Allyson Felix com máximo nos 150 metros

Quinta, 30 Maio 2013
Allyson Felix com máximo nos 150 metros

Great Manchester Games voltaram a cativar.

Desde o passado fim-de-semana algumas disciplinas viram mais incrementos nas marcas alcançadas, num aquecer de “motores” para o trimestre mais forte do ano. 

Centenas de provas de pistas têm-se disputado em todo o Mundo ao longo dos últimos dias, desde o nível regional ao nível internacional, numa tendência mundial para a preparação dos grandes eventos internacionais do ano.

No passado fim-de-semana um dos eventos mais importantes disputou-se fora dos estádios, numa pista montada só para o efeito da realização dos designados Great Manchester Games, numa longa reta de tartan montada na cidade. Neste evento Allyson Felix (EUA) foi o principal destaque, ao fazer o melhor registo de sempre nos 150 metros (em reta), com o tempo de 16,36 segundos, depois de passar aos 100 metros com 11,06 segundos. Na prova masculina a vitória pertenceu ao francês Christophe Lemaitre, com 14,90 segundos, numa passagem aos 100 metros em 10,22 segundos, embora tivesse sido Kim Collins a passar mais rápido ao hectómetro, com 10,00 segundos. Kim Collins foi inclusivamente mais rápido que apenas nos 100 metros, tal como Felix foi mais rápida que a vencedora da prova dos 100 metros.

Com barreiras, triunfaram Hansle Parchment (Jamaica) e L.J. Van Zyl (África do Sul), nas provas de 110 e 200 metros barreiras, respetivamente. Do lado feminino as vitórias nas mesmas provas foram, respetivamente, alcançadas por Dawn Harper (EUA) e Perri Shakes-Drayton (Grã-Bretanha). Nos saltos as vitórias pertenceram ao alemão Malte Moht (salto com vara), com o bom registo de 5.80 metros e do britânico Greg Rutherford (salto em comprimento), com curtos 7.99 metros.

Na prova de estrada, de 10 quilómetros, Tirunesh Dibaba (Etiópia) chegou ao máximo mundial do ano, ao cruzar a meta em 30.49 minutos, marca que é também o seu recorde pessoal e o sexto melhor tempo de sempre, de uma lista que é liderada pela britânica Paula Radcliffe desde 2003, com 30.21 minutos. A prova masculina foi ganha pelo ugandês Moses Kipsiro (27.52 minutos), apenas um segundo melhor que o queniano Wilson Kiprotich. A cidade de Manchestes não contou com qualquer atleta português.

EUROPA CONTOU COM VÁRIOS MEETINGS, UM DELES DO CIRCUITO DA EAA...MAS SEM PORTUGUESES

Pertencente ao circuito europeu, o Meeting de Turnov realizou-se na passada terça-feira na República Checa, apesar de o meeting ser de caráter mais nacional do que internacional. Desta forma poucos resultados de valia saltaram à vista, com exceção do melhor registo mundial do ano da prova não oficial dos 300 metros. Aqui o checo Pavel Maslák, em preparação para outras distâncias, foi o mais rápido, com o tempo de 32,34 segundos, cerca de quatro segundos melhores que o segundo classificado. Outra marca de assinalar ocorreu no salto com vara, com a vitória do checo Jan Kudlicka, que chegou a 5.61 metros. No lado feminino a checa Zuzana Hejnová começou bem a sua época de Verão, com 52,18 segundos aos 400 metros planos, um novo recorde pessoal.

Na Alemanha decorreu o Meeting de Halle, com participações internacionais de peso e onde caiu mais um máximo mundial do ano. Desta feita ocorreu para Dilshod Nazarov, que foi o primeiro do ano a ultrapassar os 80 metros, para chegar aos 80.71 metros, muito distante de qualquer concorrente. Nesta prova assistiu-se ao melhor da época do alemão David Storl, no lançamento do peso, com 20.97 metros e o melhor de sempre de outro alemão, Christoph Harting, no lançamento do disco, com 64.99 metros. Ainda pouco conhecido, este atleta é irmão de Robert Harting, o conhecido lançador alemão. Também da Alemanha veio a vitória no lançamento do peso feminino, com Christina Schwanitz a lançar 19.84 metros, à frente da experiente Nadine Kleinert. As lançadoras alemãs Betty Heidler (martelo) e Linda Stahl (dardo) também venceram.

Também as provas combinadas têm tido alguns eventos e na Áustria realizou-se o Gotzis Hypo-Meeting, com duas vitórias do Canadá. Esta prova, que contou para o circuito mundial, teve como ponto alto a liderança mundial do ano de Brianne Theisen, com 6376 pontos, à frente da medalha de Bronze em Londres 2012, a russa Tatyana Chernova, que não foi além do 4º lugar, com 6284 pontos. Em masculinos triunfou Damian Warner, no seu melhor da época, com 8307 pontos, o terceiro registo mundial do ano. A próxima prova a contar para o circuito mundial das provas combinadas será realizada em paralelo com os campeonatos da região da Oceânia.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2