Um mínimo no Nacional de Provas Combinadas

Segunda, 20 Maio 2013
Um mínimo no Nacional de Provas Combinadas

Paulo Neto destacou-se entre os jovens.

O Nacional de Provas Combinadas de Juvenis e Juniores disputou-se este fim-de-semana no Estádio Universitário de Lisboa. 

Este ano a competição não teve a atribuição de títulos a séniores, dado que essa prova será integrada no Campeonato de Portugal, no final da época. Os escalões de juvenis e juniores tiveram, assim, o seu momento e entre a reduzida participação, destacou-se a qualidade de alguns resultados. No mesmo dia realizou-se noutra pista do distrito de Lisboa o Olímpico Jovem Regional, que terá sido uma das causas para que a prova não ganhasse mais expressão. Outro dos motivos, explicou-nos o técnico nacional da especialidade, foi a dificuldade económica de alguns clubes em fazerem deslocar os seus atletas a Lisboa para esta competição.

Em juvenis o principal resultado ocorreu através de Paulo Neto (ADRD Escapães), atleta que atingiu os 5614 pontos no Octatlo, mais 14 pontos que o mínimo imposto para o Mundial de Juvenis. Apesar de, ao abrigo da regra das provas combinadas, a marca ser anti-regulamentar, existe a esperança do registo do atleta contar como mínimo para o evento. O vento foi, aliás, um dos fatores negativos do evento, prejudicando a homologação de quase todas as marcas. Menos bem esteve a vencedora juvenil, Jéssica Barreira (Sporting) que acabou por abandonar na última prova do heptatlo, os 800 metros, ainda assim sem perder o título nacional. Os 4151 pontos superaram os 4067 pontos da segunda classificada, Margarida Cavaca (Donas).

Em juniores, dos três atletas presentes no setor masculino, só finalizaram dois, com uma vitória destacada de Ivan Santos (ADL Apelaçonenses) no Decatlo júnior, um atleta em ascensão e que com os 6490 pontos galvanizou a sua posição dentro da especialidade, entre os melhores de sempre no escalão. Joel Pereira (GA Fátima) classificou-se em segundo lugar com 5680 pontos e Davidson Borges (Benfica) cedo deixou a prova, depois de dois eventos abaixo dos 700 pontos. A disputa feminina foi interessante, entre as já habituais Rafaela Vitorino (Benfica) e Ana Oliveira (GA Fátima) na prova do heptatlo. E tudo se decidiu na última prova, com Rafaela Vitorino a ser mais forte e a finalizar em 2.17,11 minutos, contra os 2.32,01 minutos da atleta de Fátima, que perdeu o título nacional nos 800 metros. Com 5023 pontos, Ana Oliveira ficou a menos de uma centena de pontos do Europeu de Juniores.

Também se fizeram disputar provas no escalão sénior, embora com caráter extra-competição, não sendo atribuídos títulos nacionais. Tiago Marto e Samuel Remédios (GA Fátima) competiram a pensar já na Taça da Europa de Provas Combinadas, abdicando da presença em alguns eventos, logo ambos finalizando sem qualquer classificação final no Decatlo. Com Pedro Santos (CP Alcanena) lesionado, foi o seu irmão Carlos Santos a sair vencedor, com 6593 pontos. Próxima da marca de referência para a Taça da Europa, Cláudia Rodrigues (Gira Sol) foi a vencedora feminina, com 4954 pontos, uma vitória isolada das restantes cinco participantes, embora com duas desistências. Estas provas serviram como momento de observação para a Taça da Europa da especialidade que se realiza nos dias 29 e 30 de junho e onde Portugal assumirá o papel de participante na 2ª liga, que se disputa na Ribeira Brava (Madeira).

”Em termos globais foi uma competição bastante positiva”, concluiu José Dias ao Atleta-Digital, lamentando a fraca presença e algumas presenças mais apagadas de alguns atletas que estão em ascensão nas provas combinadas em Portugal.

RESULTADOS:

Juvenis Fem. – Heptatlo:

1. Jéssica Barreira (Sporting CP) – 4151
2. Margarida Cavaca (GCA Donas) – 4067
3. Rafaela Moutinho (Maia AC) – 4006

Juvenis Masc. – Octatlo:
1. Paulo Neto (ACRDE) – 5614
2. Pedro Ferreira (LAVRA) – 5455
3. Pedro Longo (Individual) – 5330

Juniores Fem. – Heptatlo:
1. Rafaela Vitorino (SL Benfica) – 5023
2. Ana Oliveira (GA Fátima) – 4818
3. Sara Silva (LAVRA) – 3455

Juniores Masc. – Decatlo:
1. Ivan Santos (ADL Apelaçonenses) – 6490
2. Joel Pereira (GA Fátima) – 5680

Seniores Fem – Heptatlo (Extra):
1. Cláudia Rodrigues (Gira Sol) – 4954
2. Daniela Ferreira (Juv. Vidigalense) – 3855
3. Valdénia Carvalho (GR Quinta da Lomba) – 3829

Seniores Masc – Decatlo (Extra):
1. Carlos Santos (CP Alcanena) – 6593
2. Henrique Marques (Gira Sol) - 5882


| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2