Diogo Antunes e Ricardo Monteiro estiveram nos 60 metros.
Os dois velocistas portugueses tentaram a sua sorte na primeira ronda dos 60 metros, só Ricardo Monteiro chegou ao sucesso da meia-final.
Depois do sucesso de Francis Obikwelu em 2011, Portugal tinha aqui uma missão mais modesta a cumprir, com dois atletas estreantes em Europeus de pista coberta : Diogo Antunes e Ricardo Monteiro. O primeiro foi na primeira série e foi numa das pistas exteriores, numa missão quase impossível na passagem à fase seguinte. Sem se superar, o jovem velocista acabaria sétimo na sua série, com o tempo de 6,81 segundos. A marca acabaria por não ser melhor do que os últimos registos que realizou nos últimos eventos em Portugal. O atleta acabou por comentar alguma da pressão que sofreu depois de ter feito os mínimos em Portugal : ”Eu acima de tudo acredito em mim e no meu valor. As pessoas tinham dúvidas, mas acho que dei prova de que a marca era possível”. Mas sobre a prova de hoje Diogo estava tudo menos contente : ”Não fui feliz hoje, mas sei que dei o meu melhor”. A má partida terá sido o principal motivo do insucesso de hoje que foi, afinal, uma participação a cinco centésimos da repescagem.
Na última série participaria Ricardo Monteiro, atleta que conseguiu os mínimos numa das últimas provas da temporada nacional e veio para Gotemburgo com a experiência internacional das provas de estafeta. O português correu numa eliminatória mais rápida que a de Diogo Antunes e aproveitou o ritmo para ao ser o quinto chegado, com 6,74 segundos, ainda conseguir chegar à meia-final. Considerando estar a sentir-se ”bem fisicamente”, também confessou ter sentido alguma pressão. Ainda assim a marca aproximou-se do seu recorde pessoal, de 6,72 segundos, expressando o desejo de estar na final :”o meu objectivo seria passar à final e baixar dos 6,70 segundos”. Ricardo Monteiro participou na série do italiano Michael Tumi, o segundo melhor do ano, que correu em 6,59 segundos.
Hoje o mais rápido na 1ª ronda foi o francês Jimmy Vicaut, que correu em rápidos 6,55 segundos. Dos seis não qualificados para a fase seguinte, uma das principais vítimas foi o vice-campeão europeu Dwain Chambers (Grã-Bretanha), ele que não recuperou na totalidade de uma lesão que quase impediu a sua presença em Gotemburgo, hoje correu em 6,78 segundos.
RESULTADOS (60 metros Masc – Ronda 1)
1. Jimmy Vicaut (França) – 6,55
2. Michael Tumi (Itália) – 6,59
3. James Dasaolu (Grã-Bretanha) – 6,62
(…)
13. Ricardo Monteiro (Portugal) – 6,74
19. Diogo Antunes (Portugal) – 6,81

Enviados Especiais : Edgar Barreira, Filipe Oliveira (fotos), Joana Oliveira e Telmo Rocha
|