Sete portugueses em ação no segundo dia de competição.
Serão sete os atletas portugueses em ação em Gotemburgo, numa sessão matinal mais aliviada que a sessão da tarde.
Depois de um primeiro dia onde só a qualificação do lançamento do peso teve lugar, aquele que é normalmente o primeiro terá em ação mais de metade da equipa portuguesa, em busca das rondas seguintes.
O primeiro a entrar em ação é Rasul Dabó (às 9:44 horas), que participará na terceira série da ronda inaugural dos 60 metros barreiras. O português estará na pista 8, numa eliminatória onde três dos seis atletas passarão por qualificação direta e o recorde pessoal do português será um bom indicador para esta qualificação direta. Outros quatro atletas passarão por repescagem...
Mais tarde competirá a estreante Eva Vital (pelas 10:30 horas), num sistema de qualificação aproximado ao do setor masculino, mas desta feita com quatro qualificações diretas por eliminatória. Na prova de 60 metros barreiras Eva partirá da pista 2 e se bem que não pode desistir de passar à fase seguinte, poderá ambicionar a melhoria do seu registo de recorde pessoal. Neste caso serão oito as atletas em competição, na eliminatória corrida pela portuguesa.
Logo no início da sessão da tarde a participação portuguesa ocorrerá nos 60 metros e logo na primeira eliminatória estará Diogo Antunes, a correr na pista 1. Para o jovem atleta português esta é a oportunidade para fazer a sua experiência internacional, tal como Ricardo Monteiro, que compete na última série dos 60 metros, na pista 7, neste caso com maior probabilidade de passagem à fase seguinte. Passarão os quatro primeiros de cada série e quatro marcas repescadas, numa série que terá a presença de seis atletas.
Às 16:40 será a vez das atletas femininas entrarem em pista para o triplo salto, qualificação que terá presença de duas atletas portuguesas, Patrícia Mamona e Susana Costa. Num único grupo, composto por 21 atletas, as portuguesas para passarem à fase seguinte terão ou de saltar acima dos 14.10 metros, ou serem uma das oito melhores da qualificação. Será uma incógnita avaliar a probabilidade de passagem das atletas à fase seguinte, num grupo composto por oito atletas já acima dos 14 metros nesta temporada.
Por fim, Portugal terá a sua primeira final nestes Europeus, com a confirmação da passagem de Marco Fortes à final, depois da qualificação de hoje. Essa final terá lugar a partir das 17:45 horas e poderá ditar um resultado imprivisível entre os oito finalistas. Fortes será o quarto na ordem de lançamentos e já declarou hoje que tudo poderá acontecer, apesar das limitações...
O DIA DOS PORTUGUESES (hora de Portugal Continental):
09:44 – Rasul Dabó (60 m Barr. Masc. – Ronda 1)
10:30 – Eva Vital (60 m Barr. Fem – Ronda 1)
15:00 – Ricardo Monteiro e Diogo Antunes (60 m – Ronda 1)
16:02 – Rasul Dabó ? (60 m Barr. Masc – 1/2 final)
16:20 – Edi Maia ? (60 m Barr. Fem – 1/2 final)
16:40 – Patrícia Mamona / Susana Costa (Triplo salto Fem – Qualificação)
16:45 – Marco Fortes (Lanç. Peso Masc. – Final)
|