Marco Fortes apresentou-se bem numa final em aberto.
A final do lançamento do peso foi animada e em aberto, óptima para uma eventual medalha de Marco Fortes, estivesse ele no seu melhor momento de forma.
A final do lançamento do peso desenrolou-se sem alguns dos pesos pesados europeus e acabou por ser uma final em aberto para todos os que nela participaram. As diferenças nas marcas acabariam, ainda assim, por ser maiores do que o esperado e a vitória caiu mesmo na mão do sérvio Asmir Kolasinac, que ao segundo ensaio já estava com 20.60 metros. Até final só melhoraria mais dois centímetros, ao quarto ensaio, ficando sempre algumas dezenas de centímetros acima dos restantes. Outro dos candidatos era o bósnio Hamza Alic, com novo recorde pessoal (20.34 metros), enquanto o jovem checo Ladislav Prásil se classificou no terceiro lugar.
O percurso do lançador português foi regular, mas alguns centímetros abaixo e dos seis ensaios, Marco Fortes apresentou três lançamentos válidos. Ao segundo lançamento o peso caiu a 19.90 metros, suficiente para chegar a estar no pódio e para entrar nos últimos três ensaios como favorito. Ao quarto ensaio conseguiria 19.70 metros, disparando de seguida a 20.02 metros, o seu primeiro ensaio acima dos 20 metros neste ano, mais do que eventualmente esperaria antes de vir para estes campeonatos. ”Acho que foi uma excelente participação”, começou por dizer Marco Fortes que considerou que para o último ensaio sentiu que era necessário arriscar mais :”No último lançamento senti que podia fazer alguma coisa”. Em relação a isso Fortes realçou o respeito que teve dos seus adversários, que chegaram a recear que Marco Fortes lançasse na última ocasião para um lugar de medalha.
Agora o português pensará no que falta da época, onde coloca o momento mais alto na participação no Mundial de ar livre, em Moscovo. Esta foi a sua melhor presença em europeus de pista coberta e ao mesmo tempo a melhor marca portuguesa de sempre, superando os 19.83 metros alcançados na prova de há dois anos.
RESULTADOS (Peso Masc – Final)
1. Asmir Kolasinac (Sérvia) – 20.62
2. Hamza Alic (Bósnia) – 20.34
3. Ladislav Prásil (Rep. Checa) – 20.29
(…)
5. Marco Fortes (Portugal) – 20.02
Enviados Especiais : Edgar Barreira, Filipe Oliveira (foto), Joana Oliveira e Telmo Rocha
|