Mínimos alcançados hoje em Euabone (França).
Foi perto de Paris que hoje Sara Moreira cumpriu os mínimos para os 3000 metros, prova que poderá correr no próximo Europeu de pista coberta.
Há algumas semanas atrás, quando se sagrou campeã nacional de estrada, Sara Moreira deixava no ar a dúvida se conseguiria marcar presença no próximo Europeu de pista coberta, face aos objectivos que estavam determinados pelo seu clube, o Maratona Clube de Portugal. Mas hoje, no meeting nacional francês do “Val d’Oise-Euabone”, a portuguesa deu praticamente a resposta ao correr abaixo do mínimo imposto pela Federação Portuguesa de Atletismo para a prova dos 3000 metros. Hoje a marca obtida foi de 8.52,48 minutos, cerca de 16 segundos abaixo do mínimo e a cerca de oito segundos do seu recorde pessoal, obtido em 2011. A prova de que as suas pernas poderão tornar-se rápidas suficientes para uma boa participação em Gotemburgo também se pode constatar pela vitória sobre várias referências europeias e mundiais da especialidade : Almenesh Belete (8.54,14), Elmaz Ayana (8.55,73), Christine Bardelle (8.57,01), Hafyamnesh Tesfay (8.59,50).
Com este resultados a fundista portuguesa é a quinta a obter mínimos para o Europeu de pista coberta deste ano, a primeira mulher a concretizá-lo, juntando-se a Diogo Antunes (60 metros), Hélio Gomes (1500 metros), Rasul Dabó (60 metros barreiras) e Edi Maia (vara).
MEETINGS TÊM RESERVADO ALGUNS BONS RESULTADOS
Este meeting francês realizou-se depois de dois meetings de referência se terem disputado na Europa. Ontem, em Bystrica (Eslováquia) disputou-se um meeting de salto em altura, com a prova masculina a acabar com o resultado de topo de Barshim Moutaz (Qatar), que chegou aos 2.36 metros. Pardubice (Rep. Checa) também acolheu um evento de saltos, mas com vara, onde as provas dos dois géneros trouxeram marcas interessantes : venceram o alemão Bjorn Otto (5.83 metros) e a cubana Yarisley Silva (4.71 metros), seguindo-se a russa Anastasiya Savchenko (4.61 metros).
Hoje em Eaubone podem ainda destacar-se algumas provas. Os 60 metros femininos tiveram uma disputa rápida entre a ucraniana Mariya Ryemyem (7,15) e a francesa Myriam Soumare (7,21), esta última a vencedora dos 200 metros com 22,87 segundos, mais rápida que a jamaicana Patricia Hall (23,20). No salto em altura Tia Hellebaut (Bélgica) melhorou um centímetro em relação há alguns dias atrás, para 1.97 metro, com a disputa próxima da ucraniana Olena Kholosha (1.95).
|