Jorge Grave atinge recorde de Portugal

Domingo, 24 Fevereiro 2013
Jorge Grave atinge recorde de Portugal

Irina Rodrigues alcançou mínimos internacionais para Moscovo.

Campeonato Nacional de Lançamentos Longos trouxe resultados que devem permitir bons resultados para a Taça da Europa de Lançamentos. 

O atletismo de ar livre já começou, ao nível nacional, com a disputa do Campeonato Nacional de Lançamentos Longos, ontem realizado em Leiria, além da Taça Nacional de Lançamentos para Juvenis, disputada hoje. Entre os resultados mais expressivos destacam-se o recorde de Portugal de Jorge Grave e os mínimos ‘B’ internacionais para os Mundiais de Ar Livre, de Irina Rodrigues.

Jorge Grave estreou ao nível nacional as novas cores do Benfica, tal como Liliana Cá o fez no setor feminino. Jorge Grave fez três ensaios válidos, consecutivos, com 56.23, 61.00 e 56.41 metros. O anterior recorde já lhe pertencia, desde a época passada, mas o seu estado de forma já lhe permitiu lançar o disco aos 61 metros, cavando um enorme fosso para o segundo classificado, o seu colega de equipa Tsanko Arnaudov (46.85 metros). O setor masculino acabaria ainda com as vitórias de Hélder Pestana (Sporting), no lançamento do dardo, com 65.50 metros, na ausência de Tiago Aperta e no regresso de Luís Almeida (63.48 metros). No lançamento do martelo foi Dário Manso (Sporting) a confirmar o seu estatuto de líder nacional, com 68.32 metros, quase três metros melhor que o benfiquista António Vital e Silva.

Também no lançamento do disco, foi Irina Rodrigues (Sporting) o destaque do dia, ao lançar longe, perto dos 60 metros. Ao segundo ensaio fazia o que seria o seu melhor, com 59.76 metros, mas no último ensaio do concurso quase batia essa marca, com 59.58 metros. Ambos os registos estão acima do mínimo ‘B’ para o mínimo internacional para o Mundial de Ar Livre, que se disputa em agosto. Agora como terceira sub-23 do ano, Irina Rodrigues pode pensar novamente numa participação medalhada na Taça da Europa de Lançamentos, que se disputa no próximo mês. Em estreia pelo Benfica, Liliana Cá lançou 50.41 metro, acabando segunda classificada. Ainda longe dos seus melhores estiveram as leoninas Sílvia Cruz (54.66 metros no lançamento do dardo) e Vânia Silva (61.00 metros no lançamento do martelo). No caso do lançamento do martelo esteve ainda presente a internacional sueca Josefin Berg, que extra-campeonato conseguiu melhor que a portuguesa, com 61.55 metros.

Na Taça Nacional de Lançamentos, direcionada aos atletas juvenis, o atleta com melhor pontuação por tabela foi Miguel Carreira (Juv. Vidigalense), que venceu o lançamento do disco com 44.98 metros. Assim o lançamento do disco esteve em destaque no Centro Nacional de Lançamentos.

RESULTADOS :

Masculinos:

Dardo (Jun) – Paulo Silva (CRC Amarense) – 55.03
Dardo – Hélder Pestana (Sporting CP) – 65.50
Disco (Jun) – Pedro Faria (CD Póvoa) – 42.84
Disco – Jorge Grave (SL Benfica) – 61.00 RP
Martelo (Jun) – Luís Cardoso (Sporting CP) – 52.17
Martelo – Dário Manso (Sporting CP) – 68.32

Femininos:
Dardo (Jun) – Beatriz Resendes (NS São Miguel e Santa Maria) – 38.92
Dardo – Sílvia Cruz (Sporting CP) – 54.66
Disco (Jun) – Juliana Pereira (Juv. Vidigalense) – 44.46
Disco – Irina Rodrigues (Sporting CP) – 59.76
Martelo (Jun) – Jéssica Galvão (SL Benfica) – 47.83
Martelo – Vânia Silva (Sporting CP) – 61.00 (extra:Josefin Berg – 61.55)


| Mais


Comentarios (0)add feed
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2