As oito lideranças mundiais do ano

Segunda, 06 Maio 2013
As oito lideranças mundiais do ano

Tóquio e Kingston foram antecâmara de Doha.

Nos últimos dois dias, dois grandes meetings internacionais trouxeram oito lideranças mundiais do ano, entre Tóquio (Japão) e Kingston (Jamaica). 

O atletismo de pista ao mais alto nível internacional está de volta e as marcas alcançadas nestes dias colocaram as lideranças mundiais já a níveis de exigência para os principais meetings da época.

A prova em Kingston teve lugar no sábado e apesar da presença de muitos dos principais jamaicanos da atualidade, a ausência dos principais velocistas (Bolt, Blake e Powel) levou ao brilho do norte-americano Tyson Gay, que correu 9,86 segundos regulares, deixando o jamaicano Nesta Carter a 17 centésimos, na prova de 100 metros. Esta foi uma das cinco lideranças mundiais do ano alcançadas em solo jamaicano, que viu um atleta da casa chegar à liderança mundial do ano nos 200 metros, corridos em 20 segundos certos por Nickel Ahmeade. Outra das provas emotivas da noite aconteceu nos 110 metros barreiras, com três atletas separados por três centésimos, em prova ganha pelo norte-americano Antwon Hicks (13,25), que também registou máximo mundial. Também norte-americana, Dawn Harper foi a vencedora nos 100 metros barreiras, numa disputa aos centésimos contra a sua compatriota Queen Harrison. Os 12,62 segundos de Harper também constituíram máximo mundial. Por último, no lançamento do peso, outro norte-americano brilhou, trazendo o melhor registo do ano para difíceis 21,74 metros.

Com três lideranças mundiais do ano, a prova em Tóquio foi igualmente competitiva. Nos 3000 metros obstáculos o queniano Jairus Birech foi o mais rápido, com 8.15,26 minutos. O checo Lukas Melich também se destacou, na prova de lançamento do martelo, ao arremessar o engenho a 79 metros. A russa Anna Chicherova também já se mostrou na prova de salto em altura, que lhe permitiu chegar a 1.95 metros, neste caso ainda longe daquilo que pode ser alcançando neste ano, principalmente com o regresso de Blanka Vlasic.

A prova em Doha (Qatar) será o próximo grande meeting internacional, já a contar para a Liga Diamante, a realizar-se no final desta semana. Aí marcará presença o português Marco Fortes, na prova de lançamento do peso.

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2