Susana Costa competiu em Gent.
Nos últimos dias mais uma melhor marca mundial do ano caiu, entre meetings de qualidade e com a realização dos trials britânicos...sem Chambers.
A menos de um mês do Europeu de pista coberta, os meetings sucedem-se e os campeonatos nacionais começam a acontecer, como foi o caso do Reino Unido (em Sheffield), que os disputou no passado fim-de-semana. Hoje começaram em Moscovo os campeonatos russos e no próximo fim-de-semana tanto Portugal, como França fazem disputar os seus nacionais. A caminho desses nacionais, hoje em França realizou-se mais um meeting de categoria internacional.
HOLLY BLEASDALE CONTINUA A FAZER SENSAÇÃO NO ARRANQUE DE 2013
A britânica Holly Bleasdale já tinha saído vencedora do inverno russo (a competição é designada “Russian Winter”) e desta vez saiu-se bem durante os campeonatos nacionais, disputados em Sheffield (Inglaterra). Ao chegar a 4.77 metros, a jovem britânica é uma das esperanças de título europeu em Gotemburgo, agora que conquistou a melhor marca mundial do ano.
Neste campeonato destaques ainda para a vitória de James Dasaolu nos 60 metros (6,58 segundos), numa prova onde não esteve Dwain Chambers, com uma lesão nas costas. Desta forma Chambers arrisca a ausência de Gotemburgo, apesar de já ter feito um pedido para participar em Gotemburgo, ele que é o melhor britânico do ano com 6,58 segundos. Na prova feminina equivalente triunfou Asha Philip (7,15 segundos). Destacou-se ainda Robbie Grabarz, no salto em altura, outra das esperanças britânicas para Gotemburgo, ele que chegou aos 2.31 metros.
SUSANA COSTA FOI A ÚNICA PORTUGUESA A COMPETIR EM GENT
Gent (Bélgica) já recentemente tinha recebido um meeting, mas no passado domingo recebeu o principal meeting de pista coberta da cidade. A portuguesa Susana Costa participou na prova de triplo salto, atingindo 13.61 metros, conquistando o 4º lugar, em prova vencida por Dana Veldakova (Eslováquia), que chegou a 14.04 metros. A portuguesa não atingiu ainda os mínimos para Gotemburgo, aguardando-se um duelo interessante com Patrícia Mamona no próximo fim-de-semana. Em Gent assistiram-se a vários resultados de qualidade, de onde se destaca a vitória da campeã mundial júnior, a italiana Alessia Trost, na prova de salto altura, onde derrotou a belga Tia Hellebaut ao saltar 1.95 metro. Também a prova de 3000 metros masculina teve um despique interessante a três, com a vitória a tender para Albert Rop (Quénia), que chegou a um novo recorde pessoal, agora fixado em 7.39,59 minutos. Recorde pessoal ainda para outro queniano, Abraham Rotich, na prova de 800 metros (1.46,75 minutos). Na velocidade o destaque vai para o espanhol Ángel Rodriguez, atleta que venceu os 60 metros com 6,57 segundos, à frente do francês Christophe Lemaitre (6,64 segundos).
No dia anterior tinha decorrido em Donetsk (Ucrânia) o habitual meeting anual de salto com vara, com vitórias do francês Renaud Lavillenie (5.85 metros) e da cubana Yarisley Silva (4.76 metros), neste último caso um novo recorde pessoal, de uma atleta que não contará para as contas europeias no próximo Europeu de pista coberta.
Hoje foram dois os principais meetings a disputarem-se em solo europeu : Pedro’s Cup (Polónia) e Meeting de Val-de-Reuil (França). Em Bydgoszcz (Polónia) , o Mundial de Corta-Mato está a entrar na reta final da sua preparação, mas hoje teve lugar a versão de inverno da Pedro’s Cup, com apenas uma vitória europeia. Esta vitória aconteceu no salto com vara masculino por intermédio de um dos protagonistas da pista coberta deste ano, o alemão Bjorn Otto (hoje saltou 5.70 metros). No lançamento do peso masculino, dos dois atletas acima dos 20 metros destacou-se mais Ryan Whiting, que chegou a 21.38 metros. Já no salto com vara feminino foi menos feliz Holly Bleasdale (4.50 metros), cedendo a vitória à cubana Yarisley Silva (4.60 metros)
No Meeting de Val-de-Reuil muitos foram os resultados de destaque, apesar de nenhuma das marcas constituir novo máximo mundial do ano. Nos 60 metros o francês Christophe Lemaitre foi de novo batido, sem convencer com os 6,68 segundos obtidos, numa vitória que coube ao norte-americano Michael Rodgers (6,56 segundos). A vitória de Lemaitre aconteceu nos 200 metros, com o francês a correr em 20,91 segundos. Nos 3000 metros foi vez de Paul Koech (Quénia) arrecadar uma vitória forte, corrida em 7.38,61 minutos, melhor do que a prova que realizou em Gent, dois dias antes. Entre americanos se disputou os 60 metros barreiras, com o pódio a ser separado consecutivamente por um centésimo de diferença : Omoghan Osaghae (7,55), Kevin Craddock (7,56) e Orlando Ortega (7,57). A prova feminina dos 60 metros foi também bastante rápida, com a vitória a acontecer para Murielle Ahoure (Ilhas Virgem) em 7,06 segundos, numa prova onde a europeia mais rápida foi Ivet Lalova (7,19 segundos). Na mesma distância, mas com barreiras, a bielorrussa Alina Talay foi a mais rápida, com 7,94 segundos.
|