|
A prova mais bonita do mundo mas...polémica.
A Meia-Maratona do Douro Vinhateiro teve cerca de três milhares chegados, mas poucas caras sorridentes.
A EDP 8ª Meia Maratona Douro Vinhateiro decorreu hoje no Alto Douro Vinhateiro – Património Mundial da Humanidade, com um percurso entre Pinhão e o Peso da Régua. Intitulada como uma das mais belas corridas do Mundo, a verdade é que apenas a paisagem parece ter salvo a organização dado que as críticas chovem nas redes sociais devido à prova ter arrancado antes de todos os atletas terem tido transporte para a partida. Relembre-se que esta prova há três anos não teve abastecimentos intermédios para todos os participantes, o que levou na altura à desidratação de vários atletas, alguns deles hospitalizados. Para lá das críticas, alguns atletas portugueses com nível competitivo estiveram presentes e arrecadaram as medalhas da prova, apesar de desportivamente o evento também ter estado à margem de outras edições.
Após os 21 quilómetros, o primeiro atleta masculino a cortar a meta foi Nuno Costa, com 1:05.11 hora, marca que no historial do evento só foi melhor que a obtida no ano passado por Rui Pedro Silva. O ex-atleta do Maratona Clube de Portugal, já sem o equipamento laranja, acabou feliz pelo seu regresso aos eventos grandes: "tinha força para um bocadinho mais. Esta é a primeira vitória, depois de dois anos parado e estou muito feliz. Dedico esta vitoria aos meus colegas de treino, em especial ao meu treinador, o professor João Campos". Daniel Pinheiro (Maia AC), recente campeão nacional dos 10 mil metros, terminou no segundo posto com 1:06.14 hora. Já no terceiro lugar ficou Paulo Gomes (Benaventense), atleta internacional que na semana passada também foi terceiro na mesma distância em Cortegaça e que esta semana gastou 1:06.20 hora para completar os21 quilómetros.

Em femininos, a atleta Anália Rosa (Maratona CP) foi a mais rápida cortando a meta com 1:14.56 hora. A atleta referiu no final que "uma vitória é sempre boa, para mim em especial que já não ganhava uma prova há muito tempo”. A atleta confessou que a prova ”Foi muito sofrida”, também por falta de preparação específica. A experiente fundistas não deixou de se referir aos problemas organizativos que se fizeram sentir: "a nível de organização poderão mudar um bocadinho nos próximos anos porque a questão do autocarro dá sempre muita confusão por ser muita gente. Mas a prova é muito agradável e quero dar os parabéns sobretudo aos atletas amadores, que são eles que nos dão força". Já Doroteia Peixoto (Sporting) terminou no segundo posto, com 1:15.02 hora, enquanto Catarina Lima (Várzea) fechou o pódio após concluir o evento em 1:15.51 hora.
Esta prova contou ainda com a 8ª edição da Mini-Maratona (6 quilómetros) e uma prova destinada à competição em Cadeira de Rodas, também na distância de meia-maratona.
RESULTADOS:
Masculinos:
1. Nuno Costa (Individual) – 1:05.11
2. Daniel Pinheiro (Maia AC) – 1:06.14
3. Paulo Gomes (CUA Benaventense) – 1:06.20
4. Pedro Cruz (J.Cruz & irmãos) – 1:07.24
5. Luís Feiteira (RB Running) – 1:08.53
Femininos:
1. Anália Rosa (Maratona CP) – 1:14.56
2. Doroteia Peixoto (Sporting CP) – 1:15.02
3. Catarina Lima (UD Várzea) – 1:15.51
4. Rosa Madureira (FC Penafiel) – 1:19.58
5. Cátia Santos (Individual) – 1:20.08

Enviado Especial: Filipe Oliveira (fotos)
|