Crosse das Amendoeiras concluiu o circuito IAAF.
Portugal recebeu hoje a última etapa do circuito mundial de crosse, apesar da ausência da maioria dos principais especialistas nacionais, a um mês do Mundial de Crosse.
Numa manhã ensolarada, apesar de ventosa, a cidade de Albufeira acolheu o 36º Crosse das Amendoeiras. Esta competição começou com um contratempo com um voo que não chegou a Portugal, deixando três corredores quenianos fora da competição, incluindo o atual campeão Josphat Kiprono Menjo. Felizmente um conjunto de atletas polacos, que treina no Algarve para preparar o Mundial de Crosse, entrou na corrida e acabou por “salvar” a corrida, onde nem os principais portugueses aderiram...
Com esta mudança na corrida, quem acabou por beneficiar foi o atual campeão nacional de corta-mato, Manuel Damião. O atual campeão nacional de estrada venceu pela primeira vez em Albufeira e tornou-se o primeiro português a vencer desde 1995. Damião terminou a prova em 29.19 minutos, seguido de Tomasz Szymkowiak que cortou a meta em 29.24 minutos e do lituano Valeris Zolnerovics que precisou de mais quatro segundos. Ainda no top-10 chegaram Nelson Cruz (Praia Salema) e Jorge Varela (Areias de São João).
No setor feminino, a vitória foi de Gorreti Chepkoech, a queniana que conseguiu viajar num voo diferente dos seus colegas. Checkoech repetiu a vitória mas de forma mais fácil do que esperava. Assim, com apenas 18 anos, cortou a meta em 19.16 minutos, 27 segundos à frente de Dulce Félix. A portuguesa melhorou, ainda assim, a sua performance em relação ao ano passado e terminou em 19.43 segundos. Já a polaca Katarzyna Kowalska, ex-campeã europeia sub-23 de obstáculos, necessitou de 19.48 minutos para conquistar a medalha de bronze. Só a partir do 11º lugar voltaram a aparecer portuguesas na classificação coletiva.
RESULTADOS
Séniores femininos
1. Gorreti Chepkoech (Quénia) - 19.16
2. Ana Dulce Félix (Portugal) - 19.43
3. Katarzyna Kowalska (Polónia) - 19.48
4. Agnieszka Mierzejewsk (Polónia) - 20.04
5. Urszula Necka (Polónia) - 20.06
Séniores masculinos
1. Manuel Damião (Portugal) - 29.19
2. Tomasz Szymkowiak (Polónia) - 29.24
3. Valerijs Zolnerovics (Letónia) - 29.28
4. Krystian Zalewski (Polónia) - 29.41
5 Krzysztof Żebrowski (Polónia) - 29.49
|