com a presença de Victor Santos, em 47,52 segundos. ” Foi uma corrida forte. Pensava correr em 48 segundos”, disse Victor Santos no final, contente com a vitória e a desejar a vitória do Sporting, mas também a sua convocatória para o Europeu de Nações. Também o salto em comprimento teve intromissão da Juventude Vidigalense, que colocou o júnior Miguel Marques entre o vencedor Marcos Chuva (Benfica) e o terceiro classificado Gaspar Araújo (Sporting).

Luís Almeida

O outro destaque desta tarde de competições ocorreu na prova de lançamento do dardo, prova onde o favorito Tiago Aperta (Benfica) não renovou a vitória de há um ano e acabou abaixo dos 70 metros, com 69,83 metros. E esta marca foi surpreendida com o terceiro ensaio de Luís Almeida (Sporting), que chegou aos 70.72 metros e que somou a pontuação máxima para as aspirações do Sporting, que aqui arrecadou uma vitória à partida improvável.

Foi também interessante a luta nos 5000 metros marcha, com Sérgio Vieira (Benfica) e João Vieira (Sporting) a lutarem por uma vitória que foi mais rápida do que se previa. João Vieira voltou, assim, a vencer e mais rápido que há um ano atrás, com 19.42,34 minutos, chegando o seu irmão Sérgio na posição seguinte, com 19.46,77 minutos. Nos 5000 metros a disputa foi entre dois “Rui Silva”, com Rui Silva a fazer regressar o Sporting às vitórias nesta disciplina, depois de há um ano o Benfica ter conquistado essa vitória através de Rui Pinto. Hoje Rui Pedro Silva foi o representante do Benfica e com 14.22,20 minutos ficou a menos de três segundos do sportinguista. Hélio Gomes (Benfica) venceu a controlar o ritmo perante João Brás (Sporting), nos 1500 metros, após 3.48,35 minutos. Edi Maia (Sporting) voltou a ser o vencedor, depois de recentemente ter chegado ao recorde nacional do salto com vara, hoje com 5.30 metros, mais dez centímetros que Diogo Ferreira (Benfica). Marco Fortes (Benfica) também foi o natural vencedor, no lançamento do peso, mas hoje com menos competitivos 18.97 metros.

CLASSIFICAÇÕES COLETIVAS INTERESSANTES AO FIM DA 1ª JORNADA

Por razões naturais a I divisão transmite sempre mais emoção entre o interesse da disputa coletiva. Se no setor feminino a vitória parece novamente entregue ao Sporting, que tal como previsto vê o Benfica mais próximo, o setor masculino fará depender a vitória de uma das duas equipas em três eventos-chave, onde a dúvida do desfecho é maior: salto em altura, 400 metros barreiras e 4x400 metros. Nos restantes sete eventos o Benfica parece ter a possibilidade de mais uma vitória que o Sporting, o que a juntar aos dois pontos de vantagem que conquistou hoje, deverão permitir acautelar algum deslize durante os eventos de amanhã. Ainda assim, relativamente ao ano passado, a aproximação do Sporting é nítida e poderá fazer tremer o campeão nacional amanhã. Tanto no género masculino, como no feminino, a Juventude Vidigalense ocupa o terceiro lugar. Se no setor masculino a vantagem sobre o Gira Sol é de "somente" seis pontos, no setor feminino o terceiro lugar parece estar consolidado, com 19 pontos de vantagem sobre a ACR Senhora do Desterro.

Na 2ª divisão existiram alguns resultados interessantes. Foram os casos de António Silva (14.25,14 minutos nos 5000 metros), Décio Faria (4.60 metros no salto com vara), Daniela França (12,37 segundos nos 100 metros) e de Cláudia Rodrigues (1.65 metro no salto em altura). Coletivamente o setor masculino é liderado pelo CC São João da Madeira, com quatro ponto de vantagem sobre a ACR Senhora do Desterro. Mais folgada segue a vantagem da liderança feminina, na mão do Gira Sol, que leva oito pontos de vantagem sobre a segunda equipa classificada.

Décio Faria

Na pista de Abrantes está a disputar-se a 3ª divisão, com alguns resultados individuais de realce. Ivo Vital (10,89 segundos nos 100 metros), Francisco Cordoeiro (7.16 metros no salto em comprimento), Luís Melo (15.62 metros no lançamento do peso), Joana Vitorino (12,22 segundos nos 100 metros) e Filipa Ferreira (14.56,31 minutos nos 3000 metros marcha) conquistaram os resultados mais expressivos. Este ano sem Carlos Nascimento, a Escola do Movimento lidera o setor masculino com três pontos de vantagem sobre duas equipas que seguem com 50 pontos: AC Vermoil e GCA Donas. Mas todas as restantes equipas seguem de perto esta luta muito dividida. O CO Pechão lidera o setor feminino, com quatro pontos de vantagem sobre o CA Marinha Grande, sendo provável que a disputa final pela vitória ocorra mesmo entre estas duas equipas.

