Barreirista melhorou 6 centésimos.
Foi um bom começo de dia para a participação portuguesa em Gotemburgo, com Rasul Dabó a melhorar o seu próprio recorde de Portugal.
Seria difícil pedir um melhor começo de dia a Rasul Dabó, atleta que se mostrou em forma na pista coberta, em Portugal, provando em Gotemburgo que está aqui para lutar por um bom resultado individual. Hoje Rasul arrancou bem e, barreira após barreira, foi ganhando o espaço que precisava para chegar ao final bem esticado à frente, como quem quer muito chegar à fase seguinte, as meias-finais. ”Teve de ser, tive mesmo de dar o máximo”, disse de forma muito espontânea. Considerando estar no seu melhor momento da carreira, o atleta já pensa na próxima fase : ”acho que estou com capacidade de melhorar a marca”.
Na sua eliminatória, Rasul Dabó foi só batido pelo líder mundial do ano, o russo Sergey Shubenkov, que também correu muito próximo do seu melhor, a dois centésimos da melhor marca mundial do ano. Com a qualificação direta, Dabó está também entre os oito melhores da prova, tendo sido o sexto mais rápido entre os presentes.
Esta é a primeira vez que se bate o recorde de Portugal nos 60 metros barreiras durante Europeus de pista coberta e a primeira vez que um barreirista português chega a uma meia-final nesta competição. A meia-final decorrerá na sessão da tarde, a partir das 18:05 horas locais (17:05 na hora portuguesa). O sonho da final ficou mais próximo para Dabó, desde que mantenha o nível competitivo demonstrado na manhã de hoje.
RESULTADOS (60 m Barr. Masc. – Ronda 1):
1. Sergey Shubenkov (Rússia) – 7,52
2. Pascal Lagarde (França) – 7,58
3. Paolo Dal Molin (Itália) . 7,59
(…)
6. Rasul Dabó (Portugal) – 7,68 RP
Enviados Especiais : Edgar Barreira, Filipe Oliveira (foto), Joana Oliveira e Telmo Rocha
|