Roma foi um meeting de surpresas

Sexta, 07 Junho 2013
Roma foi um meeting de surpresas

Bolt foi vencido por Justin Gatlin.

A Liga Diamante passou ontem pela capital italiana, com três máximos mundiais do ano e algumas interessantes surpresas. Marco Fortes esteve na prova de lançamento do peso. 

O meeting de Roma é sempre uma competição de referência no contexto mundial e não o deixou de ser neste ano. Não deixará de ser curioso o facto de nenhum dos atletas que compunham a imagem promocional (ver ao fundo da noticia) do evento ter chegado ao destaque. Os saltadores italianos não chegaram ao destaque, com a ausência de Fabrizio Donato, com a participação modesta da jovem Alessia Trost (9ª no salto em altura) e ainda com Daniele Greco no triplo salto, neste caso com quatro centímetros a separarem-no da vitória no triplo salto, que ficou na mão do norte-americano Christian Taylor, mas à frente do regressado Teddy Tamgho. Quanto ao que resta da fotografia, o “rei” Usain Bolt falhou a vitória, pela quarta vez nos últimos cinco anos, se contabilizadas as suas provas de 100 metros. Se em 2008 e em 2010 as derrotas aconteceram no meeting de Estocolmo, e em 2012 no campeonato jamaicano, desta vez Bolt concedeu a vitória mais cedo do que tem sido habitual, depois de uma partida que o próprio considerou fantástica. Na segunda metade da reta foi o norte-americano Justin Gatlin o “rei” e daqui saiu uma vitória em 9,94 segundos, um centésimo mais rápido que o jamaicano, que ficou perplexo com a chegada de Gatlin. Já no anterior meeting (em Eugene) a vitória havia sido de Gatlin, que se candidata fortemente à vitória da Liga Diamante.

Também o francês Renaud Lavillenie foi surpreendido no salto com vara, mais por ineficácia própria, mas também pelo mérito do alemão Raphael Holzdeppe que chegou ao recorde pessoal (5.91 metros) para conquistar os seis pontos. Ficou assim a três centímetros do recorde de meeting que pertence ainda ao lendário Sergey Bubka e ficou a quatro centímetros da liderança mundial de Lavillenie. Nos 200 metros femininos a norte-americana Allyson Felix não teve argumentos para impedir a vitória de Murielle Ahoure (Costa do Marfim), que correu em 22,36 segundos, um novo recorde nacional. Acabaria por não ficar longe do recorde de meeting, que está na posse de Marion Jones (22,19) e ficou somente a cinco centésimos da melhor marca do ano.

Caíram, ainda assim, três máximos mundiais do ano, numa altura da época em que as marcas começam a ficar cada vez mais difíceis de bater, tantos têm sido os meetings disputados em todo o Mundo. Sem a presença do especialista queniano David Rudisha, foi o etíope Mohammed Aman a triunfar, com 1.43,61 minuto, melhorando 26 centésimos ao melhor registo do ano, que estava na posse de Rudisha. O francês Pierre-Ambroise Bosse destacou-se ao chegar trinta centésimos depois e a mostrar-se como um candidato à vitória no próximo Europeu das Nações. Na prova dos 5000 metros três atletas baixaram pela primeira vez este ano dos 13 minutos, com a vitória a pertencer ao etíope Yenew Alamirew (12.54.94 minutos), mesmo na presença do anterior líder mundial, o queniano Edwin Soi (ontem 5º classificado). Quem continua a dominar os 400 metros é a atleta Amantle Montsho, que ontem retirou um centésimo ao seu máximo mundial, vencendo em 49,87 segundos, apesar de uma forte oposição da norte-americana Francena Mc Corory, que chegou em recorde pessoal (50,05).

MARCO FORTES FOI ÚLTIMO NUM CONCURSO RECHEADO DE ESTRELAS ADORMECIDAS

O lançamento do peso foi, ontem, uma prova cujos resultados estiveram longe do melhor, assim como o concurso não foi de feição para o português Marco Fortes. Com 11 atletas presentes, mais do que tem sido habitual em provas da Liga Diamante, ficaram de fora dos três ensaios finais o português Marco Fortes, o polaco Tomasz Majewski e o espanhol Borjas Vivas. Para Fortes o concurso começou a 19.35 metros, mais daí para a frente iria piorar para 19.25 metros e depois para 19.02 metros, ainda assim o melhor da época de Fortes ao Ar Livre. Mas o concurso não foi bom também para outros lançadores. David Storl (Alemanha) foi o vencedor com 20.70 metros, mas sem ser o alemão e o norte-americano Cory Martin (20.54), todos os restantes estiveram abaixo dos 20.50 metros.

RESULTADOS:

Vencedores masculinos:

100 – Justin Gatlin (EUA) – 9,94
800 – Mohammed Aman (Etiópia) – 1.43,61
5000 – Yenew Alamirew (Etiópia) – 12.54,95
400 m Barreiras – Johnny Dutch (EUA) – 48,31
Vara – Raphael Holzdeppe (Alemanha) – 5.91
Triplo – Christian Taylor (EUA) – 17.08
Peso – David Storl (Alemanha) – 20.70

Vencedores femininos:
200 – Murielle Ahoure (Costa do Marfim) – 22,36
400 – Amantle Montsho (Botswana) – 49,87
1500 – Abeba Aregawi (Suécia) – 4.00,23
3000 m Obstáculos – Milcah Chemos (Quénia) – 9.16,14
100 m Barreiras – Dawn Harper-Nelson (EUA) – 12,65
Altura – Anna Chicherova (Rússia) e Svetlana Shkolina (Rússia) – 1.98
Comprimento – Brittney Reese (EUA) – 6.99
Disco – Sandra Perkovic (Croácia) – 68.25
Dardo – Christina Obergfoll (Alemanha) – 66.45

Meeting de Roma

Nota de autor: A nacionalidade da atleta Murielle Ahoure foi corrigida para Costa do Marfim

| Mais


Comentarios (1)add feed
... : ...
Murielle Ahoure (Ilhas Virgem)?? Não acertam uma
Junho 07, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2