Evento irá disputar-se de dois em dois anos.
A Associação Europeia de Atletismo já aprovou mais esta competição, que arrancará em 2016, dois anos após os Jogos Olímpicos da Juventude.
O escalão de Juvenis ficará com mais oferta competitiva internacional a partir de 2016, quando a Associação Europeia de Atletismo realizar o Europeu do escalão, que até aqui só era realizado ao nível de Mundial, que calha também no ano do Festival Olímpico da Juventude Europeia. Nesta equação difícil, onde nem sempre as nações conseguem dividir os seus juvenis entre o Mundial e o Festival Olímpico da Juventude Europeia, o organismo europeu optou pela realização do Europeu em anos pares, de dois em dois anos, só coincidindo com os Jogos Olímpicos da Juventude. Assim, é seguida a mesma lógica do Europeu absoluto, que também de quatro em quatro anos ocorre no mesmo ano dos Jogos Olímpicos, como aconteceu no ano passado, em Helsínquia.
A prova será sempre realizada no início de julho e em relação às restantes competições europeias deverá calhar logo a seguir ao Europeu absoluto e imediatamente antes do Mundial de Juniores. A Associação Europeia de Atletismo adiantou que o programa das programas será exatamente o mesmo que é adotado no Mundial de Juvenis, com uma única diferença no Octatlo, que poderá vir a incluir a prova de salto com vara. Serão permitidos, no máximo, dois atletas por país, segundo adiantou o organismo europeu, numa prova que terá a duração de quatro dias. Ainda não foi definido o organizador da edição de 2016, estando agora a decorrer o processo de candidaturas.
Verifique onde se vão realizar as próximas provas internacionais para o escalão de juvenis:
Festival Olímpico da Juventude Europeia
2013 – Brasov (Roménia)
2015 – Voralberg (Áustria) e Liechtenstein
2017 – Sarajevo (Bosnia e Herzegovina)
Mundial de Juvenis:
2013 – Donetsk (Ucrânia)
2015 – Cali (Colômbia)
Jogos Olímpicos da Juventude :
2014 – Nanjing (China)
|