Teste positivo para marcha em Itália

Quarta, 01 Maio 2013
Teste positivo para marcha em Itália

Portugueses alcançaram lugares de destaque.

Realizou-se hoje mais uma etapa a contar para o Challenge mundial de marcha, onde os marchadores portugueses se mostraram competitivos.  

Prometia ser competitiva a prova que hoje se realizou em Sesto San Giovanni, dias antes de começar o estágio da marcha atlética, a pensar na próxima Taça da Europa, que se realiza neste mês de maio. A humidade acabaria por ser o principal fator de ritmos menos ambiciosos, apesar da forte presença de alguns dos marchadores que têm desenhado a história da especialidade nos anos mais recentes.

A prova da competitividade verificou-se durante a manhã, com a presença da campeã olímpica Elena Lashmanova, russa que depois de ter vencido em Portugal, em Rio Maior, venceu em Itália com o registo de 1:32.07 hora. ”Sinto-me grata a Itália porque foi aqui que eu ganhei o meu primeiro grande título”, disse Lashmanova no final, que em 2009 se sagrou em Bressanone campeã mundial de juvenis. A atleta russa foi acompanhada nos 20 quilómetros marcha por duas portuguesas, Inês Henriques e Ana Cabecinha, formando o grupo de candidatas que de uma dezena de atletas se foi reduzindo ao longo da prova. Entre as duas portuguesas se discutiram os dois lugares que restavam do pódio e desta vez foi Inês Henriques (1:33.06) a superar Ana Cabecinha (1:33.18), ambas com folga para a japonesa Kumi Otoshi, que seria quarta classificada. Quem voltou a estar longe das melhores portuguesas foi Vera Santos, que ainda a recuperar marchou hoje melhor, em 1:35.20 hora, o que lhe permitiria chegar ao 8º lugar, à frenta da espanhola Julia Takacs. No limite dos mínimos para a Taça da Europa de Marcha, Susana Feitor também esteve presente, para terminar em 1:39.43 minutos, a 43 segundos da marca pedida para Dudince. Ainda assim é provável que a experiente marchadora venha a ser convocada para esta prova, dada a necessidade da luta coletiva onde a equipa portuguesa poderá ter uma palavra a dizer dentro de 19 dias.

João Vieira foi o único representante nacional na prova masculina de 20 quilómetros, motivado pela sua vitória na prova de Rio Maior, no passado mês de abril. O português fez uma marcha controlada e acabaria por obter um bom 5º lugar, com 1:24.28 hora, numa prova realizada da parte da tarde, com maior temperatura relativamente à prova matinal realizada para o setor feminino. Pouco mais de um minuto separaria João Vieira das medalhas, num pódio bem definido pelo caráter individual das chegadas. O eslovaco Matej Tóth acabaria vencedor, com 1:22.02 hora, seguido pelo polaco Jakub Jelonek (1:22.29) e pelo australiano Dane Bird-Smith (1:23.18). Tóth acabou por relembrar a importância da sua preparação para a Taça da Europa deste ano: ”Dudince é muito importante para mim porque se realiza muito próximo da cidade onde vivo”.

A próxima etapa a contar para o Challenge mundial de marcha ocorre precisamente com a disputa da Taça da Europa de marcha, no próximo dia 19 de maio, prova que se realiza em Dudince (Eslováquia).

RESULTADOS (20 Km Marcha):

Masculinos :

1. Matej Tóth (Eslováquia) – 1:22.02
2. Jakub Jelonec (Polónia) – 1:22.29
3. Dane Smith (Austrália) – 1:23.18
4. Yusuke Suzuki (Japão) – 1:24.03
5. João Vieira (Portugal) – 1:24.28

Femininos :
1. Elena Lashmanova (Rússia) – 1:32.07
2. Inês Henriques (Portugal) – 1:33.06
3. Ana Cabecinha (Portugal) – 1:33.18
4. Kumi Otoshi (Japão) – 1:33.46
5. Lucie Pelantova (Rep. Checa) – 1:33.54
(...)
8. Vera Santos (Portugal) – 1:35.20
11. Susana Feitor (Portugal) – 1:39.43

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2