Meia-Maratona de Lisboa já nos 33 mil

Terça, 26 Fevereiro 2013
Meia-Maratona de Lisboa já nos 33 mil

Recorde de participação e tentativa de recorde do Mundo.

Carlos Móia já anunciou os principais nomes previstos para a maior prova de estrada portuguesa, uma das mais conceituadas ao nível internacional. 

Num ritmo frenético, as inscrições já estão nos 33 mil atletas, o que levou a Organização a permitir a participação de mais cinco mil pessoas. Mais não será possível e para Carlos Móia este é já um grande marco : ” A um mês da prova nunca aconteceu, é um grande recorde, apesar dos dias difíceis que estamos a viver, houve uma grande, grande adesão à prova, talvez pelo passado que a prova tem”.

Na conferência de imprensa hoje realizada foram apresentados os nomes dos atletas que competirão no próximo dia 24 de março nas ruas de Lisboa, no caso da Alta Competição, provenientes de 15 países diferentes. Entre as presenças destacam-se as de Martin Lel (Quénia) e de Sileshi Sihine (Etiópia), o primeiro já vencedor das Maratonas de Londres e Nova Iorque no passado, o segundo, um atleta multi-medalhado em pista, na distância de 10 mil metros.

Além destes estão garantidas as presenças dos etíopes Imane Merga (59.56), Lelisa Desisa (59.30), Merkebu Birke (60.14), Tsegaye Mekonnen (62.53), Assegid Teshome (62.38), Hunegnaw Mesfin, Mosinet Geremew, Adere Chane, Chala Lemi,dos quenianos Titus Masai (59.51), Hosea Nailel (61.17), Richard Mengich, do eritreu Samuel Tsegay (60.17), do marroquino Adil Annani (61.31), do lituano Valerijs Zolnerovics (64.43) e ainda de Cuthbert Nyasango (Zimbabwe). Esta extensa participação masculina é acompanhada também de um pelotão feminino apreciável. As quenianas Rita Jeptoo (66.27) e Edna Kiplagat (69.00), são as atletas com currículo mais forte, a que se junta a estreia da recordista mundial de 3000 metros obstáculos, a russa Gulnara Galkina. ” Galkina (Rússia) estará presente, via tentar fazer uma grande marca na meia-maratona. Temos muitos atletas estrangeiros de elite que vêm fazer a sua primeira meia-maratona em Lisboa”, disse Moia, confiante de um bom resultado, quem sabe o recorde mundial.” Para isso teremos aqui dois cheques de 50 mil euros para quem consiga bater o recorde do Mundo”, complementou. Além destas atletas estão confirmadas as quenianas Pasalia Kipkoech (67.17), Sylvia Kibet (69.51), Joyce Chepkirui (67.03), Gladys Cherono (68.18), as etíopes Mare Dibaba (67.13), Haimanot Shewe (estreia), a letã Jelena Prokopcuka (68.43), a italiana Nadia Ejaffini (68.27), a lituana Inna Poluskina, a marroquina Malika Asahssah (69.54) e a sul-africana Irvette van Zyl (70.56).

Meia-maratona de Lisboa

Entre os portugueses, Dulce Félix já está garantida no evento, que poderá ainda receber a presença de Rui Silva, um dos atletas nacionais que prepara atualmente uma Maratona comercial no próximo mês de abril.

Todos os atletas de Elite voltarão a partir de Algés, como foi habitual nos anos mais recentes, enquanto os milhares de atletas partirão do lado sul da ponte 25 de abril. Também será disputada a prova de cadeiras de rodas, onde estarão novamente os melhores especialistas mundiais, entre eles Heinz Frei e Marcel Hug. ” É com alguma dificuldade que trazemos os atletas de cadeiras de rodas a Portugal”, confessa Salema Garção, responsável pelos CTT, marca patrocinadora do evento, que lamenta a falta de exposição deste evento.

Este ano o prémio Rosa Mota será entregue ao norte-americano Frank Shorter, atleta que foi campeão olímpico da Maratona em Munique (1972), chegando à prata quatro anos depois em Montreal.

Meia-maratona de Lisboa

Enviado Especial : Marcelo Silva (fotos)

| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2