[EUROPC13] Mamona passa com recorde

Sexta, 01 Março 2013
[EUROPC13] Mamona passa com recorde

Novo recorde de Portugal cai nestes campeonatos.

Patrícia Mamona e Susana Costa foram as últimas a terminarem de competir nesta tarde, no Scandinavium, na prova de triplo salto. 

Foi positiva a participação portuguesa nesta competição. Por um lado Susana Costa testava aqui o seu regresso aos Europeus, por outro lado Patrícia Mamona jogava na qualificação uma estreia, sucedida de uma medalha europeia, ao ar livre. Foi neste jogo de expectativas que as duas abordaram na qualificação, no caso de Susana Costa ficando pelo caminho, mas deixando Patrícia Mamona a sonhar com a final.

Susana Costa era a primeira das portuguesas a saltar e até abriu relativamente bem a 13.65 metros, marca que melhoraria ao segundo ensaio para 13.74 metros, já se aproximando do seu melhor. Fora dos oito lugares de finalistas, Susana Costa decidiria arriscar no último ensaio, que foi nulo, deitando por terra o desejo de um lugar na final. ”Faltou talvez um pouco de sorte”, disse Susana Costa que lamenta que o ensaio de sonho não tenha saído, ela que partiu em igualdade de circunstância com Mamona, ambas como recordistas de Portugal. Considerando que vai ”conseguindo gerir o estatuto enquanto atleta individual”, Susana Costa acabaria por realçar a boa experiência que teve nestes Europeus.

Já Patrícia Mamona, que tinha há dias ficado no 13.93 metros, conseguiu hoje superar-se e fazer o que mais gosta, incrementar o recorde pessoal, normalmente recorde de Portugal. Hoje abriu a 13.90 metros, uma marca que só por si chegaria para estar na final. Contudo, depois de um ensaio nulo, o que a portuguesa sentiu foi que o risco era necessário para o último salto, que considera ter sido ”um bocadinho à pressão”. Essa pressão levou-a até aos 13.99 metros, um novo recorde de Portugal, em pista coberta, além de uma passagem confortável para a final, numa qualificação onde foi quinta classificada. ”Estava a sentir-me bem, mas queria mais “, realçou Mamona, que na final tem seis ensaios pela frente e onde tudo poderá acontecer. ”É um jogo aberto na final”, disse Mamona que viu com bons olhos a presença do seu treinador, Prof. José Uva, nestes campeonatos : ”as dicas que o meu treinador me deu foram importantes”.

A final de triplo será realizada no próximo domingo, às 11:05 horas locais (10:05 horas de Portugal). A maioria das favoritas estarão presentes, embora estejam ausentes a russa Viktoriya Dolgacheva, a grega Níki Paneta e a romena Cristina Bujin. Novamente foi a ucraniana Olha Saladuha a marcar posição, com a melhor marca, de 14.47 metros, logo alcançados ao primeiro ensaio. Outras três atletas conseguiram marcas diretas para a final : Irina Gumenyuk (Rússia), Simona La Mantia (Itália) e Veronika Mosina (Rússia). Na final marcarão presença Patricia Sarrapio (Espanha), Patricia Mamona (Portugal), Olha Saladuha (Ucrânia), Irina Gumenyuk (Rússia), Yamilé Aldama (Grã-Bretanha), Veronika Mosina (Rússia), Jenny Elbe (Alemanha) e Simona La Mantia (Itália).

RESULTADOS (Triplo salto Fem. – Qualificação)
1. Olha Saladuha (Ucrânia) – 14.47
2. Irina Gumenyuk (Rússia) – 14.30
3. Simona La Mantia (Itália) – 14.24
(…)
5. Patrícia Mamona (Portugal) – 13.99
12. Susana Costa (Portugal) – 13.74

Susana Costa

Enviados Especiais : Edgar Barreira, Filipe Oliveira (foto), Joana Oliveira e Telmo Rocha

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2