Nuno Costa terminou período de suspensão

Sábado, 20 Abril 2013
Nuno Costa terminou período de suspensão

Suspensão de dois anos termina hoje.

Fundista português completou a sua suspensão por doping e poderá voltar ao ativo em breve. 

Foi em 2011 que o atletismo português foi afetado por alguns casos de doping, uns mais gravosos que outros, mas todos nas disciplinas de resistência. Nuno Costa foi o primeiro dos atletas a ver o seu caso público, com o controlo positivo de EPO, depois de meses antes ter sido Eduardo Mbengani a acusar pelo mesmo motivo, embora este atleta esteja ainda suspenso, depois da Autoridade de Antidopagem de Portugal ter extendi a pena até 2014. Também em 2011 surgiram os casos de José Gaspar (suspenso até agosto de 2013) e ainda de Margarida Dionísio, Sara Moreira e Sandra Teixeira, que viram penas mais reduzidas ou não existentes, com situações de menor gravidade.

Particularmente a perda de Nuno Costa surgiu numa altura em que com 24 anos se afirmava no atletismo português e internacional, chegando ao 34º lugar num Mundial de corta-mato, em 2011, prova onde acabaria controlado positivamente e cujo resultado perdeu. Orientado por Mário Cunha, o mesmo treinador de Fernando Silva, que anos antes tinha sido também controlado positivamente, o atleta poderá agora voltar às competições, já com 26 anos de idade. O atleta, que representava o Maratona Clube de Portugal, não verá esta equipa na Taça dos Clubes Campeões Europeus de corta-mato, no próximo ano, numa altura em que o clube admite restruturar as equipas profissionais.

O fundista português há muito que se dedicou à estrada e corta-mato, não devendo ser um “reforço” para as aspirações portuguesas em pista, já que os seus recordes pessoais nas distâncias de 5 e 10 mil metros datam ambas do ano de 2005, altura em que ainda era júnior. Na estrada o seu recorde pessoal mais expressivo é o da distância de meia-maratona, quando em 2010 correu a Taça dos Clubes Campeões Europeus em 1:02.51 hora, em Torres Vedras, marca ajudada pelo desnível acentuado entre a zona de partida e chegada.

| Mais


Comentarios (2)add feed
... : zé dos anzois
Agora está tudo Ok. Já não é controlado porque treina desde à uns tempos com o Jony Camponio. Esse que teve dois atletas lesionados, na mesma altura e durante o mesmo tempo...pra uns é 'lesão', pra outros é 'suspensão'...
Abril 22, 2013
ze ze : ze zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz
a dor de corno e fodida mas e vida .. mts queriam andar mas o sr doutor luis horta n sai de casa deles n os deixa andar .. . pk de outra maneira eles n conseguem fazer nada e mesmo assim a doparem se sabe deuz.. quem sempre teve valor nunca o perdeu esta visto..
Abril 29, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2