|
Pequim teve direito a duas lideranças mundiais.
Meeting de Pequim disputou-se ontem, com resultados que aproximam os melhores atletas mundiais dos grandes registos anuais.
Aproveitando a disputa do Meeting de Shangai alguns dias antes, a prova de Pequim voltou a levar ao estádio olímpico de 2008 muitos dos principais valores mundiais da modalidade. Nesse particular dois atletas conquistaram em Pequim máximos mundiais, no palco que dentro de dois anos acolherá o Mundial de Ar Livre: Anna Chicherova (salto em altura) e David Oliver (110 metros barreiras).
Quanto ao norte-americano Oliver foi o isolado vencedor nos 110 metros barreiras, correndo em 13,16 segundos, o seu melhor registo da época, que já se aproxima da sua melhor marca de 2012. O atleta bateu uma concorrência competitiva, composta num pódio com Dwight Thomas (13,44) e Jason Richardson (13,48).
Mas o principal destaque foi mesmo a russa Anna Chicherova, a primeira atleta do ano a ultrapassar os dois metros no salto em altura. Chicherova chegou aos 2.02 metros, mais sete centímetros que a sua mais direta adversária. Desde 2007 que a russa consegue acabar o seu ano acima dos 2 metro e esta foi apenas a segunda prova da época de Chicherova.
Aconteceram ainda outros resultados de destaque. Nos 100 metros Justin Gatlin (EUA) venceu em 9,91 segundos, enquanto a vitória nos 200 metros ficou para o quatrocentista LaShawn Merritt (20,40 segundos). No fundo masculino o destaque foi o queniano Kipsang Yego, que venceu isolado a prova dos 3000 metros obstáculos em 8.09,17 minutos. A dupla chinesa de Yu Wang (altura) e Jinzhe Li (comprimento) animou o público local, com vitórias de 2.33 e 8.31 metros, respetivamente. A velocidade feminina teve vitórias da nigeriana Blessing Okagbare (11,04 segundos aos 100 metros) e da norte-americana Allyson Felix (22,36 segundos aos 200 metros). Nos lançamentos foi Tatyana Lysenko a vencedora, com 73.12 metros no martelo, ela que agora viajará para Portugal para disputar a Taça dos Clubes Campeões Europeus no próximo fim-de-semana.
A próxima etapa do desafio mundial, o segundo circuito de meetings internacionais mais importantes na comunidade do atletismo, será disputada a 8 de junho em Hengelo (Holanda), seguido de um meeting em Rabat (Marrocos), um dia depois.
|