RESULTADOS (I Divisão)

Masculinos :

100 – Ricardo Monteiro (SL Benfica) – 10,40 (v. +4.8)
400 – Vítor Santos (Sporting CP) – 47,52
1500 – Hélio Gomes (SL Benfica) – 3.48,35
5000 – Rui Silva (SL Benfica) – 14.19,38
Vara – Edi Maia (Sporting CP) – 5.30
Comprimento – Marcos Chuva (SL Benfica) – 7.61
Peso – Marco Fortes (SL Benfica) – 18.97
Dardo – Luís Almeida (Sporting CP) – 70.72
5000 m Marcha – João Vieira (Sporting CP) – 19.42,34
4x100 – SL Benfica (André Costa, Ricardo Monteiro, Diogo Antunes, Ancuiam Lopes) – 40,79
COLETIVO : SLB (75), SCP (73), JV (49), GS-RC (43) , GAF (38), CAS (37), GRECAS (24), ADRAP (17)

Femininos :
100 – Andreia Felisberto (Sporting CP) – 12,00 (v. +2.5)
400 – Cátia Azevedo (Sporting CP) – 54,53
1500 – Sandra Teixeira (Sporting CP) – 4.26,45
5000 – Carla Salomé Rocha (Sporting CP) – 16.06,54
3000 m Obstáculos – Clarisse Cruz (Sporting CP) – 10.11,85
Altura – Liliana Vieira (SL Benfica) – 1.74
Comprimento – Teresa Carvalho (SL Benfica) – 6.13 (v.+3.4)
Disco – Irina Rodrigues (Sporting CP) – 54.66
Martelo – Vânia Silva (Sporting CP) – 61.59
3000 m Marcha – Vera Santos (Sporting CP) – 12.50,23
4x100 – Sporting CP (Shaina Mags, Andreia Felisberto, Patrícia Mamona, Filipa Martins) – 46,58
COLETIVO : SCP (85), SLB (74), JV (60), ACRSD (41), GCAD (40), GRECAS (38), JOMA (29), GDE (27)


RESULTADOS (II Divisão)

Masculinos :

100 – António Brandão (CC São João da Madeira) – 10,72 (v. +2.6)
400 – Gracelino Barbosa (ACR Senhora do Desterro) – 49,36
1500 – Hugo Almeida (CC São João da Madeira) – 4.00,35
5000 – António Silva (ACR Senhora do Desterro) – 14.25,14
Vara – Décio Faria (A. Jardim Serra) – 4.60
Comprimento – Ivan Martins (CA Baixa Banheira) – 7.17 (v. +4.5
Peso – Marçal Rodrigues (GD Estreito) – 14.66
Dardo – Mário Marques (CC São João da Madeira) – 54.83
5000 m Marcha – Augusto Cardoso (ACR Senhora Desterro) – 23.14,78
4x100 – CCD Ribeirão (Sérgio Silva, Raúl Veloso, José Salgado, Eduardo Sá)– 43,22
COLETIVO : CCSJM (56), ACRSD (52), NAC (47), CABB (45), CCDR (42), GDE (37), AAPL (36), AJS (33)

Femininos :
100 – Daniela França (Maia AC) – 12,37 (v. +1.3)
400 – Graciela Martins (GR Quinta da Lomba) – 58,27
1500 – Patrícia Caldas (SC Braga) – 4.38,70
5000 – Madalena Carriço (CS Marítimo) – 17.23,40
3000 m Obstáculos – Joana Soares (A. Jardim Serra) – 11.24,04
Altura – Cláudia Rodrigues (Gira Sol) – 1.65
Comprimento – Liliane Amaro (GR Quinta Lomba) – 5.33 (v. +4.2)
Disco – Margarida Ferreira (ADRE Palhaça) – 35.66
Martelo – Andreia Venade (Gira Sol) – 45.45
3000 m Marcha – Sandra Silva (Gira Sol) – 14.12,54
4x100 – Maia AC (Sofia Lascasas, Inês Aires, Diana Oliveira, Daniela França) – 49,08
COLETIVO : GS-RC (63), GRQL (55), MAC (55), SCB (50), AJS (41), ADREP (40), CSM (32), ESCMOV (32)

RESULTADOS (III Divisão)

Masculinos :

100 – Ivo Vital (ACDR Arneirense) – 10,89 (v. +0.8)
400 – Muller Santos (GCA Donas) – 50,43
1500 – Wilson Conniott (AC Vermoil) – 4.09,94
5000 – Paulo Rosário (SC Braga) – 15.56,73
Vara – Diogo Costa (Escola do Movimento) – 4.08
Comprimento – Francisco Cordoeiro (Escola do Movimento) – 7.16
Peso – Luís Melo (CO Desportivo) – 15.62
Dardo – Ruben Ventura (CO Desportivo) – 53.44
5000 m Marcha –Cristiano António (AC Vermoil) – 24.18,55
4x100 – ACDR Arneirense (Ivo Vital, Rafael Correia, Alexandre Cardeira, Pedro Fernando)– 43,41
COLETIVO : ESCMOV (53), ACV (50), GCAD (50), SCB (48), ACDRA (46), CDP (45), COD (42)

Femininos :
100 – Joana Vitorino (CA Salesianos Manique) – 12,22 (v. +1.9)
400 –Sara Inácio (JD Neves) – 61,59
1500 – Ana Cabecinha (CO Pechão) – 4.48,98
5000 – Cátia Guerreiro (CO Pechão) – 20.26,15
3000 m Obstáculos – Cátia Guerreiro (CO Pechão) – 12.57,99
Altura – Andreia Monteiro (CA Marinha Grande)– 1.50
Comprimento – Soraya Betuncal (CA Salesianos Manique) – 5.21 (v. +2.0)
Disco – Vanessa Pedrosa (CS Gaia) – 30.84
Martelo – Catarina Abreu (JD Neves) – 38.81
3000 m Marcha – Filipa Ferreira (CO Pechão) – 14.56,31
4x100 – CA Salesianos Manique (Sténia Betuncal, Soraya Betuncal, Marisa Luz, Joana Vitorino) – 50,23
COLETIVO : COP (63), CAMG (59), GDD (52), CASM (51), ACV (40), CSGAIA (37), JDN (35), CDQ (28)


Victor Santos

Ricardo Monteiro

Diana Almeida

Enviado Especial: Edgar Barreira (texto e fotos)

| Mais


Comentarios (1)add feed
... : ...
a prova de comprimento feminino foi uma palhaçada.
Junho 11, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2