O corta-mato volta às escolas
|
Quinta, 07 Fevereiro 2013 |
A festa do atletismo mais próxima das escolas.
Depois de algumas dificuldades de Orçamento, pelas restrições governamentais neste domínio, os crosses escolares arrancaram para mobilizarem milhares de jovens.
Desde janeiro que decorrem por todo o país 23 competições de corta-mato do Desporto Escolar. As competições estão espalhadas de Norte a Sul e integram cerca de 50800 alunos. No dia 22 de janeiro, em Caminha (CL Viana do Castelo) deu-se início a este ciclo de corridas que só terminará no dia 19 de fevereiro em Castro Verde (CL Baixo Alentejo).
Estas competições têm como meta a final nacional que se realizará em Coimbra no dia 2 de março mas os objetivos vão muito além da competição. Estes eventos promovem a comunicação, cooperação e o fair-play entre crianças e jovens, estimula a prática de exercício físico e permite a captação de jovens talentos, por equipas e treinadores nacionais.
Os corta-mato escolares, a par do projeto Mega têm promovido a prática de atletismo por todo o país mas, acima de tudo, promovido a prática de exercício físico nas escolas. Esta preocupação é muito importante nos dias que correm, em que a obesidade é já considerada a epidemia do século e o sedentarismo marca os dias dos cidadãos.
A calendarização e localização dos corta-mato escolares pode ser vista aqui.
|