|
Hoje é o dia da cidade-natal do Atleta-Digital.
Por todo o mundo se comemora o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, também conhecido como Dia da Internet.
Nos dias que correm é quase impensável considerar o mundo sem Internet. Até os que pensam conseguir viver sem ela se esquecem de que a sua existência legal enquanto cidadãos pode ficar comprometida caso o tesouro dos “três www” decida desaparecer. Os computadores estão em toda a parte e, em toda a parte, estão ligados entre si. Comunicar a uma escala global está na fila de espera para entrar numa das necessidades básicas de um cidadão do século XXI.
A preocupação constante com esta arma à escala mundial faz sentido, no entanto, é de reconhecer que a Internet tem tentado, e conseguido em muitos casos, unir o que a guerra e o mar separou. Há dias fiz uma videochamada via Skype para a Austrália e não consegui deixar de me voltar a surpreender com este facto. Atravessar o mundo e conversar com uma atraso de décimos de segundo é algo como um super-poder da Humanidade. Contrariar distâncias, derrubar muros e ver mais além são algumas das possibilidades que a janelinha do navegador lá de casa nos oferece.
As vantagens e desvantagens têm sido discutidas exaustivamente, sem grandes possibilidades de avaliação rigorosa. Cá para nós, a Internet, como qualquer tesouro, tem de saber ser gerido, porque se o for, pode ser uma auto-estrada para o sucesso da Aldeia Global.
Esta data foi estabelecida em janeiro de 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) para promover a reflexão sobre as potencialidades das novas tecnologias de informação e comunicação na vida dos cidadãos.
Para o Atleta-Digital, este dia lembra-nos a oportunidade que temos de chegar a todos com as novidades das pistas e corta-matos, dos regionais, nacionais, europeus e mundiais. A Internet deu-nos a possibilidade de corrermos atrás do nosso sonho e nós aceitamos.
Nós, damos-te a possibilidade de saberes tudo sobre atletismo, à distância de um clique.
|