|
Portuguesa teve uma qualificação tranquila.
Sara Moreira e Ercília Machado correram na qualificação dos 3000 metros, prova que correu bastante melhor a Sara Moreira do que a Ercília Machado.
A corrida mais longa do programa, os 3000 metros, teve hoje lugar no sector feminino. A qualificação tinha à partida duas atletas portuguesas, separadas por séries diferentes : Sara Moreira e Ercília Machado.
A primeira das duas a ser “lançada às leoas” foi Sara Moreira, que partiu apreensiva. ”Eu estava nervosa”, explicou Sara Moreira no final, porque a sua motivação era o teste dos seus ritmos, numa prova onde era uma das claras favoritas à passagem para a fase seguinte. Depois de um pequeno período a liderar o pelotão, Sara Moreira foi-se deixando “consumir” pelo grupo e correu dentro dele durante algumas voltas. A sete voltas do fim a portuguesa disparou para um ritmo forte, temendo um ”grupo que ia muito lento”, onde tudo poderia ocorrer. Este ritmo esticou o pelotão e deixou as suas adversárias a correr por si e no seu ritmo. A portuguesa lideraria até final, sempre num ritmo elevado que interessava testar, para a final. ”Não vi o no ecrã a distância que tinha para as minhas adversárias e também não quis olhar para trás”, acrescentou Sara Moreira, que admitiu ter eventualmente excedido no ritmo na última volta. No final ficou com a marca de 9.01,00 minutos, a melhor marca da qualificação, já qualificada para a final. A final, essa, será disputada mais ou menos à hora da final de hoje, pelas 11:10 (hora portuguesa). ”Eu vou lá estar na luta. Quero sair daqui com uma medalha”, confirmou Sara Moreira que mostrou a sua ambição para estes campeonatos.
A seguir seria Ercília Machado a fazer a sua estreia nesta prova internacional, ela que conquistou os mínimos com recorde pessoal, mas que hoje não teve um dia feliz. Cedo se percebeu que Ercília Machado estaca a correr com esforço, jogando a sua velha máxima de participar, mas não desistir. E assim foi, muito descolada do pelotão, a portuguesa lutou e tentou deixar as contrariedades para trás e terminaria com o tempo de 9.35,97 minutos, nitidamente desgastada. Não estava nas melhores condições. Acordei indisposta e com um pouco de febre”, confessou Ercília Machado, que não saiu de Gotemburgo dentro das expectativas criadas, que seria melhorar o seu registo pessoal. ”Só tenho de continuar e lutar por novos objectivos” e o próximo é já o Nacional de corta-mato longo, no próximo fim-de-semana. Na série de Ercília a melhor atleta foi a russa Natalya Aristarkhova (9.02,61), uma das candidatas à vitória. Uma das candidatas, Layes Abdullayeva (Azerbaijão) acabaria por desistir.
RESULTADOS (3000 metros Fem. – Ronda 1) :
1. Sara Moreira (Portugal) – 9.01,00
2. Natalya Aristarkhova (Rússia) – 9.02,61
3. Lauren Howarth (Grã-Bretanha) – 9.03,30
(…)
17. Ercília Machado (Portugal) – 9.35,97

Enviados Especiais : Edgar Barreira, Filipe Oliveira (foto), Joana Oliveira e Telmo Rocha
|