|
BES Run Sintra teve hoje a segunda prova.
A prova de hoje enfrentou duras subidas e condições atmosféricas adversas, ainda assim com mais de dois milhares de participantes à chegada a São Pedro de Penaferrim.
Foi de festa a prova de estrada que hoje se realizou em Sintra, com começo e final num dos locais mais emblemáticos do concelho. Mais de dois milhares de atletas terminaram um evento que pertence ao BES Run Challenge, um desafio que está a ser encarado com entusiasmo por parte do pelotão, mas também entre os atletas mais competitivos.
E disso foi prova hoje a chegada à linha de meta. Entre os ares felizes dos anónimos e as caras de esforço dos mais rápidos, o sonho da ida a Nova Iorque persiste. Isto porque ao final das três provas (a de hoje foi a segunda) três atletas masculinos e três atletas femininos garantem a passagem e presença na Maratona de Nova Iorque deste ano.
No setor masculino a luta fez-se entre dois atletas habituados à corrida em montanha. Pedro Rodrigues e Rui Muga, ambos do GC Bragança, juntaram forças para não terem concorrência na longa e perigosa descida até à linha de meta. Dos dois foi melhor Pedro Rodrigues, com 33.38 minutos, seguido de Rui Muga com 33.46 minutos. Com o resultado de hoje ambos saltaram para o pódio do Challenge, mas não o liderando, cabendo essa tarefa ainda ao vencedor de Cascais, Ricardo Vale. O sportinguista foi hoje terceiro classificado, a 24 segundos do vencedor, mas não perdeu a oportunidade de continuar primeiro dentro de um pódio que terá a oportunidade de correr em Nova Iorque. Com os resultados de hoje os três quase garantem a sua presença na prova norte-americana, dado que o quarto classificado, Bruno Cardoso, está já a mais de um minuto do pódio. No entanto fica a faltar uma prova que pode ainda mudar esta realidade...
Convidada como madrinha, Dulce Félix foi também a vencedora do dia de hoje, sem que a sua presença fizesse parte das contas da ida a Nova Iorque. Hoje ultrapassou a distância dos 10 quilómetros em 40.23 minutos, depois de uma primeira metade de prova relativamente lenta e que a colocavam atrás das melhores. E entre as melhores atletas esteve de novo Vera Nunes (Benfica), ela que depois do quarto lugar em Cascais, só batida pelas atletas convidadas, veio reforçar a sua liderança no Challenge. A atleta benfiquista correu hoje em 40.28 minutos, naturalmente mais lenta do que em Cascais, mas chegando com vantagem confortável para o despique do dia, entre Cláudia Pereira (Moinho de Vermoim) e Lúcia Pereira (Dragões do Vale de Vizela). As duas atletas protagonizaram um sprint perigoso, numa descida que fazia antever estragos, mas que felizmente permitiu desfazer as dúvidas, atribuindo-se o terceiro lugar de hoje a Cláudia Pereira. Ambas finalizaram em 40.42 minutos. Também no setor feminino, a não ser que algo de anormal ocorra, deve pertencer ao trio composto por Vera Nunes, Cláudia Pereira e Lúcia Pereira a oportunidade de competir na Maratona de Nova Iorque.
A próxima, e última, prova deste desafio realiza-se em Lisboa já no próximo dia 8 de junho, incluida nas festividades da cidade, que atribuem ao evento a designação habitual de “Corrida de Santo António.

RESULTADOS:
Masculinos:
1. Pedro Rodrigues (GC Bragança) – 33.38
2. Rui Muga (GC Bragança) – 33.46
3. Ricardo Vale (Sporting CP) – 34.02
4. Bruno Cardoso (GFD Running) – 34.26
5. António Sousa (C. Olímpico Oeiras) – 34.58
Femininos:
1. Dulce Félix (Maratona CP) – 40.23
2. Vera Nunes (SL Benfica) – 40.28
3. Cláudia Pereira (Moinho de Vermoim) – 40.42
4. Lúcia Pereira (Dragões do Vale de Vizela) – 40.42
5. Mónica Moreiras (Individual) – 42.24
Enviados Especiais: Edgar Barreira (texto), Joana Oliveira (fotos) e Marcelo Silva (fotos)
|