O circuito de meetings arranca hoje em Doha.
O Meeting de abertura da Liga Diamante de 2013 preparou-se para um grande espectáculo desportivo. Marco Fortes será único português em competição.
A presença de dez campeões olímpicos em Londres 2012 e 14 campeões mundiais em Daegu 2011 no Meeting do Doha (Qatar) promete uma excelente noite de atletismo. Deste grupo de campeões, o principal destaque vai para o atual recordista mundial dos 800 metros, David Rudisha. O queniano terá a sua primeira prova de 800 metros da época após ter provado que está cada vez mais rápido quando na última semana correu os 400 metros em impressionantes 45,15 segundos. Em Doha, Rudisha competirá contra o jovem etíope Mohammed Aman, o único atleta que foi capaz de lhe vencer nos últimos anos.
Christian Taylor (Triplo Salto), Tomasz Majewski (Lançamento do Peso), Nesta Carter (4x100m) e Keshorn Walcott (Lançamento do Dardo) são os outros Campeões Olímpicos em título presentes nas provas masculinas. Quem não poderá estar presente em Doha é Yohan Blake depois de se ter confirmado a lesão nos isquiotibiais que contraiu num meeting jamaicano em meados de abril e que o deixará de fora das próximas competições da Liga Diamante. O único português presente é Marco Fortes que este ano parece fazer uma aposta mais séria nos grandes meetings mundiais. Fortes competirá na prova de lançamento do peso contra alguns nomes fortes do panorama internacional.
No lado feminino, destaque para Allyson Felix. A norte-americana que venceu três medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres preferiu não correr a sua distância habitual, 200 metros, estando presente nos 400 metros, procurando a sua 11ª vitória em provas disputadas na capital do Qatar. A sua tarefa será dificultada pela campeã mundial da distância, Amantle Montsho, e pela campeã olímpica de 2008, Christine Ohuruogu.
As outras Campeãs de Londres que abrilhantarão a festa em Doha serão a jamaicana Shelly-Ann Fraser-Pryce nos 200 metros (também "fugindo" da sua distância de eleição), a norte-americana Brittney Reese no salto em comprimento e a croata Sandra Perkovic no lançamento do disco. Justin Gatlin (100), Asbel Kiprop (1500m), Genzebe Dibaba (1500m), Matthias de Zordo (Dardo), são outros nomes a ter em conta, assim como o jovem qatari Matez Barshim (Salto em Altura) e os três atletas norte-americanos dos 400m barreiras - Bershawn Jackson, Angelo Taylor e Michael Tinsley (vice-campeão olímpico).
|