Ana Cabecinha bateu recorde de 19 anos

Sábado, 16 Fevereiro 2013
Ana Cabecinha bateu recorde de 19 anos

Atletas com mínimos confirmaram a posição.

O primeiro dia do Campeonato de Portugal de pista coberta trouxe boas surpresas e três recordes nacionais. 

Foi uma boa primeira jornada aquela a que se assistiu neste Campeonato de Portugal, a disputar-se na Expocentro, em Pombal. Não tão emotiva quanto o Nacional de Clubes, que gera normalmente mais barulho no pavilhão, a verdade é que os resultados acabariam por ser bastante positivos.

ANA CABECINHA BATEU O RECORDE QUE SUSANA FEITOR FESTEJOU HÁ 19 ANOS

E seriam os resultados femininos os que mais deram que falar neste primeiro dia. A prova de 3000 metros marcha, que até teve um pequeno incidente, com Sofia Avoila a desistir numa aparatosa queda que preocupou os presentes, apesar da rápida intervenção da médica de serviço. O brilho da prova seria mesmo a vitória de Ana Cabecinha (CO Pechão), com o registo de 12.21,56 minutos, um novo recorde de Portugal que bate o anterior, de Susana Feitor, que já datava de 1984. O anterior recorde era o mais antigo dos recordes em pista coberta e foi muito festejado por Ana Cabecinha, que já o perseguia desde o ano passado. ”No ano passado tentei, este ano não estava nada programado”, disse Ana Cabecinha no final, que considera estar a treinar melhor que nunca, o que pode ajudar num bom ano para esta marchadora, que regressou de estágio recentemente. Inês Henriques (CN Rio Maior) esteve também em evidência, a menos de quatro segundos de Ana Cabecinha.

Entre os atletas com mínimos Sara Moreira (Maratona) cumpriu com uma corrida tranquila nos 1500 metros. A atleta, que apostará novamente nas medalhas no Europeu de pista coberta, considerou a sua participação boa, embora esperasse melhor : ”Apesar de querer estar mais forte do que acabei, a verdade é que passei mais rápido do que queria”. Motivada, Sara Moreira correu em 4.13,49 minutos, a sua segunda vitória na distância em Campeonato de Portugal, em pista coberta.

Carla Tavares

O recorde nacional caiu também no setor junior, com Cátia Azevedo (Sporting) a melhorar para 55,71 segundos aos 400 metros, ela que tem estado em evidência esta época, hoje aproximando-se de Carolina Duarte (Sporting), a vencedora que correu em 55,49 segundos. Nos 60 metros Carla Tavares (Sporting) esteve rápida, melhorando o melhor registo nacional do ano para 7,41 segundos, a sete centésimos dos mínimos para os Europeus de pista coberta. Desta forma igualou a segunda melhor marca de sempre no Campeonato de Portugal de pista coberta, marca que tinha sido alcançada por Sónia Tavares em 2012. Nos saltos, Marisa Anselmo (Sporting) venceu o salto em altura com 1.75, enquanto Shaina Mags (Sporting) continua estável acima dos 6 metros, vencendo hoje com 6.13 metros, com Naide Gomes atenta à prova a partir da bancada. Nesta prova houve oportunidade para Evelise Veiga (Juv. Vidigalense) chegar ao recorde nacional de juvenis, com 5.98 metros, ela que tem estado em evidência desde o início do ano. Pela segunda vez, Irina Rodrigues (Sporting) venceu a prova de lançamento do peso, com a marca de 14.42 metros.

