Portugueses alcançaram lugares de destaque.
Realizou-se hoje mais uma etapa a contar para o Challenge mundial de marcha, onde os marchadores portugueses se mostraram competitivos.
Prometia ser competitiva a prova que hoje se realizou em Sesto San Giovanni, dias antes de começar o estágio da marcha atlética, a pensar na próxima Taça da Europa, que se realiza neste mês de maio. A humidade acabaria por ser o principal fator de ritmos menos ambiciosos, apesar da forte presença de alguns dos marchadores que têm desenhado a história da especialidade nos anos mais recentes.
A prova da competitividade verificou-se durante a manhã, com a presença da campeã olímpica Elena Lashmanova, russa que depois de ter vencido em Portugal, em Rio Maior, venceu em Itália com o registo de 1:32.07 hora. ”Sinto-me grata a Itália porque foi aqui que eu ganhei o meu primeiro grande título”, disse Lashmanova no final, que em 2009 se sagrou em Bressanone campeã mundial de juvenis. A atleta russa foi acompanhada nos 20 quilómetros marcha por duas portuguesas, Inês Henriques e Ana Cabecinha, formando o grupo de candidatas que de uma dezena de atletas se foi reduzindo ao longo da prova. Entre as duas portuguesas se discutiram os dois lugares que restavam do pódio e desta vez foi Inês Henriques (1:33.06) a superar Ana Cabecinha (1:33.18), ambas com folga para a japonesa Kumi Otoshi, que seria quarta classificada. Quem voltou a estar longe das melhores portuguesas foi Vera Santos, que ainda a recuperar marchou hoje melhor, em 1:35.20 hora, o que lhe permitiria chegar ao 8º lugar, à frenta da espanhola Julia Takacs. No limite dos mínimos para a Taça da Europa de Marcha, Susana Feitor também esteve presente, para terminar em 1:39.43 minutos, a 43 segundos da marca pedida para Dudince. Ainda assim é provável que a experiente marchadora venha a ser convocada para esta prova, dada a necessidade da luta coletiva onde a equipa portuguesa poderá ter uma palavra a dizer dentro de 19 dias.
João Vieira foi o único representante nacional na prova masculina de 20 quilómetros, motivado pela sua vitória na prova de Rio Maior, no passado mês de abril. O português fez uma marcha controlada e acabaria por obter um bom 5º lugar, com 1:24.28 hora, numa prova realizada da parte da tarde, com maior temperatura relativamente à prova matinal realizada para o setor feminino. Pouco mais de um minuto separaria João Vieira das medalhas, num pódio bem definido pelo caráter individual das chegadas. O eslovaco Matej Tóth acabaria vencedor, com 1:22.02 hora, seguido pelo polaco Jakub Jelonek (1:22.29) e pelo australiano Dane Bird-Smith (1:23.18). Tóth acabou por relembrar a importância da sua preparação para a Taça da Europa deste ano: ”Dudince é muito importante para mim porque se realiza muito próximo da cidade onde vivo”.
A próxima etapa a contar para o Challenge mundial de marcha ocorre precisamente com a disputa da Taça da Europa de marcha, no próximo dia 19 de maio, prova que se realiza em Dudince (Eslováquia).
RESULTADOS (20 Km Marcha):
Masculinos :
1. Matej Tóth (Eslováquia) – 1:22.02
2. Jakub Jelonec (Polónia) – 1:22.29
3. Dane Smith (Austrália) – 1:23.18
4. Yusuke Suzuki (Japão) – 1:24.03
5. João Vieira (Portugal) – 1:24.28
Femininos :
1. Elena Lashmanova (Rússia) – 1:32.07
2. Inês Henriques (Portugal) – 1:33.06
3. Ana Cabecinha (Portugal) – 1:33.18
4. Kumi Otoshi (Japão) – 1:33.46
5. Lucie Pelantova (Rep. Checa) – 1:33.54
(...)
8. Vera Santos (Portugal) – 1:35.20
11. Susana Feitor (Portugal) – 1:39.43
|