Moscovo prepara-se para o maior evento do ano.
Aguarda-se recorde de participação nesta competição que deverá ficar muito aquém das grandes enchentes no estádio.
A Rússia prepara três grandes eventos entre este e o próximo ano : Mundial de Ar Livre, Universíadas e Jogos Olímpicos de Inverno. É neste cenário autenticamente desportivo que o Mundial de atletismo levará o melhor atletismo do Mundo até Moscovo, entre os dias 10 e 18 de agosto deste ano. E foi também este o cenário que levou que uma visita oficial da IAAF à cidade e às instalações tenha registado algumas notas negativas, principalmente tendo em conta a dificuldade na venda de bilhetes para o estádio de todas as emoções, o Estádio Luzhniki.
Mas estas dificuldades parecem não afetar aquilo que se aguarda que possa ser um grande espectáculo desportivo. Aguarda-se um recorde de participantes tendo já sido pré-inscritos mais de 2500 atletas, provenientes de 205 países. Recorde-se que o anterior recorde de países participantes estava fixado em 202, no Mundial de Sevilha, em 1999. Feitas as contas, a confirmarem-se os cerca de dois milhares de participantes, a diferença em relação ao Mundial de 1983, por exemplo, fixa-se num aumento de mais 40% de participantes.
Uma das tradições que regressa com o Mundial deste ano é o regresso das provas de marcha e maratona à pista do estádio principal, um hábito que se vinha perdendo nos últimos anos e que a organização moscovita pretende devolver à modalidade. A Organização já fez disputar o evento de teste relativo à prova de Maratona, com a disputa do Campeonato da Rússia da distância no passado dia 27. O percurso foi testado já em conformidade com que se pretenderá realizar durante o Mundial e promete cativar o público que observará as quatro voltas dos melhores especialistas mundiais. O principal evento de teste está marcado para as datas de 22 a 25 de julho, com a disputa do campeonato russo de pista.
Toda a capacidade mediática que o evento move espera-se que volte a fazer eco junto da comunidade do atletismo, que há dois anos permitiu que o evento, disputado em Daegu, tivesse 5 biliões de telespectadores, em cerca de duas centenas de países. Também o Atleta-Digital pretende marcar a sua presença na capital da Rússia, com o objetivo de superar os visitantes que obteve durante a edição de 2009, quando uma equipa do portal cobriu o evento em Berlim (Alemanha).
|