DIOGO ANTUNES E EDI MAIA GARANTIRAM PRESENÇA EM GOTEMBURGO

Outros dois atletas estavam em teste neste Campeonato de Portugal : Diogo Antunes (60 metros) e Edi Maia (salto com vara). No caso de Diogo Antunes (Benfica) a desconfiança da sua marca no início da pista coberta acabou hoje desfeita, com a vitória em 6,77 segundos, deixando Carlos Nascimento (Sporting) em lágrimas depois das cãimbras que sofreu no aquecimento, ele que ficou aquém dos mínimos numa final que não lhe correu bem. Quem acabou por não correr a final dos 60 metros, depois de 6,75 segundos na eliminatória, foi Yazaldes Nascimento (Benfica), a contas com uma lesão na virilha. Já Edi Maia (Sporting) foi hoje bem mais esclarecedor na prova de salto com vara, atingindo a marca de mínimo para o Europeu (5.50 metros), tentando de seguida 5.65 metros, mas em vão. Com os 5.50 metros o atleta sportinguista igualou o recorde dos campeonatos, na sua quinta vitória na história do evento.

Arnaldo Abrantes

Quem também fez hoje história foi João Vieira (Sporting), na prova de 5000 metros marcha, prova onde teve a forte pressão de Sérgio Vieira (Benfica), que tem aparecido num bom momento de forma. O irmão leonino venceu, assim, pela 15ª vez em Campeonato de Portugal de pista coberta, um marco importante para o marchador, que hoje terminou em 19.29,06 minutos, marca que foi melhor que os três anteriores anos, talvez pelo bom repto do seu irmão (Sérgio), que finalizou com 19.31,32 minutos. Outro dos bons desempenhos da tarde foi o de Arnaldo Abrantes (Benfica), atleta que está nesta época a apostar mais na velocidade de resistência e que hoje fez o melhor registo nacional do ano nos 400 metros (47,76 segundos). Com esta marca o benfiquista ficou a 46 centésimos dos mínimos para o Europeu de pista coberta. Com muitas ausências, o salto em comprimento teve a vitória de Miguel Marques (Juv. Vidigalense), com 7.28 metros e nos 1500 metros assistiu-se à vitória de João Brás (Sporting), que derrotou Miguel Moreira (Benfica) com o registo de 3.47,35 minutos, o seu primeiro título nacional no evento.

Também as provas combinadas estão a correr bem para Tiago Marto (GA Fátima), atleta que acabou o primeiro dia do Heptatlo acima do seu recorde pessoal, com duas provas acima dos 800 pontos (7,09 segundos nos 60 metros e 7.32 metros no salto em comprimento) e entre 700 e 800 pontos (14.05 metros no lançamento do peso e 1.98 metro no salto em altura). As provas continuam amanhã, num dia onde se disputará o Pentatlo.

RESULTADOS

Masculinos:

60 – Diogo Antunes (Benfica) – 6,77
400 – Arnaldo Abrantes (Benfica) – 47,76
1500 – João Brás (Sporting) – 3.47,35
Vara – Edi Maia (Sporting) – 5.50
Comprimento – Miguel Marques (Juv. Vidigalense) – 7.28
5000 m Marcha – João Vieira (Sporting) – 19.29,06

Femininos:
60 – Carla Tavares (Sporting) – 7,41
400 – Carolina Duarte (Sporting) – 55,49
1500 – Sara Moreira (Maratona) – 4.13,49
Altura – Marisa Anselmo (Sporting) – 1.75
Comprimento – Shaina Mags (Sporting) – 6.13
Peso – Irina Rodrigues (Sporting) – 14.42
3000 m Marcha – Ana Cabecinha (CO Pechão) – 12.21,56

Diogo Antunes


Enviados Especiais : Edgar Barreira (texto) e Filipe Oliveira (fotos)

| Mais


Comentarios (2)add feed
?? : ??
de 6.70s ou 69 ou lá q marca fez, a 6.77s vai uma boa distância...
Fevereiro 17, 2013
... : Deixem de tretas!
De 6.70s a 6.77s vão 7 centesimos...achas muito? O Francis há dois anos foi campeão de Europa e passou de uma marca de 6.68s para 6.53s...! Deixem o rapaz em paz! É campeão de Portugal e isso ninguém lhe tira...ou também é mentira?
Fevereiro 17, 2013
Escreva seu Comentario
quote
bold
italicize
underline
strike
url
image
quote
quote
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley
Smiley


Escreva os caracteres mostrados


 
< anterior   Seguinte >









facebook atleta-digital rss atleta-digital
 
SRV2