Sonho concretiza-se com convite da Associação Europeia de Atletismo.
O português Tiago Marto acabou mesmo convidado para estar no Europeu de pista coberta, um facto que ocorre 11 anos depois de Portugal ter um atleta no Heptatlo.
O setor das provas combinadas volta a marcar presença em grandes competições internacionais, depois de Tiago Marto já ter dado sinal ao longo dos anos de ser o mais destacado dos atletas de Decatlo e Heptatlo, no setor masculino. Durante o Campeonato de Portugal, em pista coberta, Tiago Marto deu mostras do seu bom momento de forma, alcançando os 5805 pontos, superando o seu anterior recorde pessoal por quase duas centenas de pontos. ”Não esperava, estava um bocado na dúvida sobre a minha forma” dizia o atleta após conseguir o seu recorde pessoal. Na bancada o seu treinador, José Dias e o ex-pupilo de José Dias, Mário Anibal, vibravam com as provas de Tiago Marto, que foi acreditando na remota possibilidade de estar em Gotemburgo.
Com 26 anos, o atleta consegue, assim, chegar ao topo da sua carreira, depois de participações em provas internacionais de decatlo : Taça da Europa de Provas Combinadas e Iberoamericanos. Beneficiou das desistência das presenças dos decatlonistas Hans Van Alphen, Sergey Sviridov e Ingmar Vos, encaixando-se, assim na busca que a Associação Europeia de Atletismo fez no ranking de pista coberta do ano de 2013.
Curiosamente o último português presente em Europeus de pista coberta, na prova do Heptatlo, foi exatamente Mário Anibal, depois deste ter feito três presenças consecutivas, em 1998, 2000 e 2002. Sobe, assim, para 9, o número de atletas com mínimos para Gotemburgo, com o prazo a expirar no próximo fim-de-semana.